Objetivos
Desenvolver o entendimento da metodologia para elaboração do planejamento estratégico e a habilidade de aplicar ferramentas de análise e concepção estratégica por meio de uma abordagem prática e colaborativa, com o direcionamento e orientação do professor facilitador.
- Entender a importância da definição dos parâmetros estratégicos de uma empresa – Missão, Visão de Futuro e Valores
- Conhecer e saber aplicar ferramentas que facilitam o diagnóstico organizacional, considerando o ambiente interno e ambiente externo
- Compreender os tipos de estratégias e metodologias para sua proposição, com o uso de ferramentas como a matriz SWOT e Pirâmide de Licenças Estratégicas.
- Aplicar o Balanced Scorecard para a concepção do mapa estratégico da empresa, contendo objetivos, indicadores, metas e iniciativas.
- Discutir a gestão estratégica, com a implementação de ações e projeto e a instituição de ritos de prestação de contas.
Público-Alvo
Empreendedores e Profissionais de todas as áreas das empresas que tenham interesse em conhecer e aplicar metodologias e ferramentas para elaboração e gestão do planejamento estratégico. Também é aberto para universitários de qualquer graduação
Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada
educacaocontinuada@unifor.br
(85) 3477-3174
MAIS INFORMAÇÕES
Detalhes do curso
- Período: 22, 23, 29 e 30 de agosto de 2025
- Carga horária: 20h
- Duração: 04 dias
Horários do curso
- Modalidade: Presencial
- Horário:
- Sexta-feira: 18:30 às 22:00
- Sábados: 08:30 às 12h e 13:30 às 16:30
Matrículas
- Vagas: 30
Definição e Preparação para Estratégia
- • O que é estratégia;
- • O papel da missão, visão e valores no desenvolvimento da estratégia;
- • Análise do ambiente externo: PESTEL e Cinco Forças de Porter;
- • Análise da concorrência – Matriz BCG;
- • Análise do ambiente interno – Modelo VRIO;
- • Capacidades e competências essenciais;
Formulação de Estratégias
- • Análise SWOT;
- • Tipos de estratégias;
- • Scenario Planning – lidando com incertezas;
- • Definição de modelos de negócio alinhados com a estratégia- CANVAS;
- • Licenças Estratégicas;
- • Balanced Scorecard - Perspectivas, objetivos, indicadores e iniciativas;
- • Mapa Estratégico;
- • OKR – Objetives and Key Results;
- • Gestão de iniciativas/projetos estratégicos;
- • Monitoramento e acompanhamento dos indicadores e ações de ajuste (FCA);
Marcelo Nogueira Magalhães
Engenheiro Civil e Administrador de Empresas, Mestre em Engenharia de Produção, com área de concentração em Gerência de Produção, e pós-graduado (especialista) em Administração da Qualidade e em Engenharia de Segurança do Trabalho. É Green belt e tem larga experiência na gestão de processos e operações, planejamento estratégico, qualidade e sistemas.
Além de professor da UNIFOR nas disciplinas Ferramentas de Gestão e Gestão de Operações, bem como de alguns cursos de pós-graduação realizados pela Universidade, é Diretor de Planejamento da Universidade de Fortaleza – Unifor
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 355,00
À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.
Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.
Termos de cancelamento e Reembolso
O cancelamento da matrícula deverá ser solicitado pelo(a) aluno(a) exclusivamente por meio do e-mail: educacaocontinuada@unifor.br.
Caso o cancelamento seja solicitado até 1 (um) dia antes da data de início do curso, será devolvido 95% do valor pago, a título de reembolso.
Após o início do curso, não haverá devolução do valor investido.
O(a) aluno(a) poderá, alternativamente, solicitar a transferência do valor pago como crédito para outro curso da Educação Continuada, sem cobrança de multa.
Em caso de cancelamento do curso pela instituição, os valores pagos serão restituídos integralmente, de acordo com a forma de pagamento original: depósito em conta bancária indicada pelo(a) aluno(a) ou estorno no cartão de crédito.
Em caso de desistência por parte do(a) aluno(a) ou de cancelamento da missão por motivos institucionais, como insuficiência de quórum ou força maior, a universidade não se responsabiliza por quaisquer valores já pagos individualmente com passagens, hospedagem ou demais reservas pessoais, cabendo ao participante arcar com esses custos.