null Artigo de alunos e docentes da Unifor sobre marketing do Iprede é destaque em evento científico

Qua, 18 Dezembro 2019 14:28

Pesquisa foi apresentada pelo estudante do curso de Administração da Universidade de Fortaleza, Mateus Palhares.

O trabalho foi apresentado durante o evento científico XXII SemeAD, que aconteceu de 6 a 8 de novembro, em São Paulo. Foto: Arquivo pessoal.

O artigo científico intitulado “Marketing Digital é importante para qualquer negócio: o Caso da UNEVE (IPREDE)”, elaborado pelos alunos Mateus Palhares e Enzo da Silva, do curso de Administração da Universidade de Fortaleza, além dos professores Leonardo Lacerda e Viviana Costa,  foi apresentado durante o evento científico XXII SemeAD, que aconteceu de 6 a 8 de novembro, em São Paulo.

O estudo aborda os desafios dos estudantes para encontrar maneiras de melhorar a gestão das mídias sociais da UNEVE, unidade de eventos do IPREDE, ONG que atua na melhoria das condições de crianças com desnutrição grave e vulnerabilidade social. A ação auxilia a Unidade para captar novos clientes, além de gerar novos aluguéis de salas.

Orientados pelos professores Leonardo Lacerda e Viviana Costa, a iniciativa de elaboração do artigo é oriunda da disciplina do curso de administração, denominada Experiências Organizacionais I, em que os alunos se dedicam a realizar ações em ONG’s. “Ao fim da disciplina, perguntamos à equipe do Mateus se gostariam de transformar o seu projeto em um caso de ensino. Então, os orientamos a produzir o artigo e em seguida o inscrevemos no evento, que foi aprovado sem objeções”, explica Leo Lacerda.

A 22º edição do SemeAD (Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) ocorreu na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). O evento possui caráter científico relevante na produção científico-tecnológica desenvolvidas na área de administração no Brasil e Exterior.

Mateus Palhares, estudante do quarto semestre do curso de Administração, destaca que foi o responsável por apresentar o artigo durante o evento, com o auxílio dos seus orientadores. “Foi uma experiência interessante, principalmente por estar em um ambiente com pessoas pós-graduadas ou que já possuíam mestrado. Como ainda estou no quarto semestre, muitos assuntos eram novidade. Meu maior aprendizado, foi perceber que sempre há algo novo para nós, e que não podemos nos contentar com apenas aquilo que já sabemos”, enfatiza Palhares.

Além disso, Mateus explana a importância em participar de atividades práticas. “Foi isso o que priorizamos nesse caso de ensino, que fosse o mais objetivo, claro e prático, tanto para o professor quanto para o aluno. Discutir marketing digital é discutir sobre o principal meio de comunicação dos negócios atualmente. Portanto, é importante que nós alunos sejamos preparados para nos envolvermos em casos reais, para que a nossa capacidade de resolver problemas seja estimulada”, destaca.

O artigo ainda foi avaliado como um dos melhores do evento e foi encaminhado para o fast-track nos periódicos que apoiam o SemeAD. Essa premiação permite ao artigo que pule etapas de avaliação de revistas científicas parceiras e possa concluir o processo completo de avaliação em prazos mais curtos, com maiores chances de publicação.

Conheça o curso de Administração da Universidade de Fortaleza

O curso de Administração prepara os estudantes desde o primeiro semestre para adquirir competências associadas aos eixos Empreendedorismo, Liderança e Pesquisa a partir da utilização de uma série de recursos e ferramentas diferenciadas.

Na Universidade de Fortaleza, você tem acesso a laboratórios com softwares específicos da Administração, além de participar de projetos vinculados ao Núcleo de Práticas de Gestão e ao Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade - EGES. As práticas enriquecem a experiência acadêmica e preparam você para os desafios do mercado de trabalho, e o estimula para o desenvolvimento de habilidades e atitudes com foco desempenho do administrador.

Além disso, a formação dos alunos tem matriz atualizada e voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os desafios do mercado de trabalho. Ela acontece em ciclos (Funcional, Gerencial e Estratégico), no qual o conhecimento do estudante evolui de forma integrada e crescente em grau de complexidade, aproximando sua experiência acadêmica ao ambiente organizacional e mercadológico.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.