angle-left Alunas de Odontologia são premiadas no XI Congresso da Sociedade Brasileira de Endodontia

Qua, 9 Outubro 2019 13:39

Alunas de Odontologia são premiadas no XI Congresso da Sociedade Brasileira de Endodontia

As alunas Bianca Rocha e Alessandra Fanti venceram duas categorias do congresso em primeiro lugar


Alunos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza apresentaram diversos trabalhos científicos durante o congresso. Foto: Arquivo pessoal.
Alunos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza apresentaram diversos trabalhos científicos durante o congresso. Foto: Arquivo pessoal.

Nos dias 26 a 28 de setembro, ocorreu no Centro de Eventos do Ceará o 11º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Endodontia (SBENDO). O evento reuniu diversos expositores Nacionais e Internacionais, além de professores da área da Endodontia.

O Congresso acontece anualmente em diversas cidades do Brasil. A comissão organizadora foi composta por Bruno Vasconcelos, professor e presidente desta edição do evento. Além de George Candeiro e os professores da Universidade de Fortaleza, Cláudio Maniglia e Fábio Gomes.

Alunos do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza apresentaram diversos trabalhos científicos durante o congresso. O professor Fábio Gomes, pertencente à área de Endodontia do curso, explica que os trabalhos foram avaliados por categorias. “Foram duas categorias acadêmicas e duas profissionais. Dentre as categorias acadêmicas, tivemos 6 trabalhos entre os 20 finalistas”, completa Gomes. 

Bianca Rocha, submeteu seu trabalho quando acadêmica do 10º semestre. Graduada em 2019.1, a aluna ocupou o primeiro lugar na categoria Relato de Casos Clínicos Acadêmicos. A pesquisa intitulada “Relato de caso de terapia endodôntica regenerativa em incisivos centrais superiores com abscesso apical agudo” relata o tratamento realizado em uma criança de sete anos de idade, que compareceu ao serviço de Odontologia da Universidade de Fortaleza, procurando atendimento devido à dor após um trauma sofrido nos elementos dentários.

Seu trabalho foi orientado pelo professor Cláudio Maniglia e auxiliado pelos demais componentes da equipe de Endodontia da Universidade. Bianca ressalta que durante o evento houve outras apresentações dos estudantes. “Houve apresentações dos integrantes do grupo de estudos em Endodontia, ‘Ápice’, dentre elas, pesquisas científicas e outros relatos de casos clínicos”, completa a aluna.

Alessandra Fante, graduanda do 6º semestre, obteve dois trabalhos premiados na categoria Pesquisa Científica Acadêmica. O trabalho intitulado “Avaliação da resistência de união, adaptação marginal e descoloração dentinária de cimentos reparadores sob agitação ultrassônica” ocupou primeiro lugar. A pesquisa avalia o efeito da agitação ultrassônica (AUS) na resistência de união, adaptação às paredes dentinárias de tampões cervicais preparados com os cimentos endodônticos MTA-Angelus (MTA), MTA Repair HP (MTAHP) e Biodentine (BIO).

Seu segundo trabalho, intitulado “Ultrassom na ativação de pastas de Ca(OH)2 na elevação do pH radicular: um estudo ex-vivo” ocupou o terceiro lugar na mesma categoria. Alessandra explica que a pesquisa foi desenvolvida devido ao uso frequente de medicações intracanais capazes de alcalinizar um meio ácido em inflamações. “Para uma potencialização da ação desses medicamentos foi proposto o uso do ultrassom, que foi testado com 3 tipos de pastas de Hidróxido de calcio. Dentre os resultados, foi visto que o ultrassom conseguiu melhorar o desempenho de todas as pastas. Além disso, é Importante lembrar que os dois trabalhos são pesquisas científicas realizadas em laboratório, em dentes humanos extraídos, com a aprovação do comitê de ética”, enfatiza a aluna. Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Bernardo Aguiar e auxiliados pela equipe de endodontia da Universidade.

O professor Fábio destaca a importância da experiência em possibilitar a convivência dos alunos com profissionais de outras universidades. “Apresentar trabalhos que impactam diretamente na endodontia é necessário. A premiação têm sua importância por ser um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo aluno, mas a chance de o aluno estar em um Congresso como este é ainda mais importante para o seu engrandecimento. Valorizar a todos que apresentaram é muito importante, não apenas os premiados”, destaca.

Conheça o curso de Odontologia 

A graduação em Odontologia da Universidade de Fortaleza é destaque no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais capazes de prevenir, diagnosticar, planejar e tratar as diversas situações que afetam a saúde bucal. No curso, você tem a oportunidade de desenvolver a capacidade de refletir sobre seu papel na sociedade e analisar que contribuições podem realizar para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com mais de 21 anos de atuação, o curso conquistou posição de excelência no cenário nacional e se consolidou como referência de qualidade no ensino odontológico. Na Universidade de Fortaleza você tem acesso a um currículo que integra ensino e prática profissional, com uma estrutura física diferenciada composta de laboratórios, centro de radiologia para exames, setor de triagem e acolhimento com escovódromo, clínica multidisciplinar e clínica integrada, somando ao todo cem consultórios, central de esterilização automatizada e um laboratório de pesquisa de última geração.

Mais informações
Bloco O | Secretaria
(85) 3477.3200