null Circuito Tecnológico de Experimentação 2018 promove workshops aos alunos na área de TI

O CTEx contará com workshops, palestras, meetups, roda de conversa, entre outros (Foto: Ares Soares)

De outubro a novembro, o Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor convida os alunos do CCT a participar do Circuito Tecnológico de Experimentação (CTEx). O objetivo é fomentar e difundir o uso de tecnologias e ferramentas entre a comunidade discente através da promoção de atividades de extensão.

Realizado pelos cursos de Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o CTEx contará com workshops, palestras, meetups, roda de conversa, entre outros.

As inscrições podem ser feitas na secretaria das coordenações de cursos do CCT (sala J-01) mediante a doação de uma lata de leite em pó, que será posteriormente repassada a uma instituição de caridade.

Aos participantes do CCT, será emitido uma declaração de participação, podendo ser aproveitada na disciplina A500 – Atividades Complementares  (para alunos de outros centros, verificar junto a sua coordenação os itens que compõem as atividades complementares).

Workshop Chatbot com IBM Bluemix
Data: 05/10/2018
Horário: 14:00 as 17:00
Local: BlueLab – Sala M-04
Resumo: Criação de chatbot utilizando a stack IBM Bluemix
Facilitador: Matheus Leite Pirani Mafra, (graduado em Ciências da Computação pela Unifor e responsável pelo laboratório BlueLab da IBM na Unifor)

Workshop Arduíno Básico
Data: 08/10/2018 a 11/10/2018
Horário: 13:30 as 16:00
Local:  Bloco I – Sala I-04
Resumo: Curso básico de microcontroladores Arduíno
Facilitador: Paulo César e Levi Coelho (alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação)

Workshop CronApp
Data: 10/10/2018
Horário: 13:30 as 15:30
Local:  D-22
Resumo: Criação de aplicações na nuvem utilizando a plataforma CronApp
Facilitador: Maristela Ribas (doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará)

Meetup Elastic
Data: 24/10/2018
Horário: 19:00 as 21:00
Local: Bloco A – Auditório 4 (A-04)
Resumo: Apresentação das tecnologias da Elastic voltadas para buscas e analytics.
Facilitador: Thiago Souza ( support engineer | advocate at Elastic, possui mais de 15 anos de experiência na área de TI)

Meetup PHP com Rapadura
Data: 30/10/2018
Local: Bloco I – Sala I-14
Resumo: Promover a capacitação de profissionais e a inclusão de alunos em tecnologias Web, com foco no PHP, visando maior absorção desse publico no mercado de trabalho através de pequenas palestras sobre temas correlatos.
Facilitadores: Membros da comunidade PHP com Rapadura e convidados

Meetup PHP com Rapadura