null 23ª Mostra de Produtos Verdes estimula o empreendedorismo socioambiental

23ª Mostra de Produtos Verdes estimula o empreendedorismo socioambiental

Iniciativa expõe produtos sustentáveis elaborados por estudantes do curso de Administração da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

A Mostra de Produtos Verdes chega à sua 23ª edição. O evento acontece próximo dia 27 de novembro, na Universidade de Fortaleza, tem realização do curso de Administração e organização da célula de Eventos do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC).

Durante a Mostra, os estudantes das disciplinas de Gestão Ambiental e Intercursos II irão apresentar os denominados “produtos verdes”, desenvolvidos ao longo do semestre letivo. Os produtos foram criados com base na técnica upcycling, que possibilita o aproveitamento de materiais antigos ou teoricamente descartados para dar origem ao novo. Ao total, 60 produtos verdes foram desenvolvidos pelos universitários.

A iniciativa é aberta ao público e acontecerá na Praça Central da Universidade, em frente à Biblioteca.

Construídos a partir de resíduos recicláveis, os produtos consistem em mobiliários, luminárias e utensílios domésticos. Albert Gradvohl, professor do curso de Administração e organizador do evento, destaca a novidade desta edição, o Prêmio Cidadãos Sustentáveis. “O prêmio tem como objetivo destacar atitudes de pessoas comuns e que transformam a sociedade pela sustentabilidade. No caso, serão quatro: Dona Nete da Socrelp, um carroceiro chamado Huck, o artista plástico Gadelha e a Sandra dos Côcos”, explica o professor.

Dona Nete da Socrelp é precursora na atividade associativa de reciclagem de resíduos desde 1994 e gera renda para catadores. Já o artista plástico Gadelha, é conhecido na França por originar o conceito de ECOCULTURA, pois a sua arte consiste em esculpir em resíduos de pedras Cariri o retrato de fósseis pintados com pó café e colorau.

Conhecida popularmente como Sandra do Côco, o seu ponto de venda na Avenida Beira-Mar não se resume apenas na venda do produto, mas em reunir a biodiversidade, entre consumidores, gatos e cachorros. O carroceiro Huck, representa força, compromisso e transformação social em induzir os moradores da Avenida Leste-Oeste a mudar suas atitudes e comportamentos, relacionados à redução do lixo.

Os participantes concorrentes ao prêmio serão avaliados pela equipe formada por professores do curso de Administração e serão escolhidas em função do seu serviço sustentável. O prêmio consiste em troféu e certificado.

O professor Albert Gradvohl destaca que o evento busca contribuir incentivando a mudança na sociedade. “A mostra de produtos verdes acontece desde 2007. Ao início, era um evento tímido, mas passamos a apresentar para a sociedade em diferentes locais, como FIEC, CDL, RioMar, Marina Park e na própria Universidade. A sustentabilidade é uma ida sem volta. Ou o mundo dos negócios é sustentável, ou não teremos negócio. As sociedades precisam cada vez mais mudar suas atitudes comportamentais”, enfatiza Gradvohl.

Conheça o curso de Administração da Universidade de Fortaleza

O curso de Administração prepara o estudante desde o 1º semestre para adquirir competências associadas aos eixos Empreendedorismo, Liderança e Pesquisa a partir da utilização de uma série de recursos e ferramentas diferenciadas.

Na Universidade de Fortaleza, os alunos têm acesso a laboratórios com softwares específicos da Administração, além de participar de projetos vinculados ao Núcleo de Práticas de Gestão e ao Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade - EGES. As práticas enriquecem a experiência acadêmica e preparam você para os desafios do mercado de trabalho, além de estimular o desenvolvimento de habilidades e atitudes com foco desempenho do administrador.

Além disso, o curso tem matriz atualizada e voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os desafios do mercado de trabalho. Ela acontece em ciclos (Funcional, Gerencial e Estratégico), no qual o conhecimento do estudante evolui de forma integrada e crescente em grau de complexidade, aproximando sua experiência acadêmica ao ambiente organizacional e mercadológico.

23º Mostra de Produtos Verdes
Data: 27 de novembro de 2019