Objetivo do curso
- Identificar, conhecer e gerir os aspectos sociais relativos à instituição
- Desenvolver a cultura de responsabilidade social na instituição
- Conhecer e relacionar-se de forma adequada com os stakeholders
Público-alvo
Profissionais com formação superior oriundos dos cursos de graduação em Administração, Contabilidade, Engenharias, Ciências Sociais e áreas afins.
Justificativa do curso
A sigla ESG é formada a partir das palavras Environmental, Social and Governance e vem ganhando contornos a partir do mercado de capitais que viu a necessidade de cobrar e induzir as empresas para uma atuação mais responsável com vistas à impactos positivos, através de um novo modelo de negócios que busque a regeneração da sociedade do meio ambiente regidos pela governança corporativa.
Assim o curso justifica-se pelo crescente apelo da sociedade e dos investidores por apoiar empresas responsáveis, conscientes de seu papel transformador na sociedade.
- Criação de Valor para Stakeholders e Shareholders
- Mercado de capitais
- Instrumentos financeiros
- Investimento responsável
- Venture capital
- Due diligence
- Desinvestimento
- Ratings, Índices e Relação com Investidores ESG
- Remuneração executiva alinhada às metas ESG
Cristiane Naum,
Experiência de 15 anos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de logística, financeiro e varejo, como Grupo CCR, Via Varejo, Grupo LATAM, Grupo Libra, Brasilprev, ABN AMRO Bank e Unibanco, atuando com ESG, sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade. Atuação significativa no terceiro setor.
Implantação de projetos com ênfase em Governança Corporativa e compliance ESG com o desenvolvimento de políticas, relatórios, índices e ratings como: GRI, ISE, S&P, SASB, TCFD, CDP e MSCI.
Desdobramento e implementação em diferentes negócios de estratégias de economia circular, descarbonização e matriz energética.
Amplo conhecimento em investimento social com a aplicação das leis de incentivo fiscal, construção de parcerias com instituições do terceiro setor e universidades, programas de voluntariado e comunicação institucional.
Plano de ação, engajamento e políticas de Diversidade para empresas com mais de 50 mil funcionários, tendo como principais focos: gênero, etnia, geracional, LGBTQ+ e PcDs. Destaque para o desenvolvimento de líderes, indicadores, metas e ferramentas de gestão.
Background em liderança em Marketing, Comunicação Institucional e Desenvolvimento de Produtos.
Professora de MBA e cursos de extensão na ESPM, PUC e UNIP. Palestrante sobre os temas ESG, Diversidade e Investimento Social.
Forma de Pagamento
Matricula R$ 300,00
Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)
OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.
OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.