null Entrada antecipada no mercado, clínica-escola, prática estendida e mais: cinco motivos para estudar Fonoaudiologia na Unifor

Seg, 16 Agosto 2021 14:18

Entrada antecipada no mercado, clínica-escola, prática estendida e mais: cinco motivos para estudar Fonoaudiologia na Unifor

O atendimento fonoaudiológico oferecido à população na clínica-escola do curso, por exemplo, é considerado referência no Ceará


O serviço de Fonoaudiologia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) atua na avaliação, prevenção e tratamento dos problemas de voz, fala, motricidade orofacial, linguagem e audição (Foto: Ares Soares)
O serviço de Fonoaudiologia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) atua na avaliação, prevenção e tratamento dos problemas de voz, fala, motricidade orofacial, linguagem e audição (Foto: Ares Soares)

Recursos que reduzem distâncias, permitem mensagens imediatas e chamadas de vídeo, por exemplo, não dispensam o mais básico da comunicação humana: falar, ouvir e escrever. Em um contexto mundial que diminui cada vez mais as fronteiras, dedicar-se à comunicação humana, e todos os problemas relacionados a ela, como deglutição e equilíbrio, tornam essencial o trabalho do fonoaudiólogo.

Avaliada com nota 4 (no intervalo de 0 a 5) no Conceito de Curso pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) - instituição da Fundação Edson Queiroz - tem motivos de sobra que a elencam como a melhor opção para quem quer se destacar entre os profissionais que acompanham a comunicação humana em todas as etapas da vida.

Conclusão antecipada

A graduação tem duração de quatro anos, mas esse tempo pode ser reduzido para três anos e meio, antecipando os módulos do oitavo semestre do curso, o que acelera a entrada dos novos fonoaudiólogos no mercado de trabalho. “No último semestre, temos as duas disciplinas de estágio, e o aluno consegue antecipar isso, mas precisa estar por dois turnos na Universidade”, detalha a professora Fernanda Sampaio, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unifor. Segundo ela, essa opção costuma ser adotada por alunos que estão com proposta de emprego ou visando alguma seleção de trabalho, por exemplo.

Prática desde o começo

Com uma matriz curricular permeada por disciplinas teórico-práticas, a graduação em Fonoaudiologia da Unifor proporciona ao estudante experiências práticas já a partir do 2º semestre do curso. “São disciplinas em que ele vai desenvolver habilidades importantes para a formação como fonoaudiólogo”, destaca a professora.


Fernanda Sampaio, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unifor (Foto: Ares Soares)

Clínica-escola equipada

Complexo instalado dentro do setor de Fonoaudiologia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade, a clínica-escola é um dos destaques no campo de práticas do curso. Os serviços oferecidos à população nessa unidade, além de colocarem o aluno em contato com as mais recentes tecnologias e práticas avançadas da área, são considerados referência no Ceará em atendimento fonoaudiológico, segundo atesta a coordenadora do curso. “Temos a capacidade de atender pacientes em todos os ciclos da vida, nas diferentes necessidades”, explica Fernanda Sampaio, acrescentando que a clínica-escola atua tanto na avaliação quanto na terapia fonoaudiólogica.

No complexo, os alunos podem realizar exames de videonistagmografia e manusear o aparelho vHIT (sigla para Video Head Impulse Test) - tecnologias de ponta utilizadas para avaliar pacientes com problemas de tontura -, por exemplo. “Fazemos desde o Teste da Orelhinha, para detectar perda auditiva em recém-nascidos, até a investigação do idoso”, elenca a coordenadora do curso.

Além da clínica-escola, o campo de atividades práticas no curso de Fonoaudiologia da Unifor conta com atividades realizadas em parceria com hospitais, unidades de saúde, escolas, indústrias e empresas de comunicação e telemarketing.

Cursos de extensão

“Acreditamos que a formação do aluno se dá além dos espaços de sala de aula”, defende a professora Fernanda Sampaio. Por isso, as fronteiras do conhecimento são ampliadas em projetos de extensão como o realizado em parceria com o curso de Odontologia, que atende crianças com problema de oclusão, hábitos deletérios e pacientes com questões ligadas à prótese dentária por exemplo; ou o “Vivenciar a Clínica Fonoaudiológica”, no qual estudantes dos semestres iniciais podem acompanhar alunos em disciplinas dos módulos avançados, experimentando aspectos da carreira profissional à qual ele vai se dedicar. “Temos ainda o projeto do Ambulatório de Distúrbios da Aprendizagem, com atendimento a crianças com alteração da aprendizagem, dificuldades escolares, além das ligas acadêmicas, grupos de estudo e monitorias”, lista Fernanda Sampaio.

Formação integral

Ter um corpo docente de mestre e doutores, em que 95% dos professores são fonoaudiólogos com expertise na área de formação, e que trazem a experiência do mercado para a sala de aula já é um aspecto que valoriza o currículo de um fonoaudiólogo formado na Unifor. “Mas além disso, temos uma nova proposta de matriz que desenvolve o profissional por competências, tanto as específicas da área como as gerais, que chamamos de competências da vida”, explica a coordenadora do curso. Essa competências, acrescenta ela, incluem tópicos como comunicação, cidadania, colaboração, e formam não apenas um fonoaudiólogo, “mas um profissional que tem um papel social na comunidade onde está”.

 

Opinião de quem estuda

“Escolhi o curso de Fonoaudiologia porque, quando criança, fiz um tratamento de DTM (Disfunção Temporomandibular) e tinha vários problemas na fala. Minha cidade no interior do Ceará não tinha fonoaudiólogo e minha família não podia custear um tratamento na Capital. Em 2019, descobri que a Fonoaudiologia teria feito muita diferença no meu tratamento e desenvolvimento. Assim, resolvi cursar para mudar e inserir cada vez a Fonoaudiologia na rede pública de saúde e levar os benefícios dela para crianças com as mesmas dificuldades [que eu tive]. O fonoaudiólogo formado pela Unifor, antes mesmo de concluir a graduação, já está preparado para o mercado de trabalho porque conta com os melhores profissionais do Brasil e uma das melhores estruturas do Nordeste para cada área de especialidade do curso. A excelência e preparo dos estudantes na Unifor reflete diretamente nos alunos formados, que não encontram dificuldades para o primeiro emprego”.

Waleria Tomaz, 23 anos
Aluna do 5º semestre do curso de Fonoaudiologia


“Comecei a trabalhar como recepcionista numa empresa de aparelhos auditivos - esse foi meu primeiro contato com a Fonoaudiologia. Até então, só tinha ouvido falar na profissão. Quando comecei a acompanhar mais de perto o trabalho da fonoaudióloga, passei a ver pacientes que chegavam ao consultório sem ouvir, totalmente quietos, evitando conversas e, após a adaptação com o aparelho auditivo, via a gratidão e a emoção no olhar do paciente, voltando a se comunicar, ouvir os sons, foi muito gratificante. Foi nesse momento que decidi que era essa a profissão que eu queria seguir. Depois que entrei no curso e vi como a Fonoaudiologia é abrangente, envolve todas as áreas da comunicação e todas as faixas etárias, me apaixonei ainda mais! Na Unifor, temos os melhores e mais modernos equipamentos e professores qualificados. Toda a teoria vista em sala de aula é aplicada no NAMI e estamos em constante aprendizagem com as discussões de casos, estudos dirigidos e monitoria. Tenho certeza que o fonoaudiólogo formado pela Unifor sai preparado para assumir qualquer vaga de trabalho, em qualquer área da Fonoaudiologia”.

Carolina Coelho dos Santos Ferreira, 27 anos
Aluna do 4º semestre do curso de Fonoaudiologia