angle-left Live exibe o filme “Cartuchos de Super Nintendo” seguido de conversa com o diretor Leon Reis

Live exibe o filme “Cartuchos de Super Nintendo” seguido de conversa com o diretor Leon Reis

Com transmissão aberta ao público, encontro virtual acontece no dia 27 de maio, pela TV Unifor (181 da NET) e pelos canais da universidade no Facebook, Instagram e Youtube.


"Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno", de Leon Reis, teve sua premiere internacional no 48º Festival Internacional de Cinema de Roterdã. (Foto: divulgação)

O projeto Cine Diálogos Virtuais, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, exibe o filme “Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno” (2018), de Leon Reis, no dia 27 de maio. Após a exibição, o diretor e roteirista debate o curta-metragem com a Profa. Dra. Danielle Ellery, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e o artista multimídia e pesquisador Levy Freitas. Aberta ao público, a transmissão acontece a partir das 17h20, pela TV Unifor (181 da NET) e pelos canais da universidade no Facebook, no Instagram e no Youtube.

Esta edição do projeto Cine Diálogos Virtuais é uma parceria entre a primeira graduação em Cinema do Ceará e o Grupo de Pesquisa Sensoria da Unilab - Núcleo de Pesquisa em Imagem, Som e Texto, coordenado pelas professoras Joceny Pinheiro e Daniele Ellery. Com mediação do professor Márcio Câmara, da Universidade de Fortaleza, o encontro virtual tem o objetivo de promover a troca de ideias entre profissionais do cinema cearense e ampliar a reflexão sobre o cinema negro do Ceará.

Em “Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno” (2018), Cecil, um jovem negro, diante da dor e da solidão, assopra um cartucho - dispositivo de armazenamento utilizado para guardar os dados referentes a um jogo eletrônico - do console de videogame Super Nintendo. A trama, que mistura elementos de ficção científica, suspense e terror, acontece numa encruzilhada do bairro Vila Velha, periferia de Fortaleza, no Ceará. O filme, realizado por meio de doações de conhecidos e amigos, teve um orçamento de pouco mais de R$ 500, com 26 pessoas em todos os processos de produção.

O curta-metragem foi exibido em diversos festivais e mostras nacionais e internacionais, como Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro,  XI Janela Internacional do Recife, II Drunken Film Fest Oakland, 30º Festival Internacional de Curtas Metragens De São Paulo, 48º Festival Internacional de Cinema de Roterdã, entre outros. A obra foi o único filme estudantil cearense selecionado para premiere internacional. Melhor filme na Mostra Olhar do Ceará do 28º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, “Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno” (2018) foi agraciado com o Prêmio Unifor de Audiovisual.

 

Leon Reis é formado no curso da Escola de Cinema e Audiovisual da Vila das Artes (2016-2018), equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Lá, dirigiu e roteirizou o filme “Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno” (2018). O realizador é um dos idealizadores e curadores da Mostra Negritude Infinita, com programas construídos a partir de filmes dirigidos por diretores negros brasileiros, com edições ocorridas em 2017 no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e na Vila das Artes e em 2019 no Cinema do Dragão.

Cine Diálogos Virtuais

Espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica, o projeto Cine Diálogos Virtuais foi criado em 2018, no âmbito da disciplina Cine Experiência III do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, ministrada pelo professor Márcio Câmara. Conectando alunos, realizadores e professores para a troca de ideias, ampliou-se para as demais disciplinas do curso. Durante o período de isolamento social, tem sido uma importante ferramenta para aproximar os alunos ao diálogo sobre a experiência estética. Já participaram diversos nomes do cinema e do audiovisual brasileiro, como Eliane Caffé, Marília Rocha, Halder Gomes, Edmilson Filho, Ana Rieper, Rodrigo Teixeira, Paulo Betti e Mayana Neiva.

Serviço

Cine Diálogos Virtuais - Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza
Em parceria com Grupo de Pesquisa Sensoria da Unilab - Núcleo de Pesquisa em Imagem, Som e Texto.
Exibição do filme “Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno” (2018)
Debate com Leon Reis (diretor), Profa. Dra. Danielle Ellery e o artista multimídia e pesquisador Levy Freitas.
27 de maio de 2020 (quarta-feira), às 17h20
Transmissão aberta ao público
TV Unifor (181 da NET) | Facebook | Youtube | Instagram