Como implementar o ESG no meu negócio?

O que é e porque devo colocá-lo em prática?

Como já citado anteriormente aqui no Blog Empreender, a tão falada sigla ESG é uma abreviação de “Environmental, Social and Governance”, utilizada para medir práticas relacionadas ao ambiental, social e à governança. Dessa forma, o ESG faz com que as empresas, independente de seus tamanhos, se perguntem a respeito da gestão da natureza, seus relacionamentos e às políticas referentes às boas práticas.

Os critérios do ESG possuem uma importância tão ampla que podem impactar não somente a própria empresa como também os cidadãos. Logo, os micros e até mesmo os grandes empreendedores podem tanto ter acesso a indicadores e métricas - que influenciam diretamente nos seus resultados - quanto contribuírem para criar um bem-estar social.

Leia também

+ ESG é o quê?
+ 5 tendências de negócios para você empreender em 2022

Como implementar o ESG no meu negócio?

Existe a ideia de que para uma empresa aplicar o ESG, a mesma precisa necessariamente ter um alto investimento, algo que na prática não é verdade. Para micros, pequenos e médios empreendedores, a viabilidade para adotar as práticas de ESG aumenta, já que para esses tipos de empresas a burocracia é menor. A fim de implementar essa prática, seguem alguns exemplos de como prosseguir:

1. Para o contexto ambiental, adotar um modelo de negócio baseado na ecoeficiência contribuirá para essas questões e ajudará a reduzir custos, como por exemplo evitar o desperdício e diminuir os consumos energéticos e hídricos. 

2. No âmbito social, a promoção acerca da diversidade e da inclusão, o investimento na qualidade do ambiente de trabalho e oferecer garantias trabalhistas são ações que promovem uma maior segurança dos colaboradores com a empresa, se tornando opções mais viáveis para a implementação do ESG.

3. Em relação à governança, a adoção de regras que estabelecem a conduta ética acaba contribuindo para que todos os colaboradores tenham um comportamento adequado e, consequentemente, acaba inibindo práticas inapropriadas.

Dicas

Caso você tenha interesse em implementar o ESG na sua empresa, aqui vão algumas dicas para colocá-lo em ação de uma vez por todas:

1. Entenda o conceito de ESG e a sua amplitude. Dessa forma, a estratégia terá mais sucesso ao ser implementada de forma integral na organização;

2. Defina quem serão os responsáveis por essa estratégia, de preferência com colaboradores de setores diferentes, a fim de prezar pela diversidade e obter diversas visões;

3. Crie novas práticas e novas métricas, priorizando incluir algo relacionado às vertentes do ESG;

4. Atue com transparência, pois além de ser um dos aspectos da estratégia, ainda é uma tendência de grande destaque que busca manter a ética e a legalidade.

Diante disso, por ter critérios que englobam diversas melhorias, o ESG deve ser uma realidade em todos os negócios, de forma que auxilie as três vertentes - ambiental, social e de governança - tanto da empresa como da sociedade.


Clara Zanella, graduanda em Administração na Universidade de Fortaleza e estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES). Texto orientado pelo professor Rogério Nicolau.