Mudanças climáticas: como isso afeta o empreendedor?

Dados extraídos de uma matéria no periódico internacional The Economist revelam que a Antártica registra 40 graus acima da média e no Ártico termômetros marcam mais de 30 graus do normal para esta época do ano.

E como isso pode afetar o empreendedor? Além de todas as consequências ambientais geradas pelo aquecimento global como elevação do nível dos mares, desequilíbrio dos ecossistemas marinhos e evacuação de populações das áreas costeiras, outros problemas ambientais trazem consequências econômicas. Quanto mais água doce entra nos oceanos, mais desregulado fica o clima, ocasionando muitas chuvas em alguns lugares e poucas em outros.

O Brasil é um país que gera energia majoritariamente por hidrelétrica, mas quando as chuvas são escassas, as águas dos reservatórios baixam; e essa produção é feita por outras fontes, como termelétricas ou combustíveis fósseis. Essas outras fontes apresentam um custo maior de produção e assim ocasionando, dentre outros fatores, o aumento do preço da energia elétrica. Com isso, o empreendedor precisa repassar esse aumento da energia elétrica nos preços de seus produtos. 

Rogério Nicolau, professor dos cursos de gestão da Unifor e coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).