null Autores de crônicas podem concorrer a viagens e à publicação do primeiro livro

Qui, 2 Dezembro 2021 10:53

Autores de crônicas podem concorrer a viagens e à publicação do primeiro livro

Últimos dias para as inscrições, que vão até 23 de dezembro. Alunos da Unifor e escritores de todo o Brasil podem participar com crônicas inéditas


 O Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza tem o intuito de incentivar a criação literária e a sua divulgação. (Foto: Getty Images)
 O Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza tem o intuito de incentivar a criação literária e a sua divulgação. (Foto: Getty Images)

Em cima da gente o céu azul de Nosso Senhor, por baixo de nós a areia branca daquele chão que já foi fundo de mar, e por todos os lados a sombra cheirosa dos cajueiros e o doce aracati soprando pelas tardes. Ai, meu irmão, ou largo de pensar nisso ou choro”. As palavras que convidam a um passeio pelo tempo e pelos lugares familiares são da escritora cearense Rachel de Queiroz. Foi com esse trecho que ela terminou a crônica Férias, publicada há 73 anos na então tradicional revista O Cruzeiro.

A crônica é o terreno de muitos talentos literários no Brasil. Esse gênero que tem o tempo e o cotidiano como matérias-primas é também o escolhido pelo  Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza em 2021. A premiação recebe inscrições de pessoas de todo o país e contempla os vencedores com viagens e com a publicação dos trabalhos selecionados como os melhores.

A iniciativa criada na década de 1990 incentiva a criação literária e a sua divulgação como forma de promoção do hábito de leitura, além de promover novos escritores por meio da publicação de suas obras. As inscrições estão abertas até as 18h do dia 23 de dezembro de 2021, e acontecem exclusivamente pelo endereço de e-mail premiodeliteratura@unifor.br
 
"A crônica é um gênero que nasceu no jornalismo e se consagrou na literatura, por conta da versatilidade da abordagem conteudística e estética. Seja esportiva ou política, poética ou filosófica, seja episódica ou inspirada no circunstancial, ela sempre seduzirá o escritor e o leitor", destaca a professora da Unifor Aíla Sampaio.
 
A premiação contempla Trabalhos Inéditos e Obra Inédita, e os participantes devem seguir as regras determinadas para o envio dos trabalhos em cada categoria. Os interessados podem obter mais informações conferindo o edital. A divulgação do resultado, a entrega dos prêmios e o lançamento dos dois livros serão realizados no dia 24 de março de 2022, no auditório da Biblioteca da Unifor.

Estímulo aos novos autores

O Prêmio de Literatura Unifor é um concurso bienal, e em cada edição alterna entre Conto, Poesia e Crônica, gênero literário escolhido para a edição atual. Além disso, ele é dividido em duas categorias: Obra Inédita e Trabalhos Inéditos. 
 
A primeira diz respeito aos volumes (livros) com, no mínimo, 100 (cem) páginas de crônicas que não tenham sido publicadas em nenhum órgão de comunicação, inclusive em redes sociais, como informa o edital. A segunda categoria compreende as crônicas de, no máximo, 5 páginas, e que também não tenham sido divulgadas em outros meios. As obras serão analisadas por uma Comissão Avaliadora, composta por professores de literatura em língua portuguesa.
 
O professor Batista de Lima, idealizador do prêmio de Literatura da Unifor, ressalta a relevância da iniciativa.  "O objetivo principal [da premiação] é exatamente divulgar os autores que continuavam inéditos sem ter espaço na grande imprensa, nos meios de comunicação. Essas pessoas têm material guardado, material excelente, e agora elas têm o Prêmio Unifor de Literatura para lançar os seus trabalhos", reforça. 
 
De acordo com ele, a instituição se tornou a primeira a lançar uma premiação literária com alcance nacional. O docente conta que a criação do prêmio surgiu de um projeto apresentado ao então chanceler da Unifor, Airton Queiroz (1946-2017). "O intuito dessa premiação era primeiro ter o ineditismo, porque as outras universidades não tinham, na época, um prêmio literário, e a gente queria ser pioneiro", afirma Batista.  

Premiação e divulgação dos resultados 

O autor classificado em 1º lugar na categoria Obra Inédita ganhará uma viagem (passagens aéreas) para São Paulo, com o intuito de visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, além da publicação da sua obra com uma tiragem total de 400 exemplares. Já o ganhador dos Trabalhos Inéditos receberá passagens aéreas para o Rio de Janeiro, para visitar a Biblioteca Nacional. 
 
Ao total, a premiação conta com dois ganhadores, um em cada categoria. Porém, os autores classificados do 1º ao 20º lugar na divisão Trabalhos Inéditos terão suas obras reunidas e publicadas em um livro intitulado "Coletânea", com tiragem de 20 exemplares para cada participante selecionado. 

Serviço

Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza
Inscrições: até 18h do dia 23 de dezembro de 2021
Forma de inscrição: e-mail premiodeliteratura@unifor.br
Baixe o edital