angle-left MEC autoriza e Unifor realiza colação antecipada de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia

Seg, 13 Abril 2020 15:41

MEC autoriza e Unifor realiza colação antecipada de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia

Portaria divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) autoriza a colação em caráter excepcional. Medida visa fortalecer o combate ao coronavírus.


Universidade de Fortaleza vai realizar Colação de Grau 2020.1 dos estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia que atendem aos critérios estabelecidos (Foto: Ares Soares)
Universidade de Fortaleza vai realizar Colação de Grau 2020.1 dos estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia que atendem aos critérios estabelecidos (Foto: Ares Soares)

Seguindo a orientação da Portaria Nº 383 divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13 de abril de 2020), a Universidade de Fortaleza vai antecipar a Colação de Grau 2020.1 dos estudantes aptos pertencentes aos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, para que possam desenvolver trabalhos no controle da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

A Colação será realizada nesta terça-feira, dia 14 de abril, das 14h às 17h, no estacionamento da Divisão de Assuntos Estudantis (DAE). Durante a ocasião, será adotado o sistema drive-thru, a fim de evitar aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus. Os alunos deverão permanecer dentro do carro durante o andamento da fila até a assinatura da ata e recebimento do Certificado de Conclusão do Curso.

É importante salientar que, de acordo com o MEC, que somente hoje autorizou a antecipação, certificados de conclusão de curso e diplomas emitidos nessas condições terão valor igual aos dos assinados em condições normais. Além disso, a formatura fica autorizada em caráter excepcional, mas sem a exigência de que os estudantes recém-formados atuem voltados diretamente para a pandemia. Antes da portaria de hoje, é importante ressaltar que o MEC já tinha lançado outras duas, que hoje foram revogadas.

Para participar da Colação, o aluno deverá obedecer às seguintes condições:

1. Não ter pendências acadêmicas anteriores, quais sejam, módulos de semestres anteriores não cursados, ou com reprovação;
2. Ter apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, para alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia;
3. Ter cumprido, no mínimo, 75% da carga horária correspondente ao internato para o curso de Medicina e, no mínimo, 75% da carga horária correspondente aos estágios obrigatórios para os cursos de Fisioterapia e Enfermagem. 

Documentação necessária

O aluno deve apresentar RG ou outra documentação de identificação com foto (Carteira de Habilitação, Passaporte, etc).

Serviço

Colação de Grau antecipada Unifor 2020.1 (Medicina, Enfermagem e Fisioterapia)
Data: 14 de abril de 2020
Horário: das 14h às 17h
Local: Estacionamento da Divisão de Assuntos Estudantis (DAE) - Drive-thru