Machine Learning e seu impacto no crescimento de empresas

Machine learning é um termo relacionado a Inteligência Artificial (IA) que está ganhando maior popularidade entre grandes empresas, sendo sua principal função ensinar máquinas a analisar dados e identificar processos de uma forma autônoma. Com isso, algumas empresas adotam essa tecnologia por ela oferecer produtos e serviços orientado por dados da sua plataforma.

O que é Machine Learning?

Machine learning utiliza por meio da inteligência artificial maneiras para ensinar máquinas a solucionarem problemas de uma forma autônoma. Arthur Samuel deu origem a esse termo no ano de 1959. Ele descreveu o conceito de machine learning como "um campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem terem sido programados para tal", entretanto, esse conceito só teve êxito com o surgimento da internet, no ano de 1969 nos Estados Unidos.

O machine learning usa o auxílio de informações captadas por meio de redes sociais, dispositivos de buscas e até mesmo utilizando a captura de dados por meio de câmeras e microfones de smartphones, para oferecer produtos, como exemplo podemos citar empresas que possuem plataformas de vendas online, como a Amazon, que utiliza desta tecnologia para ofertar produtos e até mesmo atender clientes.

Acha que já viu ou ouviu falar nisso? Isso mesmo, muitas vezes os nossos smartphones capturam informações e "magicamente" exibem produtos dos quais temos interesses, ou que possuem características semelhantes aos produtos que procuramos. Quantas vezes você já viu anúncios de diversas lojas no e-commerce (meio de vendas online) do Instagram e Facebook oferecendo um produto que você deseja? Isso tudo baseado em informações captadas por meio do nosso histórico de pesquisa.

Quer saber outra empresa que utiliza esse mecanismo? A Netflix, sim, a famosa plataforma de streaming utiliza IA (Inteligência Artificial) para apurar informações sobre as tendências de filmes e séries que estão mais em alta, como os gêneros dos conteúdos, os atores e os diretores, gerando novos produtos para a plataforma. Podemos usar como exemplo um recente título chamado “Rua do Medo”, que ganhou três partes e teve inspiração em temas de terror e suspense bastante procurados na plataforma.

Com isso, o uso dessa tecnologia vem auxiliando cada vez mais as pequenas e grandes empresas a expandirem seus negócios, pois esse método atende a maiores demandas de vendas, geram novos produtos por meio da análise de personas, resultando em maior crescimento, aprendizagem das tendências de mercado e inovação nas suas plataformas, assim como a Netflix, Amazon e e-commerces


Por Natália Locatelli, graduanda do curso de Jornalismo orientada pelo professor Delano Lima, do curso de Jornalismo, Administração e Marketing. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial - NEPCE.