null Max Eluard ministra Oficina de Formatação de Projetos para o Edital Ceará de Cinema e Vídeo

Interessados devem realizar suas inscrições online até 3 de novembro.

Max Eluard coordenou o DocTV Brasil e a execução da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas do Fundo Setorial Audiovisual da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Foto: Ares Soares.

O Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza abre vagas para a Oficina de Formatação de Projetos para o Edital Ceará de Cinema e Vídeo, com Max Eluard - professor da graduação, diretor da TV Unifor e um dos mais experientes produtores executivos do país. As aulas ocorrem nos dias 5, 6, 7, 8, 11, 12, 13 e 14 de novembro, das 14h às 17h, na instituição. Gratuita e aberta ao público, a oficina conta com 30 vagas (15 internas e 15 externas) com inscrições online até 3 de novembro.

A atividade integra o projeto Storyboard – Programa de Desenvolvimento de Carreiras, que tem o objetivo de aprofundar as conexões entre a experiência acadêmica e o mercado audiovisual por meio de oficinas, mentorias, debates e encontros com profissionais.

Max Eluard, produtor de “Sol Alegria” (Dir. Tavinho Teixeira, 2018) e “Nova Dubai” (Dir. Gustavo Vinagre, 2014) - filmes que estão na retrospectiva do cinema brasileiro da Viennale (Áustria), um dos principais festivais de cinema autoral do mundo -, realizará uma orientação sobre a formatação de projetos para a categoria de “Produção” do XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo, lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) no último dia 15 de outubro.

O edital, que nesta edição conta com recursos exclusivos da Secult, disponibiliza linhas de fomento para quatro eixos da cadeia produtiva do audiovisual cearense: produção, difusão, formação em audiovisual e desenvolvimento de projeto audiovisual. O XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo fica em Consulta Pública até 17 de novembro; e as inscrições para o Edital seguem abertas de 18 de novembro a 17 de dezembro.

A coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, Bete Jaguaribe, esclarece que o programa de oficinas do Projeto StoryBoard Carreiras responde aos interesses dos alunos e à dinâmica do campo cultural. “Pensar a escritura de um projeto para atender as demandas de um edital público é um desafio para os jovens realizadores. A ideia é criarmos um ambiente de exercícios práticos, com o objetivo de prepararmos nossos alunos para enfrentar essas possibilidades de trabalho” , enfatiza a professora.

Sobre Max Eluard

Após a graduação em Comunicação Social - Radialismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Max Eluard iniciou sua trajetória na TV Cultura de São Paulo, em 1998, como produtor executivo do Núcleo de Documentários. Lá, produziu mais de 30 episódios da série “Caminhos e Parcerias”, dirigida pela jornalista Neide Duarte. Também produziu documentários de Paulo Markun e Washington Novaes. Em 2005, assumiu a coordenação executiva da primeira edição do Programa DOCTV Latinoamérica, política pública voltada à produção de documentários exibidos nas TVs Públicas de 14 países. Logo mais, em 2007, assumiu a coordenação executiva da quarta edição do Programa DOCTV Brasil.

A partir de 2010, Eluard passa a se dedicar à produção por meio da Avoa Filmes, sua empresa produtora, tendo desde então produzido sete  longas-metragens (Sol Alegria, O Pequeno Mal, Fôlego, Banco Imobiliário, Sinfonia da Necrópole, Nova Dubai e Pulsações) e cerca de 20 curtas de realizadores como Juliana Rojas, Gustavo Vinagre e Miguel Antunes Ramos. Filmes exibidos e premiados em importantes festivais de cinema como a Semana da Crítica do Festival de Cannes, Rotterdam, Torino, Havana, FIDMarseille, Mar del Plata, BAFICI, Art of the Real – NY, Brasília, Tiradentes, Festival do Rio, Gramado, Mostra de SP, Janela do Recife.

Eluard volta à gestão pública em 2014 para coordenar a execução da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual. Em paralelo, acumulou experiência em ações de formação, como as Oficinas DOCTV, as Oficinas para Formatação de Projetos da Linha de TVs Públicas e consultorias em laboratórios de cinema, além de ter ministrado aulas para alunos da Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba, da Academia Internacional de Filmes de São Paulo, da Escola Inspiratorium de Cinema, em São Paulo, e da Universidade de Fortaleza. Atualmente, além da sua atuação na Avoa Filmes, é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e Diretor da TV Unifor.

Storyboard Carreiras

No universo da criação audiovisual, o storyboard é utilizado como um instrumento de planejamento visual do filme a ser realizado. Ele orienta uma narrativa a ser desenvolvida, ou seja, é um guia de um processo de realização. Pensando nisso, o Storyboard – Programa de Desenvolvimento de Carreiras tem como principal intuito desenvolver as trajetórias profissionais dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Essa construção é potencializada por meio de um programa de atividades, que envolvem masterclass, oficinas, cursos, debates, experiências de realização e construção de redes colaborativas.

Oficina de Formatação de Projetos para o Edital Ceará Cinema e Vídeo - com Max Eluard
Período: 5, 6, 7, 8, 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2019
Local: Labomídia (sala Q-28)
Carga horária: 24 horas
Vagas: 30 (15 internas e 15 externas)
Inscrições online (até dia 3 de novembro de 2019)

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.