null Evento destaca Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e sua importância na formação acadêmica na área da saúde

Docentes do curso de Medicina da Unifor participam de mesa redonda. O evento científico acontece em comemoração aos 18 anos do SVO Dr. Rocha Furtado.

Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes sedia evento em comemoração aos 18 anos do Sistema de Verificação de Óbito (Foto: Divulgação)

As professoras Juliana Carneiro e Emília Tomé, do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, participam de mesa redonda que debate as contribuições e perspectivas do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Dr. Rocha Furtado. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudo, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) do SVO, em parceria com a Escola de Saúde Publica do Ceará (ESP/CE) e diversas instituições, dentre elas a Unifor.

O evento, idealizado pela atual diretora do SVO, Drª Anacélia Matos, e pela chefe da Unidade de Estudos e Pesquisas do SVO, Drª Marcia Andrade, tem inscrições gratuitas e acontece dia 31 de maio, no Auditório A do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Por meio da Liga Acadêmica de Patologia do Curso de Medicina, as docentes da Unifor participam com o tema "Ensino em saúde: contribuições e perspectivas do SVO". A proposta é mostrar a importância do serviço para as áreas de ensino e pesquisa.

“Dar conhecimento ao público que, além da atuação no esclarecimento das causas de óbito, emissão de declarações de óbito e assistência social às famílias de pessoas falecidas, o SVO também trabalha contribuindo para a formação de acadêmicos da área da saúde, produzimos dados e abundante material para pesquisa”, esclarece a Dra. Deborah Nunes, ex-diretora e atual assessora técnica do SVO.

Sobre o SVO

O Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado é uma unidade pertencente à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vinculada à Vigilância em Saúde. A instituição foi inaugurada em maio de 2005 para esclarecimento das causas dos óbitos de morte natural, em situações em que não houve assistência médica ou elucidação diagnóstica, mesmo com assistência médica.

O diagnóstico da causa real do óbito possibilita benefícios para a comunidade, com impacto positivo na saúde e na proteção social, permitindo a elaboração de políticas de saúde, aumentando a eficácia das ações. Além disso, atua no combate e controle de doenças que ameaçam a vida da população.

No âmbito social, o SVO oferece a emissão da Declaração de Óbito, documento necessário e indispensável para o registro da morte, sepultamento, obtenção de pecúlios, entre outros.

SVO – Dr. Rocha Furtado: 18 anos de história na Saúde Pública Cearense
Data: 31 de maio de 2023
Local: Auditório A do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Horário: 13h às 17h
Mais informações: svo@saude.ce.gov.br | sesa.svo.doc@gmail.com

13h às 13h10
Boas vindas e composição da mesa redonda
Moderadora: Dra. Thanara Pereira e Silva

Assistente social do SVO desde 2014 e do Hospital de Saúde Mental (HSM) desde 2019, e pós-graduada em Neurociências.

Professor e Dr. Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti

Biólogo, epidemiologista, doutor em Ciências Médicas e atual Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

13h40 às 14h
Dr. José Rubens Costa Lima

Médico do SVO, doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com experiência na área de Saúde Coletiva e ênfase em Epidemiologia, atuando em Vigilância Epidemiológica e sistema de informação para saúde.

14h às 14h20
Dra. Karene Ferreira

Farmacêutica, microbiologista e atual Chefe da Biologia Médica do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

Dr. Josebson Silva Dias

Diretor Clínico do SVO e médico perito da Coordenadoria de Médica Legal (Comel).

Dra. Deborah Nunes de Melo

Ex-diretora do SVO, atual assessora técnica e responsável pela implantação da técnica de autópsia minimamente invasiva no SVO.

15h05 s 15h25
Dra. Regiana Nogueira

Assistente social do SVO e da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, da Prefeitura de Aquiraz, e pós-graduada em Gerontologia e em Gestão do Trabalho.

Dra. Emília Tomé Sousa

Doutora em Patologia Tropical (Fiocruz/RJ), professora de patologia da UFC e de Medicina da Unifor, e médica patologista do SVO.

Dra. Juliana Carneiro Melo

Médica patologista, professora de Patologia do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), doutora em Saúde Coletiva e membro da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

Márcia Andrade

Assistente social e atual chefe da Unidade de Estudos e Pesquisa do SVO, pós-graduada em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (UFC), em Estratégias de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (ESP/CE) e membro da Câmara Técnica de Gestão das Práticas de Ensino em Saúde (CTGPES/Sesa).

Dr. José Luís Paiva de Mendonça Ferreira Fisioterapeuta, assessor técnico na
Coordenadoria da Política de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde (Coeps) da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (SEPOS/SESA).

17h Encerramento