Você já deve ter ouvido falar de ESG, mas sabe qual a origem desse termo?

Para você que acabou dormindo durante os últimos anos e nunca ouviu falar sobre esse termo, vamos dar uma esclarecida e ajudá-lo a entender melhor. A sigla ESG significa, “Environmental, Social and Governance”, que por sua vez significa, em português, “Meio Ambiente, Social e Governança”. Ou seja, ESG nada mais é que o conjunto de práticas que uma empresa pode implementar visando melhorar os indicadores dela nos três pontos da sigla.

Agora que você sabe o que significa o termo, vamos à sua origem. Larry Fink, Co-Fundador da maior gestora de investimentos do mundo, a Black Rock, que com um poder monetário de quase US$ 10 trilhões em ativos que está sob seu gerenciamento, acaba tendo enorme poder de influência no rumo da economia, além de ocupar um espaço mais que relevante no mercado financeiro internacional. Porém, a relevância de Larry vai muito além do mercado financeiro ou de simplesmente ter se tornado um bilionário, o CEO da BlackRock foi um dos precursores dos temas relacionados à sustentabilidade dentro do mercado.

Todo ano, Larry emite um comunicado em forma de carta, direcionado a todos os CEOs do planeta, cartas essas que Larry utiliza e já utilizou para dar ênfase às questões de sustentabilidade, como por exemplo o tema de uma das cartas mais icônicas foi: “o risco climático é um risco de investimento”.

Não apenas Larry, mas os investidores estão à procura de alocar seu capital, levando em grande consideração o fator de risco da sustentabilidade. “A questão em tese vai mudar o capitalismo e mostrar quem são os vencedores e os perdedores à medida em que o capital for atrás de estratégias mais sustentáveis”, disse Larry.

Portanto, com base nas palavras e atitudes de uma pessoa com tanta influência e renome no mercado, percebe-se a importância que deve ser dada a esse tema, como também a urgência em que se deve trabalhar para reverter os cenários atuais de mudanças climáticas.

Texto produzido pelo estagiário do EGES, Pedro Meneleu, aluno do curso de Administração.