DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS E QUESTÕES FINANCEIRAS

 

REMATRÍCULA - BOLSAS, PENDÊNCIAS E RENOVAÇÃO

Sim, a Universidade manterá descontos durante o período de pandemia. Será concedido 20% de descontos nas mensalidades.

Os alunos receberão um e-mail informando quando o seu termo de confissão de dívida estará disponível para aceite e assinatura, de forma virtual, no seu acesso ao Portal do Parcelamento.

Ele deverá gerar o boleto das suas mensalidades e realizar o pagamento na rede bancária. Os boletos dos meses 03, 04, 05 e 06 estarão liberados, com vencimento 15/07. Mesmo após essa data, os boletos poderão ser pagos, sem multas e juros, sem a necessidade de uma nova alteração de vencimento. Caso o aluno queira efetuar o pagamento no cartão de crédito ou cheque deverá comparecer à Unifor (Tesouraria) no horário 08:00 às 17:00 hrs.

Em caso de débito(s) de mensalidade(s) do semestre 20.1 ou anterior, o aluno deverá gerar o boleto das suas mensalidades e realizar o pagamento na rede bancária. Os boletos dos meses 03, 04, 05 e 06 estarão liberados, com vencimento para 15/07. Mesmo após essa data, os boletos poderão ser pagos, sem multas e juros, sem a necessidade de uma nova alteração de vencimento. Caso o aluno queira efetuar o pagamento no cartão de crédito ou cheque, ele deverá comparecer à Unifor (Tesouraria) no horário das 8h às 17h.

A coordenação do curso deverá comunicar aos alunos agraciados com o benefício e os descontos serão aplicados automaticamente nos boletos antes do vencimento da mensalidade de agosto de 2020.

Possuir média do semestre anterior igual ou maior que 9 (nove) - não considerando disciplinas que foram aproveitadas. Deverá ter cursado pelo menos 16 (dezesseis) créditos e não possuir reprovação.

Quando escolher as disciplinas que foram trancadas, o sistema irá desconsiderar esses valores. Como as duas primeiras mensalidades são 3 créditos cada, o valor que será referente às disciplinas trancadas serão isentos nas mensalidades futuras. Caso o aluno tenha trancado todas as disciplinas, a matrícula estará liberada sem o pagamento.

Após a confirmação da inscrição no financiamento e abertura do respectivo processo, na Central de Atendimento, a matrícula será liberada.

Para realização da matrícula, o semestre anterior deverá estar quitado ou negociado. Com isso, o boleto de matrícula será liberado com seus respectivos benefícios.

TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS

O trancamento de disciplinas pode ser solicitado diretamente no UNIFOR ON LINE na opção: Serviços > Meus pedidos.

De acordo com o calendário letivo, disponível no UNIFOR ONLINE, o prazo para a solicitação de trancamento ocorre até 30 de junho de 2020.

O trancamento de disciplinas não exclui o compromisso financeiro contratado para o semestre vigente. Dessa forma, os pagamentos das parcelas referentes ao semestre 2020.1 permanecem.

A exclusão de disciplinas sem ônus financeiro pode ser realizada durante o período de matrículas. Após o encerramento deste período, o trancamento passa a ser feito somente sobre o histórico escolar, conforme normativos da universidade.

Diante do cenário de desafios que enfrentamos em 2020.1, em função da pandemia do novo coronavírus, entendemos que nem todos se adaptam às plataformas virtuais. Por este motivo, os alunos que trancarem a disciplina em 2020.1 terão direito a cursar as disciplinas trancadas de forma gratuita em 2020.2

De acordo com o Artigo 4° da Resolução Nº R 20/05, o aluno poderá requerer trancamento de uma ou mais disciplinas, desde que o aluno não esteja reprovado, ou que não tenha transcorrido mais de 75% (setenta e cinco) do período letivo.

Em função disso, caso esteja com reprovação, não será possível solicitar o trancamento da disciplina.

A solicitação de trancamento de disciplina gera taxa de R$ 28,00 (vinte e oito reais), que para 2020.1 está isenta.

Aguarde que em breve vai atualizar a exclusão de pagamento no sistema, para concluir sua solicitação de trancamento.

Esse campo não é obrigatório. Você consegue prosseguir com sua solicitação de trancamento, sem precisar anexar documentos.

Alunos FIES podem requerer o trancamento das disciplinas em 2020.1 e cursar em 2020.2 as mesmas disciplinas, com crédito em sua semestralidade.

FINANCEIRO

Seus boletos estão disponíveis no UNIFOR ONLINE, clicando no menu Financeiro > Extrato

Você pode alterar seu vencimento, sem multa e juros em até trinta dias após vencimento, acessando seu UNIFOR ONLINE com senha e matrícula (sete primeiros números) e clicando no campo Financeiro > Liberação de multa/juros > em seguida clique na parcela atrasada > Escolha nova data > Clique em validar > em seguida clique em alterar.

Lembramos que o sistema só permite a retirada de multas e juros com parcelas vencidas até 30 dias.

Para visualizar e imprimir o boleto sem os juros, clique no campo Financeiro > Extrato.

A Declaração de pagamentos está disponível no seu UNIFOR ONLINE, clicando na opção Financeiro > Declaração.

Seu contrato educacional está disponível no UNIFOR ONLINE, clicando na opção Financeiro > Declaração.

Os descontos referentes aos meses de abril e maio serão aplicados na semestralidade de 2020.2, para alunos FIES.

Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o seguro cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente. Além disso, oferta ainda o reembolso de despesas médicas hospitalares em caso de acidentes, sendo ele o próprio responsável financeiro ou não. As dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: segurounifor@qhcorretora.com.br

Caso sua situação financeira atual não se encaixe na cobertura do seguro, o aluno ainda pode comparecer na nossa negociação financeira, após o período de suspensão de aulas presenciais, que ofertaremos opções de parcelamento, avaliação de multa e juros e, certamente juntos, encontraremos uma solução para você.

Em casos de antecipação de pagamentos no semestre 2020.1, será gerado um crédito para 2020.2. Caso seja concludente, poderá solicitar restituição quando as atividades presenciais retornarem.