Objetivo Geral:

 

Refletir, a partir do livro Atlas do Corpo e da imaginação, sobre temas essenciais do século XXI.

Público Alvo:

Pessoas adultas com interesse em literatura, escrita e demais manifestações artísticas, graduados ou não graduados. 

Carga Horária:
08h

Vagas:
20 (vinte) vagas.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3114
  • Endereço de contato: Bloco B, sala B08.

MAIS INFORMAÇÕES

 

Até 11 de outubro de 2019, ou enquanto houver vagas.

de 11 de outubro de 2019.

 

14h às 22h (sexta-feira)

conteúdo programático

 

 “Aprende

A não esperar por ti pois não te encontrarás”,

Sophia de Mello Breyner Andresen.

Ética e criação.

Exercícios em redor da ética e da criação.

 

 “Bernardo leite pôs-se a pensar na morte e não conseguiu voltar atrás”,

Alberto Pimenta.

O conceito de morte como princípio básico da filosofia.

Textos de Baudelaire, Nietzsche, Séneca, entre outros.

 

 “O rapaz que tem a mania de espetar uma faca loura no ombro do mar”,

Al Berto, O Medo.

O conceito de saúde.

Saúde-carne e saúde-corpo.

Qualidade de vida.

Estado/ Individuo e saúde.

Análise e discussão de textos de Fernando Savater (“Paradoxos éticos da saúde”), Ramón Gomez de la Serna, entre outros.

 

“Que lugar reserva Deus para quem não atinge os seus erros? ”, 

António Osório.

A irracionalidade e a pequena razão.

O Conceito de loucura.

A lógica e o desejo.

AS principais ideias de Nietzsche sobre o corpo.

 

“É o doce roncar do avião em cada ave que voa”,

Mário Cesariny, Pena capital.

Corpo e tecnologia versus corpo e natureza.

O exemplo de Stelarc: o 3º braço.

Relações tecnologia-corpo:

Tecnologia e luta contra sofrimento e morte.

Conceito de Cyborg.

Análise da obra de Stelarc.

 

“Não há montanhas se não há palavras. Não foge a bala se não há espaço.”, 

Pedro Tamen. 

Discurso, linguagem e corpo.

Relação palavras/coisas.

Falar do que não está presente.

Relação abstracto/concreto.

O conceito de linguagem privada de Wittgenstein.

Discussão de textos de Oliver Sacks, Lewis Carroll, Jorge Luís Borges, entre outros.

 

“Assim basta o cinzento fato completo silencioso com lugar para os olhos”, 

António Franco Alexandre. 

As relações entre corpo e poder.

O Ser observado: explicação do sistema panóptico.

As teorias de Foucault sobre o poder.

Poder, conhecimento e corpo. O Conceito que baseia o: vigiar e punir.

Estudo das leis e suas consequências sobre corpo e movimento.

Referência a textos de Henri Michaux, e imagens de Marina Abramovic.

 

“Eu, dejecto de estrela e desperdício de anjo”,

Vitorino Nemésio.

 Corpo e identidade.

O desejo e a fractura e multiplicação da identidade.

As ideias Deleuze, Pirandello, Thomas Mann e Roland Barthes.

 

“Naquilo a que chamamos eu

há sempre um espaço inocupado (…)”, 

Luis Miguel Nava.

O desejo como falta (Séneca) e como excesso (Nietzsche). Consequências das duas teorias.

Análise e discussão de textos de Roland Barthes, Oliver Sacks, Wittgenstein, entre outros.

 

“Era um país

Para onde se ia adormecendo. ”, 

António Ramos Rosa. A Intacta Ferida.

Corpo e utopias.

Utopias do corpo.

Análise de alguns textos de poetas chineses.

O palácio de projectos utópicos de Kabakov.

O corpo como centro dos projectos políticos

 

Gonçalo M. Tavares,  

Desde 2001 publicou livros em diferentes gêneros literários, traduzidos em mais de 50 países. Os seus livros receberam vários prêmios em Portugal e no estrangeiro. Com aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prêmio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros. Alguns outros prêmios internacionais: Prêmio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prêmio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). Foi por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Femina. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofônicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses acadêmicas, etc. – bem como a inúmeras traduções.

 

Forma de Pagamento

Matricula R$ 488,00 (quatrocentos e oitenta e oito reais)

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 15%
Funcionários de empresas parceiras: 10%

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).