null Curso de Medicina realiza cerimônia do interno no dia 6 de dezembro

Curso de Medicina realiza cerimônia do interno no dia 6 de dezembro

A ocasião marca o início de uma nova etapa na vida acadêmica dos estudantes da graduação de medicina

A realização da Cerimônia do Interno marca uma nova etapa na vida acadêmica dos estudantes, que passarão a exercer a profissão dentro de instituições de saúde pública de Fortaleza. Foto: Ares Soares.

O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza realiza, no dia 6 de Dezembro, a Cerimônia do Interno, que neste semestre acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará às 19h.

Depois dos alunos terem passado os quatro primeiros anos do curso aprendendo sobre a profissão nas salas de aula, nos laboratórios e no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), agora a realização da Cerimônia do Interno marca uma nova etapa na vida acadêmica dos estudantes, que passarão a exercer a profissão dentro de instituições de saúde pública de Fortaleza.

Para Sílvia Melo, coordenadora do curso de medicina da Universidade de Fortaleza, este é o momento dos alunos conquistarem uma maior autonomia e terem uma relação mais próxima com os pacientes.

“Aqui no curso nós prezamos muito não só pela cerimônia, mas pela oportunidade de refletir sobre a importância dos valores que uma pessoa precisa conquistar para exercer a sua profissão. O significado da cerimônia está relacionado a essa mudança, uma evolução, mais uma etapa que eles conseguiram galgar. Esse momento para nós professores é muito gratificante, porque o motivo de estarmos aqui são os alunos, a formação deles e a assistência que eles vão prestar futuramente aos pacientes e a população. Ser professor é uma oportunidade de contribuir na construção dessa carreira, e a gente poder ver a alegria e o crescimento deles, isso faz a gente ficar muito feliz”, relata emocionada a professora.

A cerimônia do Interno leva este nome porque o internato corresponde ao período dos dois últimos anos da graduação do curso de Medicina, na qual o estudante realiza o estágio curricular em entidades da área de saúde, com o objetivo de aprimorar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Na ocasião, os estudantes são recepcionados pela comunidade acadêmica, familiares e por representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM).

“A gente faz parte desse crescimento acadêmico, mas acompanhamos também o crescimento deles como pessoa. Poder ver aquele menino que entrou aqui com 17 anos, se tornando um homem super cortês é realmente gratificante. Ficamos lisonjeadas de fazer parte disso, porque educação é um engajamento muito grande dentro de um processo de transformação contínua”, declara Kelly Maia, professora do curso de medicina e organizadora da cerimônia.

Para Yuri Rabelo, estudante do oitavo semestre do curso de medicina, a expectativa para a Cerimônia do Interno é grande. Para ele, toda mudança de ciclo é algo que pode ser apavorante, mas também muito gratificante.

“É um momento que para toda a turma significa a conclusão de mais uma etapa dessa nossa longa caminhada de 6 anos. Onde a ansiedade está a mil para que possamos finalmente ter mais autonomia e mais contato em práticas hospitalares. A cerimônia tem momento simbólico no qual tudo aquilo que realizamos e passamos durante os primeiros 4 anos de estudo mais teórico é recompensado com o simples fato de nossos padrinhos de cerimônia colocarem um estetoscópio no nosso pescoço e, com esse ato, estarem passando junto à ele toda a confiança depositada na gente para que possamos dar início a mais um ciclo,” afirma o estudante.

Cerimônia do Interno Turma 2019.2
Data:
6 de Dezembro de 2019
Local: Assembleia Legislativa do Ceará

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.