Entrevista com Ana Lúcia Frony: Comprometimento e Inovação com a Previsão Meteorológica

Inovar na sua área e continuar sendo referência são para poucas empresas quando vivemos em um mundo de constante transformação. E, como exemplo, temos a Climatempo. Uma empresa fundada em 1988, com pioneirismo em consultoria voltada para a área de meteorologia e que até hoje se mantém firme no mercado. 

E, para conhecermos um pouco mais sobre a empresa, o professor Rogério Nicolau, coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade de Fortaleza, entrevistou a empresária Ana Lúcia Frony, e nos trouxe muitas curiosidades acerca das empresas de meteorologia e climatologia. Confira:


Ana Lúcia Frony (Foto: Divulgação)

1) O que é a Climatempo e como ela surgiu?

Ana Lúcia Frony: A Climatempo é uma empresa de consultoria em meteorologia e climatologia, que tem metade de suas receitas atendendo grandes empresas, mas é mais conhecida pelo grande público através de seu site www.climatempo.com.br.

A Climatempo Consultoria foi fundada em 1988 por mim e meu marido, Carlos Magno do Nascimento, aproveitando o interesse dos grandes meios de comunicação em informações meteorológicas de qualidade. O site foi lançado em no ano 2000, para atender demandas do novo mercado criado pela internet.

2) A que você atribui o sucesso da clima tempo? 

Ana Lúcia Frony: Nosso trabalho sempre foi inovador. A 1ª empresa privada de meteorologia no Brasil, o 1º site de informações meteorológicas da América do Sul, 1º canal de TV da América do Sul com foco em informações meteorológicas, 1º laboratório privado de pesquisas em meteorologia e climatologia no país e 1ª empresa de meteorologia da América Latina a se juntar uma empresa global. 

Dentro de cada uma destas inovações apareceram dezenas de novos produtos e pudemos atender de novos segmentos do mercado mundial.

É importante lembrar que durante todos estes 34 anos foi preciso muita resiliência para enfrentar as mudanças políticas, econômicas e sociais.

3) Como os valores, cultura e propósito foram fundamentais para o crescimento e expansão da empresa?

Ana Lúcia Frony: A nossa cultura de seriedade com a manipulação de dados, com a evolução tecnológica e científica, e é claro, com a divulgação das informações de modo responsável e profissional. Nossos valores eram bem simples no começo, valores das famílias que respeitam os direitos estabelecidos e até aqueles que estavam à frente de seu tempo. Depois vários deles se tornaram leis brasileiras. Além disso, desde o começo valorizamos a diversidade no local de trabalho.

Recentemente revisitamos o MVVP, dando voz a todos os funcionários. O resultado foi:

MISSÃO
Tornar o futuro seguro e próspero, conectando ciência e tecnologia.
VISÃO
Ser referência mundial em tecnologias inovadoras para os mercados impactados pelo clima.
VALORES
Inovação; Comprometimento; Paixão e Coragem.
PROPÓSITO
Ciência e tecnologia para prever o futuro da humanidade.

4) Como você se adaptou no período da pandemia? Que estratégias utilizou para continuar atendendo com excelência seus clientes?

Ana Lúcia Frony: A Climatempo é uma empresa de tecnologia e já estava organizada para trabalhar no mercado global, seja atendendo clientes seja contando com os melhores profissionais de cada área usando os meios de comunicação. A pandemia fez com que processos que eram usados com parte dos funcionários fossem ampliados para todos, permitindo o trabalho remoto de toda a equipe.

Para os nossos clientes que já eram atendidos remotamente a transição foi imperceptível. Para os que contavam com nossos profissionais “in house” os procedimentos de segurança foram estabelecidos pelo cliente, sem causar prejuízo ao trabalho. 

5) Quais os planos da empresa para o futuro?

Ana Lúcia Frony: Inovar sempre. Agora a Climatempo amplia a venda de seus produtos internacionalmente. Também estamos desenvolvendo a cultura exponencial para atingir o maior número de empresas e pessoas.

6) 5 dicas você poderia dar para quem está iniciando um negócio?

Ana Lúcia Frony: 

  1. Atenda as necessidades de um mercado.
  2. Crie um propósito.
  3. Crie e desenvolva sua marca.
  4. Busque sempre a melhor e mais moderna maneira de produção.
  5. Inove sempre.

Nesta ordem! Uma empresa comercial não deve começar pensando no produto, mas no atendimento de uma necessidade de um segmento de mercado. Ao olhar esta lista com atenção pode-se notar que ela é um ciclo. 

Bem-vindos à vida empreendedora!