null Curso de Cinema e Audiovisual realiza ciclo de encontros virtuais com jovens cineastas

Qua, 9 Setembro 2020 14:27

Primeiro encontro será nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 16 horas. Inscrições para participar do ciclo, que terá conversas quinzenais, são gratuitas e abertas ao público.

A jovem cineasta Nathália Tereza é uma das convidadas do Cine Experiência LAB, projeto do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, que estreia nesta quinta-feira. (Foto: divulgação)

Com o intuito de aproximar os estudantes da produção brasileira contemporânea de curtas-metragens, o Cine Experiência LAB do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lança um ciclo quinzenal de encontros virtuais com jovens cineastas. A primeira conversa acontece nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 16h, recebendo as cineastas Nathália Tereza (foto) e Ana Paula Málaga, formadas pela Universidade Estadual do Paraná. Elas realizaram juntas os premiados curtas “A Outra Margem” (2015), “De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos” (2017), e a “A Mulher Que Sou” (2019).

O CineExperiência LAB integra o Programa Cine Experiência de realização do curso de Cinema da Unifor e tem como objetivo o desenvolvimento de curtas-metragens de ficção, partindo de uma visão integradora e colaborativa dos processos de roteiro, produção, direção e pós-produção. Os encontros virtuais são gratuitos e abertos ao público. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição aqui. Os inscritos vão receber por e-mail, previamente a cada encontro, os links para as sessões e para os filmes dos realizadores com os quais terão a oportunidade de dialogar.

A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, professora Bete Jaguaribe, acentua a importância do Programa Cine Experiência: “é um programa inédito, que articula todas as etapas do processo de realização, num ambiente de reflexão e criação. O processo amadurece os alunos, que são provocados a partir das tensões próprias dos ambientes profissionais”, observa.

Programa Cine Experiência

O itinerário formativo percorre toda a trajetória da formação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, no âmbito de sete disciplinas sequenciais orientadas por dispositivos temáticos, priorizando as questões relacionadas à experiência social contemporânea e aos processos artísticos dos estudantes: “Cine Experiência I” (olhar o mundo); “Cine Experiência II” (narrar o mundo); “Cine Experiência III” (inventar o real); “Cine Experiência IV” (expandir o real). No Programa há o Cine Experiência LAB, sendo um circuito imersivo de quatro (4) semestres, que se inicia com a disciplina de “roteiro II”, quando os estudantes começam a construção de histórias. O percurso se estende em Cine Experiência V (Desenvolvimento de projetos), Cine Experiência VI (Realização), e Cine Experiência VII (Montagem e Edição).

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.