null Alunos da Unifor têm projeto aprovado no Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes

Qua, 30 Setembro 2020 11:59

Alunos da Unifor têm projeto aprovado no Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes

“O homem no teto” foi concebido no Programa de Formação em Roteiro da Unifor.


Davi Siqueira é um dos roteiristas do projeto “O homem no teto”. (Foto: arquivo pessoal)
Davi Siqueira é um dos roteiristas do projeto “O homem no teto”. (Foto: arquivo pessoal)

O projeto “O homem no teto”, roteiro de Vinícius Cabral e Davi Siqueira, alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, foi selecionado para o Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes, um dos mais importantes do país. Depois de passar por uma rigorosa seleção, numa concorrência de 15 projetos por uma vaga, o roteiro passará por um longo processo de aperfeiçoamento, durante sete meses, tutoriados pelos cineastas Karim Aînouz, Sérgio Machado, Armando Praça e Nina Kopko

O roteiro “O homem do teto” surgiu no âmbito dos processos de criação do Núcleo Primeira Versão, dentro das atividades do Programa de Formação em Roteiro do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. A história discute o amor, trabalhando com o gênero de terror. Na trama, o assustador processo de deixar ir embora a pessoa amada. A partir das experiências pessoais dos autores, o drama discute a relação de pais e filhos. 

“Nosso projeto chegou ao Núcleo Primeira Versão com uma forte crise de identidade, um filme que não se sabia se seria curta ou longa-metragem. Recebemos todo o suporte necessário para desenvolver o roteiro e deixá-lo muito mais maduro e potente para embarcar no Porto Iracema das Artes. Com o suporte dos professores Marcelo Muller e Daniel Tavares, que, por meio de assessorias, estimularam a evolução orgânica do projeto, sempre com um tratamento diferenciado de uma relação profissional, para além da relação aluno e professor”, detalham os estudantes Davi Siqueira e Vinícius Cabral (foto).

Formação em Roteiro na Unifor

O Programa de Formação em Roteiro da Universidade de Fortaleza, coordenado pelos professores e roteiristas Daniel Tavares, Glauber Filho e Marcelo Müller, percorre toda a graduação, com práticas de disciplinas e pesquisas de desenvolvimento de projetos por meio de núcleos criativos. No Núcleo Primeira Versão ocorre o desenvolvimento de roteiros de ficção seriada e de longa-metragem.

Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes

Sob a tutoria de grandes nomes do cinema brasileiro – Karim Aïnouz, Sérgio Machado, Nina Kopko e Armando Praça, o Programa de Formação do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes tem duração de sete meses e oferece tutorias, assessorias, oficinas e aulas abertas. Além de ampliar as habilidades técnicas e narrativas dos participantes, o Laboratório visa também contribuir para a atuação profissional de roteiristas no mercado audiovisual nacional e internacional. 
 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.