null Cine Diálogos Virtuais promove debate com a cineasta Beth Formaggini

Cine Diálogos Virtuais promove debate com a cineasta Beth Formaggini

Momento acontece nesta sexta-feira, 6 de março, na Universidade de Fortaleza.

Beth Formaggini tem vasta experiência no cinema documental. (Foto: Reprodução/Canal Curta!)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza promove nesta sexta-feira, 6 de março, a quarta edição do projeto Cine Diálogos Virtuais, com a cineasta Beth Formaggini. Seu documentário, “Pastor Cláudio”, será exibido a partir das 19h, na sala A da Videoteca (1º andar do Centro de Convivência). Após a sessão, acontece o debate virtual com a diretora.

Beth Formaggini é uma das mais importantes documentaristas brasileiras. Cineasta, produtora e pesquisadora, dirigiu filmes como “Uma família ilustre” (2015, vencedor de 11 prêmios), “Xingu Cariri Caruaru Carioca” (2015, vencedor de 6 prêmios), “Cidades invisíveis” (2009), “Memórias para uso diário” (eleito melhor filme pelo júri popular do Festival do Rio 2007), Nobreza popular (2003) e Pontos de Vista (1995), entre outros.

Mineira radicada no Rio de Janeiro, depois de graduar-se em História pela Universidade Federal Fluminense, especializou-se em documentário na Universidade de Roma, na Itália. Como produtora e pesquisadora, Formaggini colaborou com o cineasta Eduardo Coutinho nos filmes “Babilônia 2000” (1999), “Edifício Master” (2002) e “Peões” (2004). Foi presidente da seção Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Documentaristas.

Seu longa-metragem “Pastor Cláudio” documenta a conversa entre o psicólogo Eduardo Passos, ativista dos Direitos Humanos, e o pastor Cláudio Guerra, ex-delegado responsável por mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres durante a ditadura civil-militar de 1964. A obra ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Vitória 2018 e participou de festivais no Brasil, França, Cuba, Uruguai e Equador, dentre eles o Festival do Rio e Festival de Havana.

Cine Diálogos Virtuais

Espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica, o projeto conecta alunos e realizadores para a troca de ideias. O projeto, que já recebeu cineastas como Eliane Caffé, Tyrell Spencer e Marília Rocha, ocorre no âmbito da disciplina “Cine Experiência III”, ministrada pelo professor Márcio Câmara, que inicia os alunos na experiência do documentário.

Cine Diálogos Virtuais com Beth Formaggini
Data: 6 de março de 2020 (sexta-feira)
Local: Videoteca A (1º andar do Centro de Convivência)

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.