Ciência da Computação Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Estudante olha com concentração para um projeto.

Esse curso é para quem quer...

... a melhor formação em Ciência da Computação de Fortaleza, e gerar conhecimento científico e inovação, construir aplicativos de propósito geral, ferramentas de infraestrutura de software e de sistemas de computação, métodos, teorias, linguagens e modelos; reconhecendo a importância do pensamento computacional na vida cotidiana.

e planeja...

... resolver problemas que tenham solução algorítmica, desenvolver sistemas e projetos de qualquer natureza computacional com equipes de diferentes perfis, que atendam com qualidade o processo, em harmonia com o ambiente social e físico no seu entorno de aplicação, implementar soluções científicas, tecnológicas e contribuir para o desenvolvimento da área da computação. 

Período
Manhã | Noite

Duração
4 anos

Vagas
80

Informações para contato

Coordenação: Profª Liádina Camargo

  • E-mail de contato: computacao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3170
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 06

Por que cursar Ciência da Computação na Unifor?

Como aluno de Ciência da Computação você tem acesso a uma formação solida na área da computação e matemática, abrangente e transdisciplinar que alia conhecimento científico, capacitação técnica e ética digital,  Isto é possível porque o currículo está organizado para o desenvolvimento de competências para atuar com qualidade no mercado e na pesquisa cientifica; esta formação requer raciocínio lógico, abstração, análise, síntese e reflexão, inovação.

Aqui, você é capacitado de lidar com ferramentas computacionais em ambientes de complexidade elevada, experimentar tecnologias diferenciadas, desenvolver sistemas para a Internet e dispositivos móveis, vivenciar a computação gráfica e a realidade virtual, ter experiências no mundo digital. 

Todos os professores são mestres ou doutores, com forte atuação no mercado de trabalho ou líderes de projetos de pesquisa.

Na Unifor, você tem a oportunidade de estudar em um curso com excelente estrutura formada por laboratórios, ferramentas e equipamentos sempre atualizados, e participar de iniciativas e projetos desenvolvidos em cooperação com instituições, através das quais têm-se o uso de softwares e realização de certificações de mercado. O curso recebeu 4 das 5 estrelas do Guia do Estudante 2017 e tem conceito 3 (satisfatório) na avaliação do MEC (2011).

Entre os diversos espaços à disposição dos alunos do curso de Ciência da Computação, o destaque é para os laboratórios de Criação de Projetos e Experimentação, Sistemas Ciberfísicos, Ciência de Dados, Redes Convergentes, Visão Computacional. O aluno se integra também a projetos de inovação desenvolvidos em parceria com o Núcleo de Aplicações em Tecnologia da Informação (NATI); e poderá se engajar nos projetos de pesquisas do programa de mestrado e doutorado em Informática Aplicada da Unifor. 

O mercado de trabalho é um dos grandes atrativos da área de Ciências da Computação, com grande oferta de oportunidades nos mais diversos setores, e atividades produtivas, no Brasil e exterior. Na Unifor, o direcionamento do estudante ao mercado de trabalho ocorre, também, através de parcerias estratégicas com organizações nacionais e internacionais na área de TI pertencentes ou não ao Parque Tecnológico da Unifor.

O profissional graduado na Unifor tem uma visão ampla do mundo digital, com habilidades para governança de TI e gerenciamento de projetos, analise de dados, soluções em nuvem, avaliação de desempenho de sistema, criticidade de ferramentas, desenvolvimento de sistemas em diferentes plataformas, investigação cientifica, liderar equipes de projetos, ser consciente de uma responsabilidade ética, social, ambiental e cultural, capaz de atitudes empreendedoras com inovação. Missão: Criar soluções computacionais.

O curso de Ciências da Computação da Unifor possui nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade, em cada área, e considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor

Desde 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4