null Centro de Ciências da Saúde realiza atividades que auxiliam alunos no desempenho acadêmico

Qui, 26 Março 2020 10:42

Programa Tutorial Acadêmico (PTA) oferece orientação e bem-estar por meio de encontros presenciais e online. Saiba como participar.

PTA-CCS oferece diversas atividades que promovem o bem-estar dos estudantes (Foto: Ares Soares)

O cotidiano acadêmico durante a graduação é repleto de desafios. Seja por fatores externos ou por questões pessoais, alguns problemas na rotina podem não contribuir para o desempenho satisfatório em sala de aula. Por isso, a Universidade de Fortaleza busca auxiliar seus estudantes da melhor forma possível, disponibilizando ferramentas que tornam mais rica a experiência da formação profissional e humana.

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) oferece o Programa Tutorial Acadêmico (PTA), responsável por realizar uma série de atividades voltadas para orientação e bem-estar. A professora e coordenadora do PTA/CCS, Aline Teixeira, relata que o programa desenvolve tanto atividades em grupo, como também individuais. “Os alunos relatam problemas com ansiedade, conflitos internos, gestão do tempo, trabalho, família, entre outros. Então, o PTA busca auxiliar os alunos em geral e àqueles com conflitos que possam estar atrapalhando as atividades acadêmicas por meio de projetos desenvolvidos pela equipe”, explica.

O PTA serve como um auxílio inicial para o aluno que procura uma solução para os problemas que o afetam. Porém, caso os professores que atuam no PTA enxerguem a necessidade de um auxílio maior para aquele aluno, eles o encaminham ao Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP). “A ideia é que nós possamos conseguir solucionar muita coisa aqui, pois muitas vezes os alunos apenas procuram um momento de atenção, de desabafar, de saber que tem alguém disponível para poder escutá-los”, completa Aline.

LEIA MAIS!

Conheça o Programa de Apoio Psicopedagógico da Unifor

Atividades online e presenciais

O Programa Tutorial do Centro de Ciências da Saúde realiza uma série de projetos presencialmente e de forma online. As atividades são abertas aos estudantes de todos os cursos do Centro. Confira:

Curso de Gestão de Tempo: o curso tem como objetivo principal auxiliar o aluno a organizar sua vida estudantil, profissional e pessoal. Hoje ele é feito digitalmente, através do Unifor Online. O aluno pode acessar videoaulas e também receberá mais informações através da própria ferramenta e também no grupo do whatsapp.Todos os alunos do CCS são informados via torpedo sobre o curso e a partir disso, eles se inscrevem por meio do link disponilizado.

#Desacelera: a iniciativa realiza diversas atividades buscando o equilíbrio o corpo e da mente. As atividades propostas são a biodança e a meditação com intuito de relaxamento global do corpo e da mente, autoconhecimento e a fim desenvolver as próprias potencialidades. Elas acontecem semanalmente, às quartas-feiras, no horário de 18h às 20h, na sala H24. Não há necessidade de inscrição e é aberta a toda comunidade acadêmica e público externo.

Conexão CCS: focado na vida estudantil do aluno, o projeto busca prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Um dos principais objetivos é trabalhar competências como liderança, empreendedorismo e motivação nos alunos participantes. Ele acontece uma vez por mês. Os próximos encontros acontecerão no final de abril e maio. Novas datas serão definidas em breve.

Dialogando com o Preconceito: a roda de conversa realizada por uma professora psicóloga do PTA e outros profissionais onde, junto com os alunos, são debatidos temas relacionados a preconceitos. Alguns dos assuntos abordados são a gordofobia, homossexualidade, LGBT, entre outros. Além de trabalhar as questões específicas do preconceito, a atividade procur, principalmente, promover o respeito, empatia e a tolerância entre os indivíduos.

Permanência Estudantil: o objetivo do projeto é conseguir cada vez mais que os alunos mantenham-se na universidade pois, por conta de diversos fatores externos, alguns alunos evadem. O programa tentar auxiliar o aluno de todas as formas possíveis, para que os alunos continuem a vida acadêmica.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.