angle-left Alunos de Direito da Unifor conquistam cinco prêmios na I Competição Estadual de Arbitragem e Mediação Empresarial

Ter, 27 Novembro 2018 17:52

Alunos de Direito da Unifor conquistam cinco prêmios na I Competição Estadual de Arbitragem e Mediação Empresarial

Competição se desenvolveu a partir de casos fictícios em que os estudantes colocavam seus conhecimentos jurídicos em prática


Estudantes de Direito conquistaram prêmios em 4 categorias. Foto: Ares Soares.
Estudantes de Direito conquistaram prêmios em 4 categorias. Foto: Ares Soares.

Estudantes do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) conquistaram prêmios em cinco categorias da I Competição Estadual de Arbitragem e Mediação Empresarial (Compeam), que foi realizada pelo Instituto Jusdialogus e aconteceu de 12 a 14 de novembro, na Assembleia Legislativa do Ceará e teve como tema principal “Avanços, interfaces e gestão de conflitos empresariais”.

A Competição se desenvolveu a partir de um caso fictício em que os estudantes atuavam como advogados, negociadores ou mediadores (tanto em arbitragem como em mediação) das partes em conflito. Os competidores eram avaliados por suas habilidades orais por profissionais com reconhecida experiência nestas matérias. Os alunos da Unifor receberam prêmios nas seguintes categorias: Melhor Mediador(a), Melhor Equipe Mediandos,  Destaques Advogado Requerente e Advogado Requerido e Melhor Orador(a) da Competição.

O evento abrangeu palestras, workshops, conferências e moots da competição, promovendo o diálogo entre profissionais e estudantes de Direito e áreas afins, em contexto estadual, priorizando temas que trouxeram visibilidade às novas dinâmicas para a atuação dos profissionais nas empresas.

Entre os orientadores das equipes de alunos de Direito da Unifor na competição, Léa Barsi é mestranda em Direito e Gestão de Conflitos pela mesma instituição e mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Em conjunto, alunos e orientadores estudaram o caso para aplicação no evento.

“Era um caso bem complexo, então, estivemos juntos estudando, detalhando e partilhando antecipadamente o litígio. Percebi o desenvolvimento e crescimento deles quando de suas atuações, eis que se apropriaram dos personagens e desenvolveram não só um brilhante conteúdo técnico, mas também uma superação de si mesmos na desenvoltura de seus papéis. Uma experiência riquíssima, preparatória para a futura vivência profissional”, destaca a professora Léa Barsi.

Suelena Grangeiro, aluna do 7º semestre de Direito, fez parte da equipe que ganhou o melhor destaque mediandos. Ela ressalta a experiência de participar de um evento que oferece um campo vasto de práticas. “Foi engrandecedor participar, uma vez que entramos em contato nas aulas com muito dos conteúdos, mas na prática existe a questão da ansiedade e é aí que percebemos que somos bem assessorados pelos professores porque eles nos passam em sala de aula como enfrentar essas situações e, de fato, conseguimos colocar em prática a teoria ensinada”, declara.

Janete Mourão, aluna do 6º semestre, destaque melhor mediadora, vai levar do evento os feedback que recebeu. “Quando fazemos a sessão simulada temos a oportunidade de aprendizagem grande como futuros profissionais, os professores e mestres presentes corrigem as falhas na hora e vão apontando os pontos fracos e fortes. Temos a chance de melhorar e aplicar em seguida. Recomendo que todos participem das próximas edições por ser muito válido para o futuro profissional”, afirma.

Confira a relação de alunos premiados da Unifor:

Melhor Mediador(a) - Janete Mourão Carvalho

Melhor Orador(a) - Lara Vitória

Melhor Advogado(a) Requerente - Elza Gomes

Melhor Advogado(a) Requerido - Nathália Nunes

Melhor Equipe Mediandos - Suelena Grangeiro e Lara Vitótia

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.