null Alunos da Graduação Tecnológica em Eventos da Unifor realizam a 5ª edição do Bem-Vindo

Evento deve reunir mais de 2.000 pessoas entre os dias 19 e 24 de novembro. Na programação, rodas de conversas, oficinas, exposições e shows artísticos

A programação do evento inclui exposições e oficinas. Foto: Ares Soares.

A Graduação Tecnológica em Eventos da Universidade de Fortaleza (Unifor) realizará, no período de 19 a 24 de novembro, a 5ª edição da Semana de Hospitalidade e Lazer, denominada Bem-Vindo! A atração multicultural, que acontece anualmente, já faz parte do calendário acadêmico da instituição e tem como objetivo debater sobre temas atuais do setor de hospitalidade.

O evento, que é organizado pelos alunos da Graduação sob a coordenação dos professores do curso, acontece no Campus da Unifor e reúne uma série de atividades voltadas para alunos dos ensinos médio e superior, bem como profissionais e interessados no setor de hospitalidade, com foco na promoção do intercâmbio científico e cultural produzido na instituição.

Este ano, a 5ª edição do Bem-Vindo traz como tema “Arte e Cultura Cearense”, a fim de apresentar e desmistificar as várias linguagens/ vertentes e expressões que formatam o patrimônio material e imaterial do Ceará. Ao longo de uma semana, o evento apresentará uma vasta programação que inclui exposições, rodas de conversa, mostra de cinema, oficinas temáticas e apresentações artísticas locais, além das feiras gastronômica, literária, de artesanato e de moda alternativa autoral cearense.

O evento também contará com um elenco de profissionais produtores da área de fomento à cultura e empresários de renome local e nacional, a ideia é promover um encontro múltiplo, que possa agregar conhecimento e experiência para quem participa.

No primeiro dia do evento, 19 de novembro (segunda-feira), teremos a abertura da exposição “Sonhos e Cores” do artista Dudu Moreira, no Bloco K, além das Feiras de Cordel, no Caramanchão do Bloco D, e de Artesanato Cearense no Centro de Convivência.  A Feira de Artesanato da Associação Giro Social é uma criação da ONG Tear Comunitário. O Giro Social é uma associação de grupos de economia solidária e artesões, criada em 2012.

No dia 20 de novembro (terça-feira), acontecerá o lançamento do documentário do Projeto Pau De Arara 2018, às 20h30, na Praça entre os Blocos Q e R.

Um dos destaques desta edição é a participação dos Secretários da Cultura do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza, Fabiano Piúba e Gilvan Paiva, num bate-papo sobre o panorama cultural, que acontecerá no dia 23 de novembro, às 9h, na Área Verde.

Este dia também será preenchido com diversas atrações multiculturais com a participação da apresentação da Orquestra Sanfônica da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz e a oficina do cordelista Klévisson Viana, na Área Verde. Na sequência deste mesmo dia, celebraremos a economia criativa com a Feira Alternativa "La Grue", no Centro de Convivência.

São 4 anos de história e mais de 15 stands distribuídos entre moda, decoração e design, com marcas selecionadas a dedo, incríveis e exclusivas pra quem tem bom gosto e não se contenta com a moda que o mercado convencional oferece. A La Grue chega para movimentar o mercado autoral e escancarar a criatividade do povo cearense, com muita diversão e energia.

Já no dia 24 de novembro é o momento de resgatarmos os sabores e vivenciarmos o melhor da gastronomia cearense com a aula-show do Chef Maurício Pagueti, e participação dos alunos da Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco. As degustações acontecem na Área Verde.

Nesta edição, o Bem-Vindo, em parceria com o Curso de Administração da Unifor, fomenta a ação social de solidariedade, com a arrecadação de leite em prol do Iprede. A iniciativa se estende por todo o Campus da Unifor e visa arrecadar uma tonelada de leite.

Para a coordenadora do curso de Eventos da Unifor, Profa. Milena Auip, são muitos os motivos que impulsionam a realização do Bem-Vindo. “O estímulo a partir da troca de conhecimento entre os alunos gera habilidades e competências para a execução de um dos grandes eventos de sucesso da academia. Eles aprendem as concepções gerais de uma produção, desde o projeto, planejamento, comunicação, execução, e trocam entre si na prática o que aprendem desde o primeiro semestre em sala de aula. O evento proporciona uma programação diversa, criada pelos próprios alunos, com a circulação e promoção de atividades culturais dentro da própria universidade”, afirma a professora.

O Bem-Vindo Unifor te convida para uma viagem pelos diferentes tipos de expressões e linguagens culturais; são mais de 20 ações dentro de 6 dias de evento.

Clique aqui para conferir a programação completa.

5º Bem-Vindo Unifor
Local: Universidade de Fortaleza