Financiamentos | Parcelamento Fies | P-Fies | PEX

aluna estudante em área verde da Unifor

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Os critérios de seleção são definidos pelo MEC a cada processo seletivo. Estes critérios são impessoais e transparentes, e levam em consideração o perfil socioeconômico e a nota do ENEM dos candidatos.

 

Processo Seletivo Fies

O novo FIES entrou em vigor no primeiro semestre de 2018, sendo que, para poder concorrer a uma vaga, o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos: ter feito uma das edições do ENEM a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

É necessário que a renda familiar mensal per capita seja de até 3 salários mínimos na modalidade do FIES. Não será aceito quem já esteja estudando pelo FIES. Além disso, é vedada a participação daqueles que ainda não quitaram o financiamento de um contrato do programa.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do FIES Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento “FIES”, o estudante deverá complementar as informações de sua inscrição e, posteriormente, a contratação do financiamento.

As vagas para o FIES são limitadas pelo MEC.

Confira abaixo os cursos solicitados pela UNIFOR no Termo de Adesão em 2º/2020

Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG)

Administração (manhã e noite), Ciências Contábeis (manhã e noite), Ciências Econômicas (noite), Comércio Exterior (noite), Com. Social-Publicidade e Propaganda (manhã), Jornalismo (manhã), Cinema e Audiovisual (noite), Design de Moda (manhã) e Marketing (noite).


Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)

Direito (manhã e noite).


Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Educação Física - Bacharelado (manhã), Educação Física-Licenciatura (manhã), Enfermagem (manhã e tarde), Farmácia (manhã), Fisioterapia (integral), Fonoaudiologia (manhã), Medicina Veterinária (integral), Nutrição (manhã e tarde), Odontologia (integral), Psicologia (manhã, tarde e noite) e Estética e Cosmética (manhã).


Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)

Arquitetura e Urbanismo (manhã e tarde), Ciência da Computação (manhã e noite), Engenharia Civil (manhã e noite), Engenharia Ambiental Sanitária (noite), Engenharia de Computação (manhã), Engenharia de Controle e Automação (manhã), Engenharia Elétrica (manhã), Engenharia Mecânica (manhã e noite), Engenharia de Produção (manhã e noite), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite) e Energias Renováveis (noite).


> CONFIRA NOSSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

  • Inscrições: 28/7 a 31/7
    http://fies.mec.gov.br
  • Resultado da pré-seleção: 04/8
  • Complementação sua inscrição: 04/8 a 06/8
  • Pré-seleção lista espera: 04/8 a 31/8

Confira aqui os documentos necessários para solicitar o FIES.

Aditamento Simplificado
Finalidade: renovar a utilização do financiamento sem alteração de cláusulas contratuais.

Aditamento Não Simplificado
Finalidade: renovar a utilização do financiamento com alteração de cláusulas contratuais. Caso você esteja nessa situação, é necessário entrar em contato pelo e-mail fies@unifor.br e, assim, finalizar a renovação.


1º/2020

São condições para efetivação do aditamento o contrato estar adimplente; ter ocorrido contratação, aditamento, ou suspensão no semestre anterior (2º/2019)


2º/2020

São condições para efetivação do aditamento o contrato estar adimplente; ter ocorrido contratação, aditamento, ou suspensão no semestre anterior (1º/2020)

Finalidade: suspender temporariamente a utilização do financiamento.

1º/2020


2º/2020

Pagamento das parcelas

Os estudantes que efetuaram a contratação no Novo FIES a partir de 1º/2018, deverão realizar o pagamento das mensalidades da coparticipação para Caixa Econômica Federal-CEF.


Emissão da 2ª via do boleto de Coparticipação

Para emitir o boleto do Novo FIES, não é necessário informar usuário e senha. O horário de funcionamento online é das 9h às 19h, em dias úteis.

Nos boletos constam o valor da mensalidade mais encargos do próprio Programa de Financiamento Estudantil-FIES e devem pagos nas agências da Caixa Econômica Federal-CEF.


Parcelamento da Coparticipação

Trata-se de modalidade que permite a regularização da coparticipação em atraso, através do parcelamento destes valores.

Para ter direito à pausa no pagamento das parcelas do FIES, o contrato tem que estar adimplente na data de início da vigência do estado de calamidade pública decretado em decorrência da pandemia do COVID-19, ou seja, dia 20 de março de 2020.

CARTILHA, BOLETO E PARCELAMENTO

Cartilha do Estudante

Baixe o manual de orientações que viabiliza as operações do Novo FIES.

Parcelamento da coparticipação

Regularização da coparticipação em atraso, através do parcelamento destes valores.

Pausa no pagamento das parcelas do FIES

Para a pausa no pagamento das parcelas, o contrato tem que estar adimplente na data do decreto em decorrência da COVID-19, 20/03/20.

Emissão da 2ª via do boleto de coparticipação

Para emitir o boleto do Novo FIES, não é necessário informar usuário e senha. Funcionamento: 9h às 19h, em dias úteis. Pagamentos: agências da Caixa.

Tira-dúvidas

O processo é todo online! Lembrando que o estudante que consegue o benefício do FIES não recebe o valor da mensalidade para repassar à faculdade. É o próprio sistema do programa que se encarrega de fazer o pagamento para a instituição. Uma vez contratado o financiamento, o aluno só precisa fazer os pagamentos trimestrais referentes aos juros e, depois da formatura, fazer o pagamento das parcelas da dívida. Esses pagamentos são feitos para o banco em que o estudante contratou o financiamento, normalmente por boleto bancário ou débito em conta. Apenas no semestre de ingresso o aluno paga alguns meses, já com o desconto FIES, da parte não financiada diretamente à Instituição de Ensino Superior (IES). Os meses a serem pagos dependem da data da sua contratação. 

Para retirar o boleto:

Para os contratados no FIES até 2017 - Juros trimestrais, verificar junto à agência;

Para os contratados no NOVO FIES a partir de 2018  - Coparticipação (parte não financiada) acesse http://sifesweb.caixa.gov.br/

Para transferir o seu vínculo FIES é necessário que você realize a solicitação em seu portal do aluno. 

Para os contrataram o FIES até 2017 
Acesse http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal , vá na aba TRANFERÊNCIA e lá você encontrará o ícone do semestre de referência da sua transferência. 

Para os que contrataram a partir de 2018 
Acesse http://sifesweb.caixa.gov.br/ , vá na opção Contrato FIES > Manutenção > Solicitar Transferência. Lembramos que para que consiga solicitar é necessário ter concluído a manutenção do semestre anterior. 

Prazo para transferências ainda 2020.1
Para os contratados no FIES até 2017 – Prorrogado até 30/09/2020
http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal
Lembrando que a IES de origem/destino tem autonomia para concordar ou não com sua transferência.

O aditamento é a manutenção do seu financiamento, ele poderá ser de renovação, suspensão, transferência e dilatação. O aditamento deve ser feito todo semestre.

  • Renovação: confirmar que o aluno está cursando e também corrigir ou alterar dados do contrato. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição inicia o aditamento de renovação e a validação das informações é de feita pelo aluno, o período que ocorre é divulgado através de portaria;

Sobre o aditamento de renovação do semestre 2020.1:

Para os contratados no FIES até 2017 – de 16/03 e prorrogado até o dia 30/09/2020;

Para os contratados no NOVO FIES a partir de 2018 – de 22/01/2020 e prorrogado até o dia 31/07/2020;

  • Suspensão: confirma que o aluno não está utilizando o financiamento naquele semestre. É solicitado pelo aluno e confirmado pela CPSA;
  • Transferência: é a solicitação do aluno para mudar o seu financiamento de IES ou de curso. É solicitado pelo aluno, validado pela CPSA de origem e depois pela de destino;
  • Dilatação: é utilizada quando o total de semestres conseguidos em contrato acabam. É solicitado pelo aluno e validado pela CPSA. A dilatação do FIES é a prorrogação do benefício por até dois semestres consecutivos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Para solicitar a dilatação do programa, é necessário que a manutenção do semestre anterior esteja concluída. Podem solicitar a dilatação os estudantes que não tenha concluído o curso até o último semestre do financiamento. Você está com dúvidas se precisa solicitar a dilatação de 2020.2? Basta verificar no seu contrato de financiamento, quantos semestres contratou e se 2020.1 foi o último semestre do contrato. Se SIM: Você PRECISA SOLICITAR a dilatação imediatamente; Se NÃO: Está tudo certo com a sua dilatação. Para a efetivação, você solicita a dilatação diretamente do site do SIFES e a solicitação deve ser validada pela CPSA/IES para que possa realizar o aditamento de renovação semestral de 2020.2.

Todas as solicitações de aditamento, são feitas no portal do aluno:

Para os contratados no FIES até 2017 - http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal

Para os contratados no NOVO FIES a partir de 2018 - http://sifesweb.caixa.gov.br/. Aos contratados a partir de 2018, para conferir o passo a passo, consulte a Cartilha do Estudante.

É a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, sendo responsável pela conferência e validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como validar as solicitações de manutenção do contrato que o aluno fizer. Para entrar em contato: fies@unifor.br

São os Documentos de Regularidade de Inscrição (DRI) e os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRM), destinados à contratação de financiamento e ao aditamento de contrato de financiamento do FIES, o DRM pode ter dois status, o simplificado e o não simplificado. O simplificado, indica dizer que o aditamento de renovação do semestre foi concluído, já o não simplificado indica dizer que o aluno deverá levar o referido documento ao banco. Após comparecer no banco com o DRM o aluno entrega a sua Instituição de Ensino Superior (IES), o documento chamado Termo Aditivo, este será o documento que indica a conclusão do aditamento.

Os estudantes que desejam realizar o encerramento devem autenticar seus dados no SIFES e escolher no menu principal a opção Contrato FIES > Manutenção > Solicitar Encerramento. Lembrando que será apresentada tela com os dados do estudante, semestre de referência e data da solicitação, além das opções de encerramento disponíveis. Para conferir o passo a passo, consulte a Cartilha do Estudante.

Não. As fases de carência e amortização serão iniciadas automaticamente após a conclusão do período de utilização do financiamento, conforme previsto em contrato. Consulte a Cartilha do Estudante.

Lembramos que o aluno é inteiramente responsável por se inteirar dos prazos e procedimentos que regem o seu financiamento. A adimplência com a coparticipação (para os contratados a partir de 2018) e com o juros trimestrais (para os contratados até 2017), é obrigatória para conseguir realizar a(s) manutenção(ões) do seu financiamento.

Mais informações

>> EDITAL Nº 47, DE 21 DE JULHO DE 2020  
Altera o Edital nº 43, de 17.6.20, no que se refere ao período de inscrições e da pré-seleção da lista de espera relativamente ao processo seletivo do Fies do segundo semestre de 2020.


>> LEI Nº 14.024, DE 9 DE JULHO DE 2020
Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, para suspender temporariamente as obrigações financeiras dos estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante o período de vigência do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.


>> RESOLUÇÃO Nº 39, DE 27 DE JULHO DE 2020
Dispõe sobre a suspensão das parcelas referentes aos contratos do Fundo de Financiamento estudantil - Fies, devido à pandemia do novo coronavírus - Covid­19.


>> PORTARIA FNDE Nº 398, DE 26 DE JUNHO DE 2020
Prorrogar, para o dia 30 de setembro de 2020, o prazo estabelecido no § 2º do art. 5º da Portaria Normativa nº 25, de 22 de dezembro de 2011, e no art. 2º da Portaria Normativa nº 16, de 4 de setembro de 2012, para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento, respectivamente, referente ao 1º semestre de 2020. 


 >> PORTARIA FNDE Nº 397, DE 26 DE JUNHO DE 2020
Prorrogar, para o dia 31 de julho de 2020, os prazos para validação pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e para formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente às inscrições do 1º semestre de 2020 que estão vencidas até esta data.


>>  EDITAL Nº 43, DE 17 DE JUNHO DE 2020
Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


>> PORTARIA Nº 533, DE 12 DE JUNHO DE 2020
Dispõe sobre o Programa de Financiamento Estudantil - Fies, a partir do segundo semestre de 2020.


>> PORTARIA Nº 534, DE 12 DE JUNHO DE 2020
Dispõe sobre o Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies, a partir do segundo semestre de 2020.


>> PORTARIA Nº 535, DE 12 DE JUNHO DE 2020
Altera a Portaria MEC nº 209, de 7 de março de 2018, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, a partir do primeiro semestre de 2018, e dá outras providências.


>> RESOLUÇÃO FNDE nº 38, DE 22 DE MAIO DE 2020
Dispõe sobre a suspensão das parcelas, referente aos contratos de Financiamento Estudantil - Fies, devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), e dá outras providências.


>> PORTARIA FNDE nº 323, DE 21 DE MAIO DE 2020
Prorrogar, para o dia 30 de junho de 2020, os prazos para validação pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSAs) e para formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro, referente às inscrições do 1º semestre de 2020 que estão vencidas até esta data.


>>  LEI Nº 13.998, DE 14 DE MAIO DE 2020
Promove mudanças no auxílio emergencial instituído pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020; e dá outras providências.


>> EDITAL No 28, DE 12 DE MAIO DE 2020
Altera o Edital no 72, de 20 de dezembro de 2019. A pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá no período de 28 de fevereiro de 2020 até as 23 horas e 59 minutos do dia 22 de maio de 2020, observado o horário oficial de Brasília-DF. E as IES deverão disponibilizar meio digital para que o estudante pré-selecionado em lista de espera possa encaminhar a documentação para sua avaliação.


>> PORTARIA FNDE nº 255, DE 17 DE ABRIL DE 2020
Prorrogar, por 30 (trinta) dias, os prazos para validação pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSAs) e para formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro, referente às inscrições do 1º semestre de 2020 que estão vencidas até esta data.


>> CIRCULAR CEF nº 895, DE 15 DE ABRIL DE 2020
Dispõe sobre os procedimentos de aditamentos e manutenção de contratos de financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), na modalidade NOVO FIES, dos contratos firmados a partir do 1º semestre de 2018, celebrados posteriormente a publicação da Lei nº 13.530, de 07 de dezembro de 2017.


>> PORTARIA Nº 240, DE 13 DE ABRIL DE 2020
Prorroga, para o dia 30 de junho de 2020, o prazo para a realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), simplificados e não simplificados, do 1º semestre de 2020; a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e a solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento, respectivamente, referente ao 1º semestre de 2020.


>> PORTARIA Nº 190, DE 19 DE MARÇO DE 2020
Prorrogar por 30 (trinta) dias, o prazo estabelecido na alínea “a” do inciso I e inciso II do art.47 da PORTARIA NORMATIVA Nº 209, DE 7 DE MARÇO DE 2018, para validação pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSAs) e para formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro.


>> O  EDITAL SESU Nº 21, DE 17 DE MARÇO DE 2020
Altera o Edital nº 72, de 20 de dezembro de 2019, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, cujo extrato foi publicado na página 57 da Seção 3 do Diário Oficial da União de 24 de dezembro de 2019.


>> RESOLUÇÃO Nº 28, DE 31 DE OUTUBRO DE 2018
Dispõe sobre critérios e procedimentos operacionais e financeiros afetos ao reparcelamento e ao reescalonamento das dívidas no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


>> RESOLUÇÃO nº 22, de 5 de junho de 2018
Estabelece o valor semestral máximo e mínimo de financiamento no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para contratos formalizados a partir do 2º semestre de 2018.


>> RESOLUÇÃO nº 23, de 5 de junho de 2018
Altera a Resolução nº 18, de 30 de janeiro de 2018, para estabelecer o percentual mínimo de 50% para financiamento no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


>> RESOLUÇÃO nº 24, de 5 de junho de 2018
Dispõe sobre os parâmetros e critérios a serem aplicados na cobrança administrativa e renegociação da parcela não financiada no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


>> PORTARIA Nº 209, de 7 de março de 2018
Dispõe sobre o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, a partir do primeiro semestre de 2018.


>> LEI Nº 10.260, de 12 de julho de 2001
Dispõe sobre o Fies e dá outras providências.

CENTRAL DE ATENDIMENTO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (FIES)
0800.616161 | http://fiesselecao.mec.gov.br/ | Autoatendimento do MEC


MEMBROS DA COMISSÃO PERMANENTE DE SUPERVISÃO DE ACOMPANHAMENTO - CPSA/FIES DA UNIFOR

JEFFERSON DANTAS CANDIDO - Membro CPSA - Instituição (Presidente)
RAQUEL OLIVEIRA DA SILVEIRA - Membro CPSA - Instituição (Vice-Presidente)
SANDRA MARIA ROCHA - Membro CPSA - Docente
ANA BEATRIZ SILVA ARAUJO - Membro CPSA - Estudante
MARIA RAYANNE FERREIRA DA SILVA- Membro CPSA - Estudante

Contato: (85) 3477-3118 | fies@unifor.br


MEMBROS DA EQUIPE DE APOIO TÉCNICO/FIES DA UNIFOR

ALEUDA GONDIM CAVALCANTE
ANA PAULA MACEDO ANDRADE
DANIELLA DE SOUSA PINHEIRO
ISADORA FERNANDES CASTRO
JANYEIRE IRINEU ARAUJO
JOAO BATISTA DA SILVA FERREIRA
JOAO LUCAS ALVES PEREIRA
RAFAEL SABOYA FERNANDES MELO
RENATA ANGELIM DE ALBUQUERQUE
SUYANNE UMBELINO REBOUCAS

Contato: (85) 3477-3249 | fies@unifor.br

Mais 500 vagas do PEX

Unifor disponibiliza mais 500 vagas do PEX para o semestre 2020.2

Com o PEX Unifor, o estudante paga somente 50% do valor de seu curso durante o tempo estimado dele e os outros 50% apenas após a conclusão do curso.

Vagas para Fies e P-Fies

Unifor disponibiliza vagas para Fies e P-Fies em mais de 30 cursos

A Unifor está com vagas disponíveis para os alunos que forem contemplados pelo Fies e P-Fies. As vagas contemplam mais de 30 cursos de graduação.

Bolsas e descontos da Universidade de Fortaleza

Benefícios financeiros: veja o que a Universidade de Fortaleza oferece

Bolsas, financiamentos e parcelamento exclusivo para estudar em uma das melhores Universidade da América Latina.

Bolsas para alunos veteranos

Unifor mantém desconto de 25% para alunos veteranos

A bolsa por mérito foi um dos benefícios mais celebrados do início do ano e será mantido ao longo do semestre 2020.2.

Confira todas as notícias
Informações para contato

Central de Atendimento Unifor

  • Fone de contato: (85) 3477.3400
  • E-mail de contato: fies@unifor.br

 

O Programa de Financiamento Estudantil é destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O Programa de Financiamento Estudantil FNE P-Fies a partir de 2º/2020, terá algumas novidades tornando assim o atendimento mais automatizado e simplificado, com a flexibilização de regras e o aperfeiçoamento dos aplicativos para o aluno e Instituição de Ensino:

  • Independência em relação aos processos seletivos do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies para oferta de vagas, inscrição, classificação e pré-seleção dos candidatos e contratação do financiamento;
  • Solicitação de financiamento em qualquer época do ano;
  • Exclusão de renda familiar mensal bruta per capita de até cinco salários mínimos.

 

Podem solicitar o financiamento estudantil FNE P-Fies os alunos que, cumulativamente, atendam às seguintes condições:

  • Ter participado do Enem, a partir de 2010, e obtido média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação.
  • Para obter o financiamento, o estudante deve estar matriculado.

  • Para os financiamentos (acrescidos ao saldo devedor já existente) de até R$ 100 mil: a garantia do crédito será aval, na qual o avalista deverá possuir renda mensal igual ou superior a 5 (cinco) vezes o valor da parcela financiada ou 5 (cinco) salários mínimos, o que for maior. Pode-se incluir mais de um avalista para garantir o financiamento;
  • Nos casos em que ultrapassar R$ 100 mil, será exigida a garantia real, ou seja, um bem imóvel, para fins de alienação fiduciária, que servirá para garantir a operação.

Vale destacar, também, que é previsto seguro prestamista obrigatório*, que também será financiado. O valor é definido de acordo com o curso escolhido.

* O Seguro Prestamista garante o pagamento do seu empréstimo junto a Caixa, em caso de morte ou invalidez total. É uma forma de você cuidar da sua família, evitando que ela precise arcar com essa dívida. 

  • Aditamentos

O aditamento é a renovação do contrato de financiamento do P-FIES que serve para confirmar se o estudante continua em situação regular junto à instituição de ensino para a qual solicitou o financiamento. Serve também para corrigir ou alterar dados do contrato. Esse processo é conduzido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição e acontece no período de matrículas a cada semestre.

O estudante deverá solicitar junto à CPSA, uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) com as informações corretas do curso, assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão, a ser entregue ao Banco do Nordeste para inicio do aditamento de seu financiamento.

O prazo para solicitação do aditamento é definido pelo Banco do Nordeste em função do término do período matrícula das instituições de ensino.

  • Suspensão ou encerramento do financiamento

O Estudante poderá solicitar a suspensão do financiamento uma única vez, pelo período máximo de até 2 semestres (consecutivos), desde que o prazo regular do curso não tenha sido encerrado. A suspensão será processada no primeiro dia do mês subseqüente à solicitação.

Durante esse período ficará suspenso o pagamento à Instituição de Ensino, permanecendo o pagamento mensal pelo estudante das parcelas do P-FIES.

Ao término do período de suspensão, o estudante deverá solicitar, conforme o caso, a Reativação do Financiamento, ou o Encerramento do Financiamento. Em caso de omissão o Banco procederá com o encerramento do financiamento.

O encerramento do financiamento poderá ocorrer antes do final do curso por solicitação do estudante ou por falta de reativação do financiamento que tenha sido suspenso. Quando o encerramento ocorrer por solicitação do estudante, ele deve optar por liquidar o financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento ou cumprir a fase de amortização conforme as condições acordadas. Caso o encerramento do financiamento se dê por omissão do estudante, a dívida será reescalonada em parcelas mensais pelo prazo correspondente a duas vezes o período de permanência do estudante na condição de financiado.

  • Transferência de curso

É permitido ao estudante realizar a transferência do curso no período de aditamento para outra Instituição de Ensino, sendo necessário apresentar autorização das Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições de ensino superior de origem e de destino, desde que essa possua convênio com o Banco do Nordeste. Para a mudança de curso dentro da mesma instituição de ensino é necessária apenas a autorização da IES de origem.

  1. Instituição de Origem: declaração ou ofício informando se o aluno obteve ou não aproveitamento acadêmico satisfatório (aprovação de 75% no mínimo das disciplinas cursadas no semestre).
  2. Instituição de Destino: DRM emitida e assinada pela Instituição de Ensino receptora.
Informações para contato

Canal de Atendimento do Banco do Nordeste

  • Fone de contato: SAC 0800 728 3030
  • E-mail de contato: https://www.bnb.gov.br/financiamento-estudantil

 

O Parcelamento Próprio Unifor é o novo programa de acesso à Universidade. Com ele, o aluno paga 50% da mensalidade de seu curso de Graduação e os outros 50% depois de se formar. E o melhor: sem juros!* A modalidade é aceita em todos os cursos de todos os turnos, com exceção de Medicina e Odontologia.

O aluno deve obrigatoriamente cursar todas as disciplinas do semestre de referência, observadas as disciplinas obrigatórias do fluxo do semestre matriculado.

*Sujeito à correção da inflação.

**Benefício não cumulativo com outros programas de financiamentos e bolsas.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

 

Atendimento via chat