null Aluna da Unifor é selecionada para programa Mulheres na Ciência do British Council

Seg, 11 Novembro 2019 15:08

Sacha Aubrey foi umas das 72 selecionadas para participar do programa e apresentar seu projeto desenvolvido na Universidade de Fortaleza

Sacha Aubrey Alves Rodrigues Santos, aluna do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares.)

O programa Mulheres na Ciência (Women in Science)  aconteceu no último mês de outubro, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 25. Entre as 72 candidatas selecionadas para participar do programa, a Universidade de Fortaleza esteve representada pela aluna de graduação em Farmácia e de iniciação científica, Sacha Aubrey Alves Rodrigues Santos

O programa é uma parceria entre o Museu do Amanhã e o British Council, além de contar com o apoio da Fábrica de Startups e da CONFAP (Confederação das Fundações de Apoio). O principal intuito do programa é fortalecer a liderança feminina na inovação de base científica e tecnológica. O evento é totalmente voltado para pesquisadoras da graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e mulheres que desejam empreender na área do STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O evento também contou com palestras sobre os mais diversos temas, como: branding/marketing; linguagens de comunicação (redes sociais, novos formatos de produto, storytelling); ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil; noções de negócios, tributação e oportunidades de financiamento; marcos regulatórios e patentes, Lei do Bem; cases no desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis; gestão de propriedade intelectual; comportamento empreendedor, liderança; inovação sob o olhar de questões de gênero e modelo de negócios e pitch.

Ciência na graduação

A aluna do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza contou que, inicialmente, ficou ciente da realização do curso através da sua orientadora e coordenadora do Mestrado em Ciências Médicas, Adriana Rolim. Logo que realizou sua inscrição e foi selecionada, Sacha também foi escolhida pelo British Council para ganhar a Travel Grant, uma bolsa que incluia a passagem e hospedagem para o Rio de Janeiro pagas pela instituição britânica.

Durante a realização do programa, as alunas selecionadas realizaram a apresentação de alguns projetos desenvolvidos. Sacha Aubrey teve a oportunidade de apresentar ao público presente o seu projeto intitulado “Nanocápsula para o tratamento da dor orofacial”. “A dor orofacial é um problema complexo e multifatorial. O tratamento eficaz representa um grande desafio para os clínicos, principalmente quando esta dor se torna crônica. Por isso, é muito importante o estudo de novos fármacos para o seu controle. A dor orofacial acomete 25% da população mundial sendo que é quatro vezes mais prevalente nas mulheres”, explica Sacha.

A aluna também explicou como teve que realizar algumas mudanças para otimizar seu trabalho a virar um potencial negócio. “Tive que transformar o meu projeto científico em um negócio. Aprendemos a fazer um plano de negócios e no final do curso tivemos que apresentar um pitch sobre o nosso negócio para cinco jurados”, explica a aluna.

Aprendizado e crescimento profissional

O programa é uma oportunidade única para o crescimento profissional e também pessoal. Além de poder expor para outros profissionais da área o conhecimento desenvolvido na universidade, também é possível agregar conhecimento de novas áreas com as palestras desenvolvidas durante o evento, principalmente em como transferir o conhecimento científico para o mundo dos negócios.

“As mulheres podem ser o que elas quiserem, juntas somos mais fortes e podemos impactar positivamente a sociedade. Aprendemos muito sobre sororidade, que é a empatia e união entre as mulheres. Me sinto honrada em ter participado deste evento ao lado de mulheres fantásticas e inspiradoras e ter aprendido um pouco mais sobre o mundo dos negócios, aliado à ciência”, finaliza Sacha.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.