angle-left Aluna da Unifor é 1º lugar em jornada científica de atendimento pré-hospitalar

Ter, 15 Janeiro 2019 08:26

Aluna da Unifor é 1º lugar em jornada científica de atendimento pré-hospitalar

Ticiana Barros participou da Jornada Científica da Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH)

Ticiana apresentou sua pesquisa “Desenvolvimento da Simulação In Situ acerca do Suporte Avançado de Vida em Cardiologia”, que recebeu destaque. Foto: Arquivo pessoal.

Os alunos da Unifor vivenciam o conhecimento aliado a prática. Foi assim que a aluna do curso de Enfermagem da Unifor, Ticiana Barros, conquistou o 1º lugar nos trabalhos científicos apresentados na V Jornada Científica da Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar - COAPH, com o trabalho “Desenvolvimento da Simulação In Situ acerca do Suporte Avançado de Vida em Cardiologia”.

O projeto foi orientado pela Dra. Julyana Freitas e pelo mestrando Mayron Morais (Egresso do curso de Enfermagem Unifor), professores de Ticiana no Laboratório de Tecnologia em Enfermagem - LABTENF, grupo de pesquisa vinculado ao curso de enfermagem da Unifor e que desenvolve pesquisas e ações ligadas à área de urgência e emergência, referência no estado do Ceará. “É extremamente gratificante ver nossos alunos alcançarem êxito nos trabalhos científicos de nossa orientação. Acredito que a aluna está melhorando sua performance no âmbito da pesquisa, absorvendo os conteúdos e aplicando na prática da escrita científica”, comenta a orientadora Dra. Julyana.

“Pessoalmente foi uma grande felicidade por ter vencido esse prêmio, uma experiência ímpar em minha vida, onde realmente não imaginei ganhar”, comenta Ticiana. Durante a V Jornada da COAPH, foram apresentados 38 trabalhos. Para a estudante, a premiação mostrou que o esforço recompensa. “Esse prêmio não é só meu e sim de todo grupo a qual eu faço parte, o LABTENF. Sou grata ao meus orientadores e a minha Universidade que proporciona e incentiva a iniciação científica na graduação, sem isso nada seria possível”, relata.

Enfermagem na Unifor

O curso de Enfermagem da Unifor é para quem quer cuidar da saúde individual e coletiva nos três níveis de atenção à saúde (primária, secundária e terciária), por meio do exercício de atividades de assistência, docência, pesquisa e gestão. Além de trabalhar com algumas das diversas especialidades da profissão, entre elas atendimento pré-hospitalar, obstetrícia, neonatologia, pediatria, homecare, saúde coletiva, terapia intensiva, oncologia, hemodinâmica, terapias naturais e complementares.

Referência no Ceará, o curso foi criado há 45 anos e recentemente foi contemplado com cinco estrelas do Guia do Estudante (pontuação máxima). O bacharelado também ficou em 1º lugar nas regiões Norte e Nordeste segundo a avaliação Ranking Universitário do Jornal Folha de São Paulo (RUF) deste ano, além de possuir nota 4 em Conceito de Curso (CC), atribuída pelo Ministério da Educação.

Vestibular de férias

A Unifor realiza o Vestibular de Férias. Nesta etapa serão utilizados três critérios para a seleção: a Prova, que acontece dia 15 de janeiro, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Escore Unifor, aberto aos candidatos que participaram do Vestibular 2019.1, mas cuja pontuação não foi alta o suficiente para entrar no curso de sua escolha.

Será aceito o uso da nota do Enem de 2016 a 2018, contanto que o candidato não tenha zerado nenhuma prova objetiva, nem a Redação. Nessa fase, a classificação dos candidatos inscritos na modalidade será feita obedecendo-se a ordem decrescente da média aritmética das notas do Enem até o limite de vagas ofertadas. Para esta modalidade, não será cobrada taxa de inscrição.

Já para quem vai optar pela modalidade de Prova Unifor, as inscrições já estão abertas para cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura). A prova será aplicada no dia 15 de janeiro, de 8h30 às 11h30, no campus da Unifor. A taxa de inscrição para a modalidade de Prova Unifor será de R$ 50,00 para cursos de Bacharelado e Licenciatura.