Feira de Profissões Unifor

Jovens posam para foto atrás de banner com desenhos de profissionais aparecendo apenas o rosto

Prática de percepção para cadeirantes integra atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza realiza, na lateral do Bloco I (montagem),  a experimentação “percepção da arquitetura pelo cadeirante”. A prática conta com a coordenação da responsável, Nathalie Guerra, arquiteta de formação e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

O objetivo da ação é reforçar a dificuldade dos cadeirantes nas residências construídas sem estruturas adaptadas. Os participantes contam com uma cadeira de rodas e são desafiados a passar por uma simulação de casa sem tocar nas áreas amarelas.

Segundo a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Juliana Napoleão, a iniciativa coloca o indivíduo no lugar de cadeirantes e facilita a compreensão da dificuldade em questão. “ As casas geralmente são pensadas para pessoas sem deficiência alguma. Essas residências, em formatos ideais, precisariam ser projetadas para ter móveis mais espaçados e lugares mais amplos” afirma. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor visa trabalhar com criação, planejamento, projeto e construção de espaços edificados, no estudo e planejamento físico, local, urbano e regional, nos projetos de paisagismo, na assistência técnica à população carente e no patrimônio histórico. 

O objetivo é formar profissionais que atuem nos segmentos de urbanismo, arquitetura, interiores, comunicação visual, paisagismo, construção, restauração, pesquisa e ensino.

Informações para contato

Fale com a gente!

  • Fone de contato: (85) 3477-3444
  • E-mail de contato: feiradeprofissoes@unifor.br