Como o SEO pode ser útil no seu negócio?

Quem tem um site com certeza sabe que apenas colocá-lo no ar não é o suficiente; é preciso ter tráfego para obter retornos. Diariamente, infinitas pesquisas são realizadas em sites como o Google, e com os temas mais variados. 

Ele fornece as melhores informações para que o usuário tenha uma experiência satisfatória e encontre o que procura. Por isso, é fundamental estar bem posicionado nesses mecanismos.

Neste contexto, surge o SEO: Search Engine Optimization, ou em português, Otimização Para Motores de Busca. SEO é o conjunto de ações e estratégias de marketing digital que visa aumentar o tráfego e o desempenho de um site, através de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa.

Visto isso, aqui estão alguns pontos em que o SEO pode promover melhorias dentro das empresas:

1) Permite o encontro do site com seu público

Muitas pessoas realizam pesquisas de diferentes temas todos os dias, inclusive o seu público-alvo. Ao aplicar as técnicas, você possibilitará que eles encontrem o seu site de forma mais fácil e rápida.

2) Permite uma divulgação sem barreiras

Com o advento da internet, surgiu a possibilidade de que qualquer pessoa, em qualquer lugar do país, ou até mesmo de fora do Brasil, encontre uma empresa, dependendo do seu público-alvo e de como as técnicas de SEO são aplicadas no marketing digital para empresas.

3) Economia de investimentos financeiros

A aplicação de SEO em uma empresa não é gratuita, pois exige profissionais, necessidades e o uso de ferramentas que geram custos. No entanto, é uma das estratégias mais baratas e rentáveis do marketing digital.

4) O SEO é constante em sua estratégia

O SEO nunca para de funcionar, o que é uma grande vantagem em relação a inúmeras outras estratégias de marketing. Não é um caso isolado porque garante um retorno sobre o investimento (ROI) ao gerar resultados nos motores de busca e continuar a chegar ao site.

5) Autoridade, confiança e credibilidade para a marca

As pessoas tendem a confiar muito nos resultados do Google ao classificar determinados sites na página de resultados. Se as pessoas sempre chegam a uma empresa quando pesquisam usando palavras-chave relacionadas ao seu ramo de atividade, isso faz com que vejam a organização como uma referência para algum tipo de produto ou serviço.

Agora que você conheceu um pouco sobre SEO, você pretende incluí-lo em seu negócio? Conhece alguém que poderia utilizá-lo? Compartilhe com seus amigos.

Autor: Gabriel Santos, aluno do curso de Administração.