null Bipomarço: iniciativa desmistifica estigmas sobre o Transtorno Bipolar

Bipomarço: iniciativa desmistifica estigmas sobre o Transtorno Bipolar

O evento acontecerá de 2 a 31 de março, em oito locais de Fortaleza, incluindo a Unifor.

Jelena Chagas é aluna do curso de Medicina da Unifor e uma das organizadoras do Bipomarço

O evento Bipomarço, que acontecerá durante todo o mês de março em diversas instituições em Fortaleza, objetiva disseminar conhecimento sobre o Transtorno Bipolar por meio de palestras, cursos e ações sociais. Na Universidade de Fortaleza, acontecerão palestras sobre o tema nos dias 5 e 26 de março de 2020. A iniciativa é do Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos (GETA), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jelena Chagas, aluna do 7º semestre do curso de Medicina da Unifor e membro do GETA, comenta que o grupo de estudos já funciona há 15 anos. “O GETA é vinculado ao Hospital Universitário Walter Cantídio. Prestamos atendimento no ambulatório de Psiquiatria às quartas-feiras à tarde, para pacientes com transtorno bipolar. Além disso, organizamos eventos sobre o tema”, explica Jelena.

A aluna destaca ainda que o propósito do Bipomarço é quebrar estigmas que envolvem o transtorno bipolar. “Escolhemos o mês de março em homenagem ao pintor Vincent Van Gogh, postumamente diagnosticado como possível portador da doença. Estima-se que em Fortaleza existe em torno de 30 mil pessoas com transtorno bipolar”, complementa Jelena.

O curso está em sua quinta edição e é totalmente gratuito. As palestras terão duração de aproximadamente duas horas cada e ocorrerão às 19h. “Em todas as nossas edições, temos a demanda em atingir o maior número de universidades possíveis a fim de abranger toda a Fortaleza. Nesse semestre, trouxemos o Bipomarço para a Unifor. Todas as edições tentamos fazer em locais diferentes para atingir o máximo de pessoas possíveis”, destaca Jelena.

As ligas dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade de Fortaleza também participarão do evento: Liga de Infectologia (Lici), Liga de Atenção Primária à Saúde (LIAPS) e Liga Acadêmica de Promoção à Saúde (LAPS)

As inscrições e demais informações sobre como participar do curso serão divulgadas em breve no perfil do Instagram do GETA. Os interessados que optarem por comparecer a 75% das palestras em Fortaleza ganham certificação de 40 horas. Na Universidade de Fortaleza, a palestra do dia 5 de março ocorrerá no auditório do Teatro Celina Queiroz. No dia 26, ocorrerá no auditório do bloco H, na sala H85.

Debater sobre o Transtorno Bipolar contribui diretamente para a qualidade de vida dos pacientes portadores, segundo Jelena. “Acreditamos que, levantando a bandeira de saúde mental, conseguiremos inserir mais pacientes na sociedade. Além disso, no Ceará temos poucos investimentos na área da saúde mental. Falando sobre o tema, estamos contribuindo para a qualidade de vida não apenas dos pacientes com TB, mas também para aqueles que apresentam algum transtorno mental em geral”, enfatiza Jelena.

Programação do Bipomarço

• 02/03/20 - Abertura e lançamento do 4º livro do GETA sobre o Transtorno Bipolar
    Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)
  • 05/03/20 - Sexualidade no Transtorno Bipolar
    Local: Universidade de Fortaleza, auditório do Teatro Celina Queiroz, localizado no bloco T
  • 07/03/20  - Juazeiro do Norte
  • 09/03/20 - Transtorno Bipolar e abuso de substâncias psicoativas
    Local: Faculdade Maurício de Nassau
  • 12/03/20  - Psicodiagnóstico no Transtorno Bipolar
    Local: Centro Universitário Christus
  • 14/03/20  - Sobral
  • 16/03/20 - Suicídio no Transtorno Bipolar
    Local: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • 17/03/20  - Psicoeducação no Transtorno Bipolar
    Local: Estácio
  • 18/03/20  - Transtorno Bipolar e transtorno esquizoafetivo
    Local: Estácio
  • 24/03/20 - O apoio familiar no Transtorno Bipolar
    Local: Centro Universitário 7 de setembro
  • 26/03/20  - Transtorno Bipolar e alimentação neuroprotetora
    Local: Universidade de Fortaleza, auditório no bloco H, sala H85
  • 31/03/20  - ECT no Transtorno Bipolar
    Local: Centro Universitário Christus

A abertura e as palestras nas instituições de ensino superior terão início às 19 horas, com exceção do campus da UFC no Porangabuçu.

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.