null Aluna conquista certificação internacional em teste de software

Qui, 19 Setembro 2019 14:24

Aluna conquista certificação internacional em teste de software

Emanuele cursa o 4º semestre de Ciência da Computação e tem 19 anos. Foto: Lorena.

A estudante do curso de Ciências da Computação da Universidade de Fortaleza, Emanuele Braga, participou no mês de agosto da prova da Certified Tester Foundation Level, CTFL, uma certificação em teste de software.

O exame é fornecido pela BSTQB (Brazilian Software Testing Qualification Board), representante brasileira da ISTQB (International Software Testing Qualifications Board)

No dia 6 de setembro, a aluna recebeu a notícia da aprovação no primeiro nível de fundamentos dos seis existentes. Essa certificação é exigida por muitas empresas e é específica para quem deseja ingressar na área de testes.

Com apenas de 19 anos, hoje a graduanda da Universidade de Fortaleza também é estagiária do setor de Tester de Software do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informaçãon (Nati).

Emanuele cursa o 4º semestre de Ciência da Computação e demonstra estar bem decidida quanto a profissão. “Das áreas que eu trabalhei essa foi a que mais me identifiquei”, ressalta a aluna.

A gestora do setor de Tester do Nati, Denise Rodrigues, é a responsável por coordenar Emanuele Braga nos serviços de desenvolvimento. Ela afirma que a estagiária se adaptou bem na área e é muito detalhista, o que colabora com as atividades.

O primeiro setor do Nati que Emanuele participou foi o Bluelab, um dos laboratórios do Núcleo. A troca de funções e setores é uma das possibilidades oferecidas pelo estágio 360 do Nati, onde o aluno tem a oportunidade de experimentar diversas áreas multidisciplinares e pode ver na prática o que mais se aproxima do seu objetivo profissional.

Sobre a CFTL

A prova da CFTL, foi implantada pela primeira vez no Ceará na Universidade de Fortaleza, sendo o único local escolhido para realizar a aplicação do exame. Antes disso, os estudantes e funcionários interessados na certificação, precisavam se deslocar para outros estados do Brasil.

A parceria Unifor e BSTQB facilitou geograficamente quem busca esse tipo de certificação e, como resultado, aumentou o número de inscrições de pessoas de todo o Estado do Ceará.

Como funciona a prova

O teste é internacional, mas a prova em português pode ser aplicada até três vezes ao ano. Uma data é escolhida e o exame é realizado em todo o Brasil no mesmo dia. São 40 questões de múltipla escolha para serem respondidas em 60 minutos.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.