null Graduação em Medicina oferece curso prático sobre atendimento e manejo clínico de pacientes com Covid-19

Seg, 18 Maio 2020 19:19

Iniciativa visa contribuir com a formação de profissionais que estão na linha de frente do combate à epidemia no estado.

O curso é gratuito. Para participar, basta preencher formulário online e comparecer no dia do treinamento utilizando máscara e portando álcool em gel. (Foto: Pixabay)

A graduação em Medicina da Universidade de Fortaleza oferece, aos estudantes egressos da área da saúde do estado do Ceará, curso sobre atendimento e manejo clínico de pacientes com Covid-19. O treinamento objetiva contribuir com a formação de profissionais que estão na linha de frente do combate à epidemia e tem duração total de 4 horas presenciais. O curso é ministrado pelos professores Breno Douglas, Lisyane Fontenele e Thatiany Aguiar, que coordena a iniciativa juntamente com a professora Isabela Takakura.

Em atividades práticas, os egressos irão aprender sobre como colocar e retirar corretamente os Equipamento de Proteção Individual (EPIs), a fim de diminuir a incidência de contaminação, treinar o manuseio de via aérea a partir da intubação de sequência rápida, aprender as condutas medicamentosas para os pacientes na enfermaria e na terapia intensiva e, por fim, a forma de execução da técnica pronar.

Nesta semana serão oferecidas três aulas em horários diferentes para 60 profissionais egressos, sendo 20 por turma. Para participar, é preciso preencher formulário online de participação e comparecer no dia do treinamento utilizando máscara e portando álcool em gel ou líquido para higienização pessoal. Os treinamentos acontecem presencialmente no Laboratório de Habilidades Médicas localizado no subsolo do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), da Universidade de Fortaleza.

Para a professora Thatiany Aguiar, o treinamento é importante para os profissionais recém graduados que estão na linha de frente da batalha contra o vírus no Ceará. “É a primeira vez que esses alunos egressos estão trabalhando no meio de uma pandemia, isso é novo inclusive para nós professores. Durante esse período, o risco de contaminação é muito grande e precisamos diminuir a incidência de contaminação para que esses profissionais não saiam da linha de frente e continuem trabalhando e oferecendo o melhor tratamento possível aos pacientes”, comenta.

Treinamento de atendimento e manejo clínico de pacientes com Covid-19
Terça-feira (19/05) às 8h - Inscrição online