null Da estrutura de ponta às metodologias diferenciadas: três motivos para estudar Medicina Veterinária na Unifor

Qui, 5 Agosto 2021 09:41

Da estrutura de ponta às metodologias diferenciadas: três motivos para estudar Medicina Veterinária na Unifor

Os estudantes da Universidade de Fortaleza chegam ao mercado prontos para atuar nas diversas especialidades da área


Para capacitar nossos alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Unifor desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação. (Foto: Ares Soares)
Para capacitar nossos alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Unifor desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação. (Foto: Ares Soares)

Crescimento do mercado pet no Brasil e no mundo, demanda por profissionais especializados em nutrição animal e produção em larga escala e uma necessidade cada vez mais urgente de controle e estudo de zoonoses são apenas alguns dos motivos que colocam o médico veterinário entre as carreiras de destaque ao longo dos próximos anos.

Para garantir um posicionamento diferente no mercado, uma boa formação em Medicina Veterinária é o primeiro passo nesse processo, com a escolha de uma universidade que garanta toda a estrutura e base de conhecimento. Veja abaixo três motivos pelos quais a graduação em Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza (Unifor) - instituição da Fundação Edson Queiroz - é a melhor opção para quem deseja cuidar da saúde dos animais, seres humanos e do meio ambiente de maneira completa.

Aprendizado ativo

A carga horária extensa de atividades práticas e o modelo pedagógico, destaques entre as demais instituições de ensino do país, são um grande diferencial da graduação em Medicina Veterinária na Unifor, segundo a avaliação da coordenadora do curso, Marília Taumaturgo. “Nosso modelo pedagógico é todo desenvolvido com metodologias ativas, com base em problematizações”, acrescenta ela. Nesse modelo, o aluno é protagonista da construção do próprio conhecimento, experimentando maneiras diferentes de assimilação de um conteúdo.

De olho no mercado

“Nossa matriz curricular é voltada para as necessidades do mercado e contempla áreas que, em outras instituições, são colocadas como optativas”, pontua Marília Taumaturgo. Um exemplo que ela cita é o estudo de animais silvestres, cada vez mais demandado pelas necessidades contemporâneas, e que figura como disciplina obrigatória no curso da Unifor.

Estrutura completa

Além de terem um campus próprio e destinado exclusivamente aos estudos em Medicina Veterinária, os estudantes de graduação têm acesso a uma estrutura onde podem praticar e pesquisar diversas áreas da profissão. O complexo veterinário é dividido em blocos: a Unidade de Atendimento Veterinário (UAV), que realiza atendimento clínico para animais domésticos e silvestres; o bloco cirúrgico, que abriga quatro centros cirúrgicos para animais de diferentes portes e deve iniciar atendimento ao público ainda em 2021; e o Centro de Treinamento, que aloja animais, possibilitando um maior contato dos alunos com as diversas espécies de animais domésticos.


 

Opinião de quem estuda

“Na verdade, me considero escolhido por este curso maravilhoso, pois lidar com um paciente que não sabe falar e nem mostrar onde dói com palavras é, no mínimo, um desafio. Particularmente, eu pensava em atuar com nutrição e reprodução de equinos, mas, ao conhecer a gama de áreas e realizar estágios com diversos ramos da Medicina Veterinária, confesso que fiquei um pouco indeciso com qual caminho seguir, pois tudo me encanta e desperta o interesse para estudar. No entanto, continuo querendo atuar na área de grandes, principalmente com clínica médica e cirúrgica desses animais!  A Unifor foi fundamental na formação do meu horizonte de atuação profissional, pois, mediado principalmente pelos professores da graduação e a coordenação de Veterinária, eu pude realizar estágios em clínicas de pequenos animais, fazenda de gado leiteiro pertencente ao Grupo Edson Queiroz e adquirir diversos contatos que são fundamentais para o mercado de trabalho. Além disso, a Unifor, através dos professores, me proporcionou a descoberta de uma grande paixão, que foi a elaboração de pesquisa científica, na qual eu tive oportunidade de escrever e publicar alguns trabalhos em variadas revistas!”.

Iago Freire de Morais, 22 anos
Aluno do 6º semestre de Medicina Veterinária


“O que me fez escolher a Medicina Veterinária foi a paixão pelos animais desde a infância. Logo no início do curso, a Unifor mudou a minha perspectiva profissional ao me apresentar a vasta área de atuação, porque essa é uma profissão que cuida da saúde única, que engloba a saúde humana, ambiental e animal. Os médicos veterinários formados pela Unifor são um diferencial no mercado de trabalho por conta da metodologia ativa aplicada pela Universidade, incentivo de iniciação à docência e à pesquisa, profissionais e professores super capacitados e um centro de treinamento com unidade de atendimento super equipada”.

Ana Clara Sales, 19 anos
Aluna do 6º semestre de Medicina Veterinária


 

“O amor pelos animais e a vontade de cuidar deles me impulsionaram a cursar Medicina Veterinária, além do campo de atuação que é bem amplo, e me permite viver diversas experiências. A Unifor aumentou minhas expectativas sobre o curso e a atuação do médico veterinário em sociedade, que exerce um papel fundamental na saúde animal, humana e ambiental. O veterinário formado pela Unifor é um profissional qualificado, pois a Universidade proporciona uma excelente estrutura, que faz com que os conhecimentos teóricos e práticos sejam adquiridos e aplicados de forma diferenciada. Além disso, a Unifor nos ensina e capacita desde o início do curso com uma grade curricular e corpo docente excelentes, que impulsionam ainda mais a vontade de exercer a profissão. Os padrões éticos são ensinados desde o início do semestre, e a inovação do ensino por meio de metodologias ativas favorece o desenvolvimento de habilidades e do pensamento crítico e criativo em sociedade”.

Nicoly dos Santos Kayatt, 20 anos
Aluna do 5º semestre de Medicina Veterinária