null Projeto “Por Sinal” celebra 10 anos da disciplina de Libras da Universidade de Fortaleza

A ação acontece durante os dias 19 a 25 de novembro e serão realizadas atividades como Coral em Libras, Vivências Sensoriais, Poesias e Dramatização

Coral em Libras, Vivências Sensoriais, Poesias e Dramatização serão algumas das atividades desenvolvidas durantes os dias de ação. Foto: Ares Soares.

A disciplina de libras da Universidade de Fortaleza celebra 10 anos de existência. E para comemorar, durantes os dias 19 a 25 de novembro, professores, monitores e alunos da cadeira realizam o projeto “Por Sinal”. O objetivo da iniciativa é fomentar e aproximar a cultura surda de toda a comunidade acadêmica, por meio de atividades lúdicas, e foi pensada e organizada pelos professores Chrystiane Porto, Márcio Machado e Willer Cysne, docentes do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza.

Coral em Libras, Vivências Sensoriais, Poesias e Dramatização serão algumas das atividades desenvolvidas durantes os dias de ação que, consequentemente, promoverão a divulgação da cultura surda e a língua brasileira de sinais, por meio das Tecnologias de Comunicação e Informações (TIC).

Para o estudante da disciplina de libras, Aristides Granjeiro, a ação é benéfica para todos os participantes e reforça o compromisso e o empenho de todos em transformar o campus ainda mais inclusivo, “Nosso intuito com esse projeto é, de alguma forma, colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, e despertar em outras pessoas a importância de saber se comunicar também em libras, para que possamos incluir cada vez mais todos em nossa sociedade”, ressalta.

• T3AB, Recepção do NAMI (Coral em Libras)
  • N3AB, Centro de Convivência da Unifor (Coral em Libras)

• M4EF, Centro de Convivência da Unifor Abordagem ao público por meio de dramatização em Libras)
  • T4EF, Centro de Convivência da Unifor (Abordagem ao público por meio de dramatização e jogos em Libras)

• T5CD, Clínica Integrada de Odontologia - Bloco O (Coral em Libras)

• M6CD, Estúdio de Fotografia - Bloco T (Oficina de Libras e vivência sensorial)
  • M6EF, Hall da Biblioteca da Unifor (Abordagem ao público por meio de dramatização em Libras)

• M2CD, Hall do Bloco D (Estações com experiências da cultura surda e Libras)

Acessibilidade na Universidade de Fortaleza

Por considerar as diferenças e buscar ações para efetivar a proposta de inclusão social e educacional, buscando a compreensão da subjetividade de alunos com necessidades especiais, a Unifor apresenta ações e projetos com méritos de uma instituição verdadeiramente inclusiva. Uma dessas iniciativas é a disciplina de libras, ofertada em modalidade optativa, disponível para aulas presenciais e em disciplinas a distância.