CENTRAL DE CARREIRAS E EGRESSOS OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO, EMPREGO E MUITO MAIS!

Duas pessoas analisam informações num computador.

 

Você está à procura de estágio?

A Central de Carreiras e Egressos da Universidade de Fortaleza está aqui para lhe ajudar nessa e em outras oportunidades de desenvolvimento da sua carreira!

O estágio é uma excelente estratégia de formação e aprimoramento profissional. Para dar agilidade ao processo de busca e candidatura a vagas de estágio e/ou emprego, a Universidade de Fortaleza disponibiliza aos seus alunos a Plataforma Unifor Carreiras. São mais de 3.000 empresas conveniadas!

Nesta plataforma, você ainda pode ter acesso a conteúdos e eventos de empregabilidade, baixar modelo de currículo e ainda marcar uma sessão individualizada de orientação curricular e/ou planejamento de carreira com a nossa equipe especializada. 

A Central de Carreiras e Egressos tem como missão lhe auxiliar no desenvolvimento profissional desde o primeiro semestre, aproximando o mundo do trabalho com a sua formação acadêmica. Entre em contato com a gente!

 

Modelos de Currículo

Perguntas Frequentes

Sim. É seu direito enquanto aluno ter uma oportunidade de estágio regulamentado pela Lei, conseguindo exercitar - no ambiente de trabalho - conhecimentos aprendidos em seu curso, adquirindo novas habilidades e competências para o exercício de sua carreira.

Veja o passo a passo para obter uma vaga de estágio e regulamentar a atividade junto à empresa e universidade.

Ficamos felizes por você! Algumas considerações iniciais:

  • Para estagiar, o aluno deve estar regularmente matriculado na Universidade de Fortaleza. 
  • Também é importante providenciar a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Mesmo o estágio não sendo considerado emprego, algumas empresas e agentes da integração, como o IEL e CIEE, pedem a CTPS e fazem anotação nesse documento.

Estagiar é mais fácil do que você imagina. Siga estes passos:

1) Cadastre seu currículo no Unifor Carreiras. É por meio da plataforma que você acompanhará as oportunidades de estágio e fará sua candidatura às vagas de seu interesse. Importante observar que quem coloca seu CV no banco de currículos da plataforma tem mais chances de ser “visto” pelas empresas. Após achar uma vaga de estágio interessante, inscreva-se.

2) O próximo passo é preparar a documentação. Para iniciar um estágio, é necessário que haja um convênio entre a Universidade e a empresa concedente do estágio. Igualmente se faz necessário que seja assinado um Termo de Compromisso entre Universidade, aluno e empresa concedente do estágio. Se você usar os modelos de documentos da Unifor, vai agilizar o processo. Veja os modelos aqui.

3) Se a Unifor já possuir convênio com a empresa concedente de estágio, o aluno deve apenas trazer à Central de Carreiras ou enviar por e-mail o Termo de Compromisso. Mas atenção: o Termo de Compromisso deve já estar assinado pelo aluno e empresa. A Universidade é a última a realizar a assinatura dos documentos.

4) O Termo de Compromisso (e convênio, se for o caso) será validado pela Central de Carreiras e o aluno será informado.

Pronto. Agora é se preparar para iniciar sua experiência no mundo do trabalho.

Mas atenção! A empresa e o aluno devem elaborar o Relatório de Atividades do Estágio semestralmente (modelo disponível aqui) e enviar à Central de Carreiras para acompanhamento, conforme indicado na Lei do Estágio e de acordo com o período de início e término do Termo de Compromisso.

1) Termo de Compromisso assinado pelo aluno e empresa (considerando que a organização já é conveniada com a Unifor. Se não for, acrescentar ao Termo de Compromisso o convênio assinado pela empresa). Detalhe importante: se você fizer a entrega da documentação presencialmente, deverá trazer três (3) vias assinadas por você e pela empresa concedente.

2) Relatório de Atividades do Estágio deve ser enviado pelo aluno a cada seis meses para a Central de Carreiras;

3) Caso o estágio terminar antes do previsto, além do Relatório de Atividades, o aluno precisará enviar para a Central de Carreiras o Termo de Rescisão (que também é assinado pela empresa);

4) E caso o período do estágio for estendido, o aluno deve entregar/enviar à Central o Termo Aditivo assinado por ele e a empresa (desde que o tempo total na empresa não ultrapasse dois anos).

Para iniciar um estágio (obrigatório ou não obrigatório), é necessário que haja um convênio entre a Unifor e a empresa concedente do estágio. Igualmente se faz necessário que seja assinado um Termo de Compromisso entre Universidade, aluno e empresa concedente do estágio.

Abaixo descrevemos as principais informações acerca dos documentos:

  • Termo de Compromisso de Estágio (TCE): é o documento que regula o estágio e é celebrado entre aluno, instituição de ensino superior e a empresa. Este documento deve indicar: plano de atividades a serem realizadas pelo aluno, valor da bolsa e auxílio-transporte, apólice de seguro, carga horária semanal total e vigência do estágio. Lembrando que todos os partícipes assinam o documento.
     
  • Termo Aditivo do Estágio (TA): sempre que ocorrer alterações no Termo de Compromisso de Estágio, como extensão da vigência do estágio, carga horária ou plano de atividades do aluno, será necessário que o Termo Aditivo seja emitido. O documento também deve ser assinado pela empresa e pelo aluno e depois encaminhado à Central de Carreiras para validação e arquivamento.
     
  • Convênio: é o documento jurídico que possibilita a realização de parceria entre a Unifor e a instituição concedente do estágio. Esse documento deve conter entre outras informações: nome do concedente, número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço da sede, nome do seu representante. Sugerimos usar o modelo do Convênio Unifor para dar agilidade neste processo. Vários termos de compromisso de estágio obrigatório e não obrigatório podem ser celebrados uma vez que o convênio esteja assinado pela empresa e Unifor.
     
  • Termo de Rescisão (TR): é o documento que indica a finalização do estágio antes da vigência indicada no Termo de Compromisso. A rescisão pode ocorrer por uma iniciativa do aluno ou da empresa. Neste documento é imprescindível que sejam informados: o período do estágio, data da rescisão, nome do aluno, matrícula, curso, nome da empresa e do seu representante. Deve ser assinado pelas partes e encaminhado à Unifor / Central de Carreiras para conhecimento e arquivamento.
     
  • Relatório de Atividades do Estágio (RA): é o documento no qual aluno e empresa indicam e avaliam a realização das atividades pelo estagiário. Deve ser preenchido e enviado à Unifor / Central de Carreiras a cada seis meses de estágio. Nele devem conter os dados da empresa concedente, do aluno e, principalmente, as informações relativas às atividades realizadas pelo discente e carga horária desempenhada na empresa. O Relatório de Atividades também será analisado e assinado pelo professor supervisor da Universidade.

Se a Unifor já possuir convênio com a empresa concedente de estágio, o aluno deve apenas trazer à Central de Carreiras ou enviar por email o Termo de Compromisso. Mas atenção: o Termo de Compromisso deve já estar assinado pelo aluno e empresa concedente. A Universidade é a última a realizar a assinatura.

Sim. A prática do estágio é regida pela Lei Nº 11.788 (de 25 de setembro de 2008). A Lei do Estágio indica a documentação necessária das partes envolvidas, bem como os direitos e deveres de cada um. Por exemplo, é obrigatória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação (que venha a ser acordada) por parte da empresa concedente, bem como auxílio-transporte nos casos de estágio não obrigatório. Ou ainda: a duração máxima do estágio permitida na mesma empresa concedente é de até 2 anos.

A Lei também oferece segurança para alunos e organizações concedentes de estágio, que passam a contar com um instrumento legal moderno e mais adequado à realidade atual do mercado de trabalho.

A Lei mantém o caráter pedagógico do estágio e a participação da instituição de ensino na definição e aprovação do plano de atividades do estudante em ambiente de trabalho. Confira aqui a lei na íntegra.

O estágio obrigatório é parte integrante da matriz curricular de um curso, sendo pré-requisito para aprovação e obtenção do diploma, conforme descrito no projeto pedagógico do curso. Já o estágio não obrigatório é uma opção a mais de aprendizado prático para os alunos.

Nos casos em que o aluno esteja em estágio não obrigatório e queira aproveitá-lo como estágio obrigatório, o mesmo deverá observar se as atividades estão de acordo com as exigidas pela disciplina de estágio obrigatório e se a vigência do estágio atual preenche a carga horária prevista pela disciplina. 

Após essa primeira análise, o aluno deve procurar o professor da disciplina de estágio obrigatório e obter seu parecer favorável. Em seguida, o estudante deverá preencher e assinar o termo aditivo para transformação da modalidade de estágio não obrigatório em obrigatório (ver modelo com o professor da disciplina ou baixe aqui) e pedir que seu professor envie o documento assinado à Central de Carreiras.

Para obter informações sobre os documentos necessários para o estágio obrigatório, o aluno deve buscar a coordenação de seu curso e/ou o professor orientador (supervisor) da referida disciplina.

  • Alunos do CCT: sala J-17 | Telefone (85) 3477.3261
  • Alunos do CCJ: sala Z-52 | Telefone (85) 3477.3035
  • Alunos do CCS: sala H01 | Telefone (85) 3477.3267
  • Alunos do CCG: sala R04 | Telefone (85) 3477.3192

Existem casos em que alunos, após a conclusão do estágio obrigatório, recebem convite para realizar estágio não obrigatório na mesma empresa. Nesses casos, o aluno deverá enviar à Central de Carreiras o Termo de Compromisso de estágio não obrigatório (ver modelo aqui) preenchido e assinado por ele e pela empresa em questão. Mas atenção: a duração total do período de estágio (obrigatório + não obrigatório) não poderá exceder dois anos na mesma empresa.

Sim, mas atenção: a Lei de Estágio indica que o limite da carga horária semanal em atividades de estágio é de 30 horas. Então, por exemplo, se o aluno tiver um estágio de segunda a sexta-feira com carga horária de 4 horas diárias, o que totaliza 20 horas semanais, ele poderá também estagiar em outra empresa de segunda a sexta-feira com carga horária de 2 horas diárias, computando 10 horas semanais. Assim, a soma da carga horária de ambos os estágios ficará dentro do limite de 30 horas semanais.

A Central de Carreiras e Egressos da Universidade de Fortaleza realiza seus atendimentos de forma presencial ou virtual. Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Ficamos no segundo andar do Centro de Convivência. Nossos contatos são:  (85) 3477.3142. WhatsApp: (85) 99249.5956. Email: estagio@unifor.br.
 

Essa é uma ótima notícia! A divulgação do estágio deve ser feita pelo e-mail vagaestagio@unifor.br. Importante salientar que precisamos receber da empresa as seguintes informações:

  • Nome da empresa e CNPJ
  • Local do estágio ou emprego
  • Requisitos de candidatura (curso, semestre, habilidades, conhecimentos)
  • Atividades que serão realizadas pelo estagiário
  • Benefícios (bolsa + vale transporte)
  • Carga horária semanal

A empresa tem ainda a opção de se cadastrar na plataforma Unifor Carreiras sem ônus e divulgar suas vagas diretamente no sistema. A outra vantagem ao se cadastrar na plataforma é poder visualizar o banco de currículos já apensados pelos alunos interessados a se candidatarem a uma vaga.

A empresa pode celebrar convênio com a Unifor concomitantemente à divulgação da vaga. Ou se preferir, após encontrar candidatos para suas vagas, celebrar o convênio em paralelo à assinatura dos Termos de Compromisso de estágio.

É simples! Basta enviar e-mail para estagio@unifor.br indicando seu nome completo, curso e matrícula. Você receberá uma resposta com link para redefinir sua senha. Dica: sua senha deve conter números e letras, sendo pelo menos uma delas maiúscula. Seu login (usuário) será sempre seu CPF.

Caso nunca tenha entrado na plataforma, basta indicar isso no email e seguir os mesmos passos.

Não se preocupe. Estamos trabalhando com muita dedicação e afinco para melhor lhe atender. Confira nossos prazos:

  • Termo de Compromisso, Termo de Rescisão, Termo Aditivo e Segunda vias: até 2 dias úteis;
  • Convênio e Relatório de Atividades: até 5 dias úteis.

  • Atendimento a alunos de graduação e pós-graduação acerca das questões de estágio.
     
  • Gestão de documentos relacionados a estágios não obrigatórios (Termo de Compromisso, Aditivo, Rescisão e Relatório de Atividades). A gestão de documentos dos estágios obrigatórios fica a cargo das coordenações de cursos e a Central entra como parceira. O acompanhamento dos estágios também acontece por meio dessa parceria.
     
  • Orientação curricular - serviço de orientação para elaboração e/ou análise do seu currículo. Deve ser agendado por meio da plataforma Unifor Carreiras
     
  • Planejamento de carreira - serviço de orientação para planejamento e autogestão de sua carreira profissional. Deve ser agendado por meio da plataforma Unifor Carreiras.
     
  • Atendimento e relacionamento com empresas parceiras acerca das questões de estágio. Inclui prospecção e divulgação de vagas.
     
  • Prospecção de novas empresas parceiras para ampliação de oportunidades de estágio e emprego para alunos e egressos da Unifor. 
     

É fácil! Basta solicitar a segunda via (presencialmente ou por e-mail: estagio@unifor.br), indicando nome completo, matrícula, nome da empresa e o período de início do estágio.

O currículo é um documento importante. Ele é sua apresentação à empresa concedente do estágio ou emprego e deve mostrar dados relativos ao curso que você está realizando na Universidade, indicando seus conhecimentos e habilidades. Abaixo você confere algumas dicas:

1) Seja breve: seu currículo deve conter, no máximo, duas páginas.

2) Objetivo: deixe claro o seu objetivo profissional – o que você quer vem logo depois de quem você é.

3) Resumo profissional: apresente uma síntese de suas competências e habilidades interpessoais e profissionais.

4) Formação acadêmica: liste o curso de graduação e os cursos de formação complementar sempre do mais recente para o mais antigo, com data de início e término, ou previsão de término (nesses casos, coloque simplesmente a palavra “cursando”). Coloque também palestras e seminários dos quais tenha participado.

5) Idiomas: liste os idiomas que você tem algum conhecimento e, principalmente, indique seu nível (leitura, escrita e fala) em cada um deles.

6) Informações adicionais: cite habilidades específicas, como conhecimento de linguagens de programação, libras, etc.

Você também tem a opção de solicitar uma sessão de orientação curricular para a psicóloga da Central de Carreiras e Egressos. O agendamento da sessão deve ocorrer  por meio da plataforma Unifor Carreiras.
 

A Universidade de Fortaleza adquiriu, desde 2018, a maior plataforma de gestão de carreiras do mundo. O Unifor Carreiras conecta alunos a empresas e vice-versa, possibilitando a visualização e candidatura de vagas pelos estudantes e permitindo que as organizações publiquem suas oportunidades de estágio e emprego. Há também a possibilidade de acessar conteúdos exclusivos relativos a empregabilidade, incluindo eventos.

É simples! Acesse o site carreiras.unifor.br. O seu usuário (login) será o número de seu CPF e sua senha deverá ser configurada no primeiro acesso através do e-mail cadastrado na Biblioteca.

1) Após realizar login na plataforma Unifor Carreiras, clique em OPORTUNIDADES e, em seguida, clique em VAGAS.

2) Selecione a vaga do seu interesse, leia a descrição e requisitos publicados pela empresa concedente.

3) Caso a empresa tenha publicado alguma pergunta, proceda com sua resposta. Neste passo, você pode anexar uma carta de apresentação, caso julgue necessário.

4) Clique em CANDIDATAR-SE. Seu currículo será enviado automaticamente à empresa que divulgou a vaga ou você deverá enviar seu CV para o email indicado. Há também a possibilidade de acessar um link específico para aquela seleção em questão. As opções variam conforme a configuração do processo de seleção feito pela empresa, que realiza a triagem dos currículos recebidos e entra em contato com aqueles candidatos que atendam ao perfil da vaga.

Fique atento aos passos indicados pela empresa para cada processo seletivo.
 

Informações para contato

Central de Carreiras e Egressos

  • Fone de contato: (85) 3477-3142 e (85) 99249-5956 (WhatsApp)
  • E-mail de contato: estagio@unifor.br
  • Endereço de contato: Centro de Convivência, 1º andar | Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8 às 18h. Atendimento Virtual: Whatsapp e E-mail.