angle-left Universidade de Fortaleza oferta primeira graduação em Computação em Nuvem do Brasil

Sex, 11 Outubro 2019 19:06

Universidade de Fortaleza oferta primeira graduação em Computação em Nuvem do Brasil

Com a nova graduação, a Universidade de Fortaleza passa a ser pioneira no ramo, oferecendo formação integral em Computação em Nuvem.


O profissional egresso do curso Computação em Nuvem, denominado pelo mercado local de Arquiteto Nuvem, vem suprir uma demanda do mercado (Foto: Ares Soares / Arte: Renato Radeke)
O profissional egresso do curso Computação em Nuvem, denominado pelo mercado local de Arquiteto Nuvem, vem suprir uma demanda do mercado (Foto: Ares Soares / Arte: Renato Radeke)

Em 2020.1, a Universidade de Fortaleza inicia a oferta de um novo curso: Computação em Nuvem. A computação em nuvem se caracteriza pela possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela Internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no computador. O armazenamento de dados é feito em serviços on-line.

Até então, somente cursos de especialização em Computação em Nuvem para graduados em áreas de Tecnologia da Informação eram ofertados no país. Com a nova graduação, a Universidade de Fortaleza passa a ser pioneira no ramo, oferecendo formação integral em Computação em Nuvem. Serão ofertadas, em 2020.1, 40 vagas no turno noturno. 

É uma nova tendência mercadológica e conceitual. O profissional egresso do curso Computação em Nuvem, denominado pelo mercado local de Arquiteto Nuvem, vem suprir uma demanda reprimida de profissionais que sejam capazes de avaliar, projetar, implementar, integrar e gerenciar estruturas de computação em nuvem para comunicação e armazenamento de informações, além de analisar a aplicabilidade das tecnologias e serviços que habilitam a nuvem, nos tipos pública, privada e híbrida.

A matriz curricular do curso é organizada no conceito de competência e é baseada em três eixos de formação, trazendo uma abordagem metodológica orientada por problemas e oportunizando espaços de experimentação de desenvolvimento de soluções com parceiros fornecedores de soluções para computação em nuvem.

O campo de trabalho do arquiteto nuvem se caracteriza onde se necessita gerenciar a infraestrutura computacional necessária para computação em nuvem, podendo trabalhar em empresas privadas, públicas, comércios, centro de processamento de dados, entre outros.

O perfil do Arquiteto Nuvem também é caracterizado pela capacidade técnica de definir critérios para mensurar os indicadores de desempenho do ambiente computacional com rigor das soluções de segurança física e lógica, privacidade e confiabilidade dos dados, rastreabilidade e auditoria na nuvem.

Segundo Liádina Camargo, coordenadora do curso de Computação em Nuvem, a Universidade de Fortaleza inova ao prospectar maior demanda mercadológica com o passar dos anos. “Daqui a dois anos, quando grande maioria das empresas já estiverem fazendo sua migração para nuvem, a gente já vai estar colocando profissionais competentes no mercado”, ressalta.

“A Universidade está apostando nisso por que ela precisa entregar para o mercado, dentro da responsabilidade social que ela tem, um profissional capaz de fazer essa gestão da infraestrutura em nuvem”, complementa a professora.