angle-left Professor do curso de Psicologia representa a Unifor em congresso internacional

Qui, 20 Setembro 2018 15:32

Professor do curso de Psicologia representa a Unifor em congresso internacional

Coordenador do grupo de pesquisa OTIUM, José Clerton Martins participou da 15ª edição da World Leisure Congress, em São Paulo.


Professor José Clerton Martins representou a Unifor em congresso internacional. Foto: Ares Soares.
Professor José Clerton Martins representou a Unifor em congresso internacional. Foto: Ares Soares.

Entre os diversos grupos de pesquisa da Universidade de Fortaleza (Unifor) está o OTIUM (Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre), que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). 

Fundado em 2005, o OTIUM realiza pesquisas e trabalhos na área e possui membros oriundos de diversas instituições pelo brasil e pelo mundo, hoje com trabalhos reconhecidos internacionalmente sobre ócio e lazer, que o renderam a participação em diversas edições do World Leisure Congress, evento que tem como objetivo discutir os aspectos físicos, sócio-econômicos e simbólicos ainda existentes e que são fatores determinantes no alcance ao lazer da sociedade. 

Recentemente, o professor do curso de Psicologia da Unifor e coordenador do grupo, José Clerton Martins, representou a Unifor no congresso, que ocorreu de 28 de agosto a 1º de setembro em São Paulo. 

World Leisure Congress 2018

A 15ª edição da iniciativa teve como tema central as principais dificuldades e obstáculos da sociedade contemporânea que impedem o acesso das pessoas ao lazer como direito. “Foi um bom momento, muito rico para nós, os investigadores que integram a referida rede [de pesquisa]. Um grande reconhecimento”, diz José Clerton, que presidiu uma reunião das Universidades que compõem a OTIUM no âmbito do congresso.

A participação do professor no congresso e a representação do OTIUM em um evento de grande notoriedade incentiva o contato de professores e membros de grupos de pesquisa com mestres e estudantes de todo o mundo. “A Unifor, uma vez que ela ampara uma linha de estudos dentro do programa de pós-graduação, já nos fornece todo o apoio necessário para que o grupo aconteça. Eu me sinto amparado pela Unifor de todas as formas”, afirma o professor. 

Trabalhos Publicados

Durante os 13 anos dedicados à pesquisas com enfoque nos temas lazer e ócio, tanto o grupo OTIUM como Clerton Martins acumularam diversos trabalhos publicados em livros e revistas de prestígio da área. 

Entre as pesquisas já publicadas se destacam o artigo “Ócio, lazer e tempo livre: enfoques para o desenvolvimento humano”, recentemente veiculado uma obra literária de Ricardo R. Uvinha, que reúne 20 artigos acadêmicos os quais abordam pesquisas relacionadas aos estudos do lazer realizadas por grupos de todo o país; e o artigo “Ócio na contemporaneidade cansada”, publicado na mais recente edição da revista do centro de pesquisa e formação do Sesc.

 Ambas as publicações idealizadas por ocasião da realização do World Leisure Congress em São Paulo este ano. O professor ressalta que ter seus trabalhos destacados entre seu ramo de pesquisa é de grande importância. “O reconhecimento que o nosso trabalho tem é a maior prova de que o que nós estamos fazendo está dando certo. Isso me deixa muito feliz”, conta.