angle-left Aluno do curso de Administração da Unifor participa do Inovathon Scania 2018

Qua, 28 Novembro 2018 15:53

Aluno do curso de Administração da Unifor participa do Inovathon Scania 2018

Arthur Vilas Boas Santos, do 4º semestre, esteve entre 25 estudantes universitários selecionados de todo o Brasil


Estudante do 4º semestre do curso de Administração da Unifor, Arthur Villas Boas esteve entre os 25 estudantes de todo o Brasil selecionadas para o Inovathon Scania. Foto: Diego William/Unifor.
Estudante do 4º semestre do curso de Administração da Unifor, Arthur Villas Boas esteve entre os 25 estudantes de todo o Brasil selecionadas para o Inovathon Scania. Foto: Diego William/Unifor.

Quando escolheu ingressar no curso de Administração da Universidade de Fortaleza (Unifor), Arthur Vilas Boas Santos, hoje no 4º semestre da graduação, conta que “via uma oportunidade de preparo para o mercado atual e de formação de base para possíveis áreas de interesse, além de diversas oportunidades”. O estudante não imaginava que os horizontes almejados ganhariam ainda mais amplitude com a participação em experiências únicas como o Inovathon Scania, do qual fez parte em outubro deste ano. 

Realizada pela empresa sueca especializada em transportes industriais Scania, a competição acadêmica reúne universitários de todo o Brasil com o objetivo de fomentar a discussão sobre transporte sustentável. Após três fases de seleção, Arthur e mais 24 estudantes foram escolhidos para vivenciar, em São Paulo, uma série de desafios em equipe focados no tema da 3ª edição: mobilidade urbana

“Recebemos diversas tarefas juntamente com palestras e meetups de várias empresas e especialistas que promovem inovação na área de logística de transportes, mobilidade e tecnologia. Nos primeiros dias os participantes são estimulados a experimentar um pouco o ambiente da mobilidade em uma cidade grande como São Paulo e os desafios a serem solucionados. Nas últimas 24 horas, as equipes devem resolver um case utilizando tudo o que aprenderam”, explica Arthur. 

Ele conheceu o Inovathon durante a 2ª edição do Projeto Bagagem. Promovido pelo curso de Administração, o Bagagem leva estudantes do curso a São Paulo para diversas visitas técnicas à empresas consideradas de classe mundial e líderes em seus segmentos. O objetivo é promover a troca de experiências na área de gestão.  

A coordenadora do curso de Administração da Unifor, professora Danielle Coimbra, observa a relevância do engajamento dos alunos nas práticas para além da sala de aula. “A participação deles em projetos dessa natureza é de fundamental importância para ampliar as conexões com o mercado e promover experiências que trazem maior significado ao percurso de formação acadêmica”, declara.  

Segundo Arthur, o evento não só agregou novos conhecimentos à formação profissional como também proporcionou a realização de novas amizades. “Tenho certeza que o Inovathon foi um evento de grande valor para a minha formação. Lá todas as habilidades do participante são postas em prática e avaliadas, ou seja, é de grande ajuda no autoconhecimento e identificação dos seus pontos fortes e fracos. Além disso, há o networking com outros participantes, pessoas incríveis que, mesmo vindo de lugares diferentes, criam laços de amizade pós-evento”, declara. 

Como dica para aqueles que desejam participar do Inovathon, o estudante destaca que “constante trabalho em equipe, pesquisa, apresentação de ideias, planejamento e gestão do tempo são essenciais para suceder na competição, características que simulam o dia a dia de grandes empresas que promovem inovação”, finaliza. 

 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.