null Assessoria Internacional promove acolhida dos alunos intercambistas de 2020.1

Seg, 27 Janeiro 2020 09:14

Assessoria Internacional promove acolhida dos alunos intercambistas de 2020.1

Evento busca apresentar a Universidade de Fortaleza aos alunos de instituições internacionais parceiras

O evento acontece às 15h, no auditório A4, e consiste na apresentação da Universidade e dos programas acadêmicos da instituição para os 13 alunos intercambistas naturais de seis países diferentes. Foto: Ares Soares.

A Assessoria para Assuntos Internacionais, setor vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, promove, dia 31 de janeiro, a acolhida dos estudantes estrangeiros que irão cursar este semestre letivo na Universidade de Fortaleza.

Na data, os alunos estrangeiros irão conhecer seus padrinhos do Buddy Program, projeto que conecta estudantes da Universidade com os intercambistas a fim de promover a troca de informações acadêmicas, cultura e conhecimento.

Conheça iniciativas de internacionalização da Unifor

A Universidade de Fortaleza oferece uma série de programas que permitem o contato com alunos intercambistas de todas as partes do mundo, contribuindo para o networking a nível internacional, o que enriquece ainda mais a experiência acadêmica. Confira:

• Buddy Program

O Buddy Program, programa criado pela Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade de Fortaleza, tem como principal objetivo auxiliar na transição e adaptação de alunos estrangeiros durante seu intercâmbio.

O programa representa uma oportunidade para os alunos da Universidade de Fortaleza em trocar experiências, conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver suas habilidades sociais e praticar uma língua estrangeira.

• Disciplinas em língua inglesa

A Universidade de Fortaleza foi pioneira no país ao incluir nas grades curriculares dos seus cursos de graduação disciplinas em língua inglesa. Atualmente, são ofertadas 18 disciplinas nessa modalidade. O acesso a essas disciplinas independe da opção pela dupla titulação e para cursá-las não há custo adicional. Vale ressaltar, ainda, que todos os professores inseridos nesses programas possuem titulação de mestre e doutor, além de experiência acadêmica em países de língua inglesa.

• Escritório EducationUSA

O Escritório funciona na Universidade de Fortaleza desde 2010 e é o único Escritório EducationUSA do Ceará. Em todo o Brasil, são 41 escritórios. Os escritórios contam com orientadores treinados sob a coordenação da Comissão Fulbright, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Seção de Educação e Cultura, oferecendo informações sobre instituições educacionais nos Estados Unidos e orientação para pessoas interessadas em encontrar boas oportunidades acadêmicas.

• Feira das Nações

A Feira das Nações é um evento promovido pela Assessoria para Assuntos Internacionais desde 2016 e tem como foco mostrar as diferentes possibilidades de obter uma experiência acadêmica e cultural no exterior. O público-alvo são os alunos da graduação de todos os cursos da Universidade de Fortaleza.

O evento é uma oportunidade para que os estudantes conversem com os alunos estrangeiros e conheçam sobre as instituições parceiras e os benefícios de estudar fora pelo programa de intercâmbio acadêmico.

• Sports Day

O International Sports Day, criado em pela Assessoria para Assuntos Internacionais em parceria com a Divisão de Assuntos Desportivos, visa promover a integração dos alunos da Universidade de Fortaleza com os estudantes estrangeiros por meio de atividades recreativas e esportivas, por meio da formação de times entre os Buddys, com direito a medalhas para os participantes.

Os alunos são convidados a participar de atividades como: voleibol, futebol, basquete, carimba, entre outros, no Ginásio Poliesportivo Unifor.

Programa de Intercâmbio Acadêmico

A Universidade de Fortaleza possui hoje convênio com 120 instituições de ensino superior, distribuídas em 20 países. Os convênios de cooperação possibilitam aos alunos, professores e funcionários a realização de um intercâmbio, seja de pesquisa, estudo ou idiomas. Iniciado em 2002.2, com a viagem de 10 alunos, o programa já soma, hoje, a participação de 1.789 estudantes até 2019.2

Programa de dupla titulação estrangeira

A dupla titulação é oferecida para alunos dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Econômicas e Engenharia Civil. Com o programa, os alunos cursam disciplinas na instituição estrangeira por um ano e, ao concluir a graduação, obtêm os dois diplomas.

Mais informações: Assessoria para Assuntos Internacionais | (85) 3477.3481 | international@unifor.br