COP 27: sua importância para as pessoas e o planeta

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP27, contou com a presença de 190 países, e aconteceu entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022, em Sharm el-Sheikh, no Egito. O evento foi marcado pela presença de líderes dos países envolvidos, além de grupos ambientalistas, empresários, cientistas, celebridades e a imprensa global.

A COP27 é uma reunião com líderes mundiais e a ONU para debater sobre adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa, o impacto climático na questão financeira e a colaboração para conter o aquecimento global. Além disso, também devem definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris e dar previsibilidade ao financiamento climático. Durante a reunião, os líderes falaram sobre as ações que estão sendo desempenhadas.

Vários países ricos têm como objetivo concentrar maneiras de ajudar as nações em desenvolvimento a eliminar os combustíveis fósseis e auxiliar na transição para energia renovável. Também foram discutidos outros tópicos cruciais para a preservação do planeta, como acelerar ações a fim de reduzir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, entre diversos outros riscos que vêm da crise climática.

Manter o aumento da temperatura média global “bem abaixo” de 2°C, e idealmente 1,5°C, acima dos níveis pré-industriais, fortalecer a capacidade de se adaptar às mudanças climáticas, alinhar os fluxos financeiros e seguir um caminho para baixas emissões de gases de efeito estufa e desenvolvimento resiliente ao clima, são ações que devemos tomar para mitigar as mudanças climáticas.

Por fim, a ação global é uma esperança para manter o clima seguro para as pessoas, mas vale frisar que todos nós temos um papel importante a desempenhar.

Texto de Leticia Pioto e Clara Almeida, estagiárias do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).