angle-left Odontologia apresenta mercado de trabalho em expansão com novas e tradicionais especialidades

Sex, 19 Outubro 2018 18:13

Odontologia apresenta mercado de trabalho em expansão com novas e tradicionais especialidades

Coordenador do curso de Odontologia da Unifor, Márlio Ximenes. Foto: Arquivo Pessoal.
Coordenador do curso de Odontologia da Unifor, Márlio Ximenes. Foto: Arquivo Pessoal.

A carreira em odontologia é ideal para quem quer trabalhar como autônomo, individualmente ou em equipe, em ambientes como consultórios, clínicas, hospitais, empresas privadas ou instituições de ensino superior, realizando procedimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle, tendo como referência a promoção da saúde.

“Quando se trata do mercado de trabalho, a profissão se mostra resiliente, apesar da situação econômica do país, tanto pela diversidade de oportunidades quanto por lidar com um item essencial, básico a qualquer ser humano: sua saúde”, destaca o professor Márlio Ximenes, coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor)

Assim como muitas profissões, a prática odontológica passa por mudanças constantes em nível de mercado e de aprendizagem, buscando procedimentos cada vez menos invasivos, quando necessários, uma vez que o grande destaque da profissão é a promoção da saúde e prevenção de doenças. Em 2015, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu 22 especialidades odontológicas, entre as mais recentes estão a Odontologia do Esporte e Acupuntura. 

Conheça um pouco mais sobre algumas especialidades odontológicas:

Odontologia do Esporte

É uma das mais novas especialidades odontológicas regulamentadas em 2015, pelo Conselho Federal de Odontologia. O profissional dentista pode atuar em consultórios, clubes e associações, cuidando da saúde bucal de atletas para que isso não afete sua performance esportiva. O mercado está em ampla expansão devido ao aumento do número de pessoas ligadas às práticas esportivas, o que demanda cada vez mais profissionais especializados.

Acupuntura

Também reconhecida pelo CFO em 2015, esta especialidade consiste na aplicação dos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa, que busca avaliar o paciente como um todo, a fim de prevenir ou manter seu estado geral de saúde. Dentre seus inúmeros benefícios podemos citar: tratamento de dores agudas e crônicas, intercorrências pós-operatórias (parestesia por exemplo); diminui a necessidade do uso de medicamentos, inclusive anestésicos, com benefícios para pacientes alérgicos; contribui no manejo do estresse e fobia ao tratamento odontológico; permite uma melhor individualização de protocolos de tratamento, e pode, ainda, contribuir na harmonização facial por estimular a formação de colágeno.

Ortodontia

O profissional dentista que trabalha na área de ortodontia é responsável por corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. É uma das especialidades mais procuradas, por isso sua forte expansão no mercado. O aumento do número destes profissionais tem facilitado o acesso dos pacientes à especialidade. A indústria associada à tecnologia tem, a cada dia, promovido melhorias na qualidade do material disponível para tratamentos ortodônticos, assim como, a pesquisa científica tem trazido o conhecimento necessário à precisão no diagnóstico e planejamento dos tratamentos.