Feira de Profissões Unifor

Jovens posam para foto atrás de banner com desenhos de profissionais aparecendo apenas o rosto

Feira de Profissões Unifor 2019: Matheus Tomoto bate papo sobre sonhos, oportunidades e sucesso

Convidado para o primeiro dia da Feira de Profissões Unifor, o jovem Matheus Tomoto bateu papo com alunos do ensino médio de Fortaleza e região metropolitana sobre sua trajetória de sucesso que o levou da periferia do Brasil para Harvard, uma das melhores universidades do mundo. 

Além das paredes da escola

Engenheiro da área de robótica, o cientista Mateus fala com propriedade sobre sua trajetória acadêmica, tendo dividido seus estudos entre o Brasil e a Purdue University, universidade americana que formou o astronauta Neil Armstrong. 

Com oratória excelente, fruto das diversas oportunidades que agarrou ao longo dos seus estudos, Matheus é firme ao explicar suas formas de aprendizagem e os estímulos que lhe incentivaram a seguir buscando seus sonhos, como trabalhar no prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT) e desenvolver pesquisa em Harvard. 

Atualmente, trabalha em projetos paralelos, como o Inspirando Jovens (IJS) que visa ensinar inglês para jovens, e o convite para participar como embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) em conferência mundial que visava  discutir o papel do jovem na sociedade. E claro, como parar de estudar não é uma opção, agora ele é aluno da conceituada University of Oxford. 

Confira entrevista sobre escolha profissional com Matheus Tomoto 

UNIFOR: Como fazer a melhor escolha profissional? 

MATHEUS TOMOTO: É importante saber que além de gostar de algo, precisa ser bom nisso. O autoconhecimento de saber no que é bom, é muito legal para mesclar isso com o que você gosta. Também é necessário pensar no futuro, em algo que tenha perspectiva de mercado. 

UNIFOR: Para alguém que se interessa por tecnologia, como desenvolver habilidades para área ainda no ensino médio? 

MATHEUS TOMOTO: Hoje existem várias maneiras de descobrir seu potencial como futuro cientista e desenvolver algumas habilidade sozinho, a internet tem ajudado muito nesse sentido. Se você gosta de computador ou de programar, por exemplo, pesquisa como fazer o primeiro programa ou aplicativo, existem diversos tutoriais que podem ajudar. Isso o aluno de ensino médio consegue fazer sozinho, basta ter um pouco de curiosidade e interesse em querer aprender e descobrir saberes extra muros. 

UNIFOR: Quais as dicas para quem quer ingressar na área de Engenharia? 

MATEUS TOMOTO: Primeiro é necessário ter interesse profundo na área, também é necessário aceitar que a escola convencional não vai lhe dar a base para ser um grande cientista, e por isso você precisa começar a se dedicar por conta própria. Outra dica valiosa é buscar um mentor, uma pessoa que está na área e que pode ser o seu espelho por já ter trilhado todo caminho do sucesso. 

Depoimentos

Para mim que pretendo cursar Engenharia da Computação a palestra foi extremamente estimulante devida a experiência de vida do Matheus e a forma como ele passar isso de forma leve e inspiradora. Me fez ter ainda mais vontade de buscar os meus sonhos e sair da zona de conforto. 

Caio Portela, aluno do 3º ano do Colégio Vitória, em Crateús 

Gostei da fala do Matheus, foi bastante inspiradora porque alguns aspectos da história dele reflete a minha também, inclusive a área de interesse, também pretendo e quero ser engenheira. Para mim serviu como um incentivo a buscar meu sonho de entrar na faculdade, tentar um intercâmbio. 

Beatriz Lima, aluna do 3º ano do Colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza 

Centro de Ciências da Tecnologia (CCT) 

O CCT é o Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor que contempla 11 cursos de graduação voltados para quem quer seguir carreira profissional na área de tecnologia. Confira: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Energias Renováveis, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Informações para contato

Fale com a gente!

  • Fone de contato: (85) 3477-3444
  • E-mail de contato: feiradeprofissoes@unifor.br