Feira de Profissões Unifor

Jovens posam para foto atrás de banner com desenhos de profissionais aparecendo apenas o rosto

Descubra a IES que mais combina com seu sonho

A cada ano, novas instituições de ensino superior (IES) surgem no mercado brasileiro. São tantas siglas que fazer uma lista delas é um verdadeiro trava-língua: Unidisso, Facdaquilo, Centrotal. É tanta confusão que tem quem acha que tudo é a mesma coisa. Só que não. De acordo com Decreto nº 5.773/06 do Ministério da Educação (MEC), existem três tipos de IES no Brasil: faculdades, centros universitários e universidades. Dependendo do que você almeja em termos de formação, essa escolha faz toda a diferença. Por exemplo: você sabia que a Unifor é a única universidade particular do Ceará? Pois é. Além dela, só existem universidades públicas.

Fique por dentro das diferenças entre universidade, centro universitário e faculdade.

Universidade

As universidades oferecem, de forma indissociável, atividades de ensino (voltada para o aprendizado curricular e práticas laboratoriais), pesquisa (desenvolvimento de novos conhecimentos e práticas docentes) e extensão (prestação de serviços à comunidade) em várias áreas do saber. 

Essa tríade possibilita a formação de profissionais com habilidades em diferentes áreas e visão mais crítica da sociedade. Estudantes engajados em aulas, monitoria, iniciação científica e palestras possuem um perfil profissional diferenciado e se destacam no mercado de trabalho.

Para ser reconhecida como universidade pelo MEC, é preciso atender alguns requisitos. Um terço dos professores deve ter dedicação integral à instituição. Isso implica um trabalho mais próximo dos alunos e o desenvolvimento de projetos com continuidade, se comparado aos docentes que apenas ministram aulas. Exige-se também que um terço dos docentes sejam mestres ou doutores, pois uma maior titulação indica tempo de pesquisa e mais experiência a ser transmitida aos estudantes. Universidades devem oferecer, no mínimo, dois programas de doutorado e quatro de mestrado.

Centro universitário

Maiores que as faculdades e menores que as universidades, os centros universitários podem abranger uma ou mais áreas do saber. Assim como para as universidades, o MEC exige que um terço do corpo docente tenha mestrado ou doutorado. Mas o percentual mínimo de professores contratados em regime de tempo integral é menor: um quinto.

Faculdade

As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de administração, por exemplo. Por exigência do MEC, uma Faculdade deve ter pelo um terço de seus professores com o título mínimo de especialistas. 

São ideais para quem busca formação, mas não tem interesse em pesquisa e extensão acadêmica. Isso não significa, no entanto, que o ensino tenha menos qualidade do que o oferecido pelas universidades.

Informações para contato

Fale com a gente!

  • Fone de contato: (85) 3477-3444
  • E-mail de contato: feiradeprofissoes@unifor.br