null Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realiza pitching de projetos de documentários

Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realiza pitching de projetos de documentários

Banca de profissionais de audiovisual analisará  12 projetos desenvolvidos no CineLabDoc da Universidade de Fortaleza


O pitching é uma prática do mercado audiovisual que foi incorporada à matriz curricular da graduação da Unifor (Foto: Getty Images)
O pitching é uma prática do mercado audiovisual que foi incorporada à matriz curricular da graduação da Unifor (Foto: Getty Images)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove o 1º pitching do programa de estudos em documentários nos dias 13 e 14 de junho. A seleção reunirá 12 projetos audiovisuais, que serão analisados por uma comissão constituída por Virgínia Pinho, multi-artista, pesquisadora e professora; o professor e produtor Max Eluard; e o professor Isaac Pipano. A sessão acontece a partir das 16h30, na sala B-52, e será aberta ao público em ambos os dias.

Articulada em cinco disciplinas, a experiência da prática documental na graduação aprofunda-se no Laboratório de Desenvolvimento de Documentários (CineLab.Doc), quando os alunos realizam projetos audiovisuais. O pitching, por sua vez, é uma prática do mercado audiovisual que foi incorporada à matriz curricular do curso como estratégia de formação nas áreas de ficção e documentário.

“Nossos estudos são mobilizados pelas experiências da invenção poética, mas num diálogo com as práticas de mercado. O pitching é o momento em que os projetos são abertos aos especialistas, que contribuem com propostas de ajustes dos projetos que serão realizados no semestre seguinte. Esse processo todo contribui profundamente com o amadurecimento intelectual de alunos e alunas”, observa Bete Jaguaribe, professora e coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

O professor Isaac Pipano, coordenador do CineLab.Doc, acentua a importância do programa de estudos em documentário: “São estudos que ocorrem durante quatro semestres, articulando teoria e prática, mobilizando diversas possibilidades da invenção documental”. Isaac também ministra duas disciplinas do programa, Cine Experiência II, onde são trabalhadas as invenções do real, a partir de dispositivos fílmicos; e Poéticas do Real I, ambiente de desenvolvimento de projetos.

Laboratórios de experiências

O CineLab.Doc integra o Programa Cine Experiência, que ainda prevê o Cine Experiência Lab – encontros onde são desenvolvidas narrativas ficcionais. Os dois laboratórios são ambientes privilegiados de criação, que funcionam como âncoras dos estudos do audiovisual do curso. “A experiência dos laboratórios dialoga com as práticas contemporâneas de desenvolvimento de projetos, a partir de ideias dos próprios alunos, que mobilizam e criam novas poéticas”, observa a professora Bete Jaguaribe.

O CineLab.Doc engloba cinco matérias do curso. Já no primeiro semestre, a matriz prevê a disciplina Cine Experiência I, momento em que os alunos vivenciam o real, a partir da interseção entre arte e cidade. No segundo semestre, são as disciplinas de História e Estética do Cinema II, que são estudos teóricos do documentário, e Cine Experiência II, práticas de dispositivos. No semestre três, os estudos do documentário seguem com Poéticas do Real I, quando os alunos dedicam-se ao desenvolvimento dos projetos, que serão realizados. E no quarto semestre, é a disciplina Poéticas do Real II que fecha a lista do CineLab.Doc.

Programação

  • 13 de junho (segunda-feira)

"Bosque das Ilusões", Andreza Ohana e João Carmélio Lima
"Memórias Perdidas", de Iara Forte Araújo
"Francisco José de Sousa", de Gabriel José Batista Lima, Isaac Fernandes Cunha Dantas Marques, Maria Catarina Bernardo de Sousa e Rafaela Batista Bezerra da Silva
"Jornal das Doze", de Isaac Morais Leite de Sousa
"Ônibus", de Gustavo Oliveira Brilhante, Rebeca Danna Maia Guimarães e Samira Costa Daher

  • 14 de junho (terça-feira)

"Cidade-ruína", de Maria Beatriz Sousa Leite
"Memórias Perdidas", de Iara Forte Araújo
"Reconto", de Silony Guerra, José Gilvan e Sarah Khaam
"Histórias Perdidas", de Clarisse de Carvalho Martins Bastos e Maria Teresa Oliveira Alencar
"O FIM! (INACABADO).PRPROJ", de Valdir Gomes
"Rua dos Cachorros", de Tainah Leite de Araujo e Silva 
"Auto-imune", de Carolina Aragão Férrer Freire

Serviço

CineLab.Doc - 1º Pitching de Projetos de Documentário
Data: 13 e 14 de junho de 2022
Local: Sala B-52
Horário: 16h30 às 19h