Feira de Profissões Unifor

Jovens posam para foto atrás de banner com desenhos de profissionais aparecendo apenas o rosto

Feira de Profissões Unifor 2019: advogado mais jovem do Brasil ministra palestra para alunos do ensino médio

Durante a Feira de Profissões da Universidade de Fortaleza 2019, alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares participam de palestras, apresentações e uma série de outros eventos presentes na programação. Mateus Costa Ribeiro, de 18 anos, hoje mestrando de Direito na Universidade Brasília (UnB), um dos palestrantes mais esperado para falar sobre sua trajetória acadêmica e profissional.

Aos 14 anos, Mateus começava a carreira jurídica na UnB, quando ainda estudava no 9º ano do Ensino Fundamental e hoje ele é reconhecido por ser o advogado mais jovem do Brasil. Além disso, o advogado conseguiu um novo feito: fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Eu sempre digo que todo estudante deve seguir uma carreira que faça o coração bater mais forte. Claro que o aluno terá preocupações financeiras, mas se ela for boa naquilo que faz, fizer com amor, garra e coragem, as preocupações serão esquecidas. Fazer algo na vida profissional ou pessoal que seja contra a tendência natural ou por obrigação, vai impedir que haja o crescimento e quando você ver a pessoa ao seu lado estará fazendo aquilo com muito amor será uma pessoa mais feliz e com melhor desempenho. Quando você busca o que realmente gosta de fazer, há uma probabilidade maior de atingir o sucesso”, revela Mateus.

Mateus conta ainda que a ideia em cursar a faculdade de Direito surgiu quando ele tinha 12 anos de idade. “A minha grande inspiração foram os meus pais, advogados atuantes, que sempre me ensinaram como agir da maneira mais correta e digna. Desde então, busquei alcançar meu objetivo principal que era participar de grandes julgamentos, poder argumentar e expor as minhas ideias, que não eram poucas. Foi aí que busquei uma profissão que me permitisse fazer no dia a dia o que eu já gostava de fazer na infância: elaborar argumentos, teses e falar em público”, comenta, Mateus.

Os espectadores da palestra ainda puderam aprender um pouco sobre o exercício prático da profissão e colher dicas valiosas para quem ainda tem dúvida do curso a seguir. “Caso decidam estudar Direito, saibam quem terão que lidar diariamente com os percalços da Justiça em casos concretos, mas mesmo assim continuem amando o que se propuseram a fazer”, conclui, Mateus.

Dicas de estudo

• Estudar num local muito aconchegante não é o ideal, porque você fará de tudo, menos estudar
  • Revisar passivamente e ativamente todo o material de estudo
  • Ter contato com todas as profissões que você cogita e com o dia a dia da profissão antes da escolha
  • Aproveitar o tempo de escola, oportunidade única para se dedicar apenas ao conhecimento
  • Lutar pelo seu sonho e nunca desistir, mesmo que pareça impossível

Faça Direito na Unifor

O curso de Direito da Unifor é reconhecido pela sua excelência, com a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), principal indicador de qualidade do Ensino Superior. Oferece uma formação humanística com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais, preparando o aluno para o exercício profissional nos mais diversos campos de atuação.

No desenvolvimento das suas atividades curriculares, o Curso de Direito, conta com um corpo docente de titulação compatível com as melhores instituições de ensino e em sua maioria mestres e doutores, dotado de experiência na área de estudo, despertando vocações para as carreiras públicas e para o exercício pleno da advocacia. Nesse sentido, reconhece o essencial diálogo entre a teoria e a prática na abordagem dos conteúdos, fomentando uma metodologia de ensino capaz de contextualizar a aplicabilidade das normas por meio da elaboração de petições, pareceres, arrazoados, estudos de casos e atividades de pesquisa.

Coordenação curso de Direito – (85)3477.3125

Informações para contato