angle-left Cine Diálogos Virtuais realiza live com premiados da Mostra “Cenas de Quarentena”

Cine Diálogos Virtuais realiza live com premiados da Mostra “Cenas de Quarentena”

Bate-papo com Daniel Sobral, Rebeca Girão e Dinorá Melo acontece nesta segunda-feira, 20 de julho, com transmissão aberta ao público


Cenas do filme
Cenas do filme "Nada", dirigido por Daniel Sobral (Foto: Divulgação)

Daniel Sobral, Rebeca Girão e Dinorá Melo, premiados da Mostra Unifor Cenas de Quarentena, participam do projeto Cine Diálogos Virtuais, nesta segunda-feira, 20 de julho, às 17h30.

A conversa, promovida pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e pela TV Unifor, terá transmissão aberta ao público pela TV Unifor (181 da NET), pelo canal da televisão universitária no Youtube e pelo Instagram da primeira graduação em Cinema do Ceará.

De 1º a 15 de julho, os onze filmes selecionados para a Mostra Unifor Cenas de Quarentena foram submetidos à votação popular. As três produções com mais likes foram premiadas: “Nada” (Dir. Daniel Sobral), com 612 likes;“Aniversário de um ano”, (Dir. Rebeca Girão), 597 likes e “Angústia” (Dir. Dinorá Melo), com  550.

Com mediação do professor Max Eluard, produtor independente e diretor da TV Unifor, o bate-papo será em torno dos diálogos e processos artísticos dos três filmes premiados.

Processos artísticos

Segundo Daniel Sobral, o curta-metragem “Nada” registra os momentos observados pelas janelas do seu apartamento. “Mesmo com a maioria das pessoas em quarentena, percebi que ainda havia uma grande movimentação pela avenida. Era recorrente ouvir barulhos de sirenes, motos de entregadores, construções, pessoas que eram contra a ideia da quarentena e queriam chamar a atenção”, conta.

Quando Rebeca Girão era criança, rasgava as poucas fotos de família. Ela adorava a sensação do papel fotográfico dilacerando. Um dia, sua avó as escondeu. Agora, com 20 anos, ela passou a investigar sua infância: pediu as fotos de volta e achou a usada no filme “Aniversário de um ano”. “É uma história engraçada. Eu, no meu aniversário de um ano, aprendendo a andar. É um filme bastante irregular e caseiro. Fazê-lo ajudou a me conhecer melhor e curar algumas inseguranças”, diz.

Em “Angústia”, Dinorá Melo combina os áudios de amigos e parentes sobre as diversas percepções diante do mundo com as imagens da sua realidade. “O curta procura explorar cada uma dessas dimensões e a vivência de pessoas durante a quarentena”, conta. Segundo Dinorá, os áudios, contados por meio de conversas nas mídias sociais, “são a forma mais íntima de contato com as pessoas queridas sob o contexto de isolamento social”.

Mostra “Cenas de Quarentena”

Parceria entre o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e a TV Unifor, a mostra reúne a expressão artística de estudantes - de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da instituição - durante o período de isolamento social. Os curtas-metragens caseiros têm até três minutos de duração e estão disponíveis no canal da TV Unifor no Youtube.

Idealizada e produzida por Leão Neto, realizador audiovisual e graduando em Cinema e Audiovisual pela Unifor, a mostra somou mais de 13 mil visualizações e mais de 2500 likes até 15 de julho no canal da TV Unifor no Youtube.

Com mais de quarenta filmes inscritos, a comissão de seleção foi composta pelos cineastas, pesquisadores e docentes Lis Paim e Marcelo Müller; Max Eluard, produtor, professor e diretor da TV Unifor; e as egressas do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Bárbara Cariry e Emilly Guilherme, ambas realizadoras e produtoras em audiovisual.

Serviço

Cine Diálogos Virtuais

Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e TV Unifor

Conversa com premiados da Mostra Unifor Cenas de Quarentena

Daniel Sobral, Rebeca Girão e Dinorá Melo

20 de julho de 2020 (segunda-feira), às 17h30

Transmissão aberta ao públicoTV Unifor (181 da NET) | youtube.com/tvunifor | instagram.com/cinemaunifor

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.