angle-left Curso de Cinema da Universidade de Fortaleza promove iniciação à pesquisa

Ter, 17 Setembro 2019 14:43

Curso de Cinema da Universidade de Fortaleza promove iniciação à pesquisa

Divulgada a relação dos projetos do Grupo de Pesquisa sobre a Imagem (GPI) da graduação


Com o objetivo de promover experiências investigativas no campo dos estudos da imagem, seis projetos com vigência são vinculados ao grupo. Foto: Divulgação.
Com o objetivo de promover experiências investigativas no campo dos estudos da imagem, seis projetos com vigência são vinculados ao grupo. Foto: Divulgação.

O Grupo de Pesquisa sobre a Imagem (GPI), vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, abre inscrições para os interessados na prática da iniciação à pesquisa. Com o objetivo de promover experiências investigativas no campo dos estudos da imagem, seis projetos com vigência nos semestres 2019.2 e 2020.1 são vinculados ao grupo.

As atividades são sistematizadas em duas linhas de pesquisa: estéticas da imagem, que visa refletir teoricamente acerca da imagem a partir de seu caráter relacional, considerando-a em suas mais distintas formas e manifestações (pictórica, fotográfica, cinematográfica, videográfica, digital etc); e poéticas da imagem, que se dedica a pensar os procedimentos criativos e metodológicos do fazer artístico, construindo uma reflexão crítica sobre a prática fotográfica/cinematográfica/audiovisual em todas as suas etapas (roteiro, direção, montagem, edição, produção, distribuição etc).

“Os esforços do GPI se voltam para a articulação entre teoria e prática, entre o fazer e o pensar as imagens, considerando as influências históricas, políticas e sociais que condicionam esse processo” - afirma o professor Henrique Codato, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre a Imagem. O GPI busca construir estudos fundamentados no pensamento crítico e analítico sobre o audiovisual, considerado as suas diversas dimensões – técnica, estética, histórica, sociológica, política, fenomenológica – em seus vários dispositivos – pintura, fotografia, cinema, televisão, vídeo, imagem digital – e produtos – filmes, séries, games, obras instaladas etc.

Para o projeto de pesquisa “Poéticas do Roteiro Audiovisual”, as inscrições, disponíveis  até 23 de setembro apenas para os alunos do curso de Cinema e Audiovisual, devem ser on-line, através de formulário disponível a seguir. Já para os demais projetos de pesquisa, estudantes de qualquer curso de graduação da Unifor devem comparecer ao Labomídia (sala Q28) para realizar a inscrição - o laboratório funciona de segunda a sexta-feira, de 13h30 às 22h. As inscrições acontecem de forma contínua: o aluno se inscreve e começa a frequentar o projeto do seu interesse. Os encontros são monitorados por uma lista de presença que, ao final do curso, pode gerar carga horária para atividades complementares. Confira a relação dos projetos do GPI:

Grupo de Pesquisa Sobre a Imagem (GPI)

  • CINEMA E LITERATURA

Estudar as práticas de adaptação de obras literárias para o cinema como um processo de tradução, analisar as relações sígnicas entre os diferentes meios de linguagem.

Coordenação: Profa Dra. Aíla Maria Leite Sampaio (amlsampaio@yahoo.com.br)
Encontros quinzenais, às quartas-feiras, das 15h30 às 17h.

  • (DES) ENCONTROS LÍQUIDOS?: inflexões acerca da(s) subjetividade(s), imagem(s) e espetáculo(s) no contexto contemporâneo 

Delineia-se a partir dos contornos enunciados por Bauman (2001) acerca do contexto societário atual: “o derretimento dos sólidos levou à progressiva libertação da economia de seus tradicionais embaraços políticos, éticos e culturais” e, a pesquisa, tem como objetivo geral analisar as interfaces entre subjetividade(s), imagem(s), e espetáculo(s) no contexto contemporâneo, a partir do seriado Black Mirror.

Coordenação: Profas. Dra. Grace Troccoli (gracet@unifor.br) e Dra. Xênia Benfatti
Encontros quinzenais, às quartas-feiras, das 17h30 às 19h, na sala T21

  • MITHO - Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem 

A ideia moderna de que o homem é mais pleno e autônomo na medida em que se torna racional se debilita conforme a vida contemporânea perde unidade e sentido. Em contrapartida, nossa imaginação inventa histórias à procura de reequilibrar o conflito. Estas histórias são os mitos e é isso que, em verdadeira inter e transdisciplinaridade, estudamos no MITHO.

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Velázquez (caveru@unifor.br)
Encontros quinzenais, às segundas-feiras, de 18h30 às 20h30, na sala P02.

  • MOTIVOS VISUAIS NO CINEMA: Remodulando Olhares para Reconstruir Sentidos

Fomentar a construção de um campo comum de conhecimento que articule efetivamente teoria e prática na reflexão sobre o cinema e a imagem cinematográfica, buscando compreender como novas práticas cinematográficas podem abrir caminhos para o estabelecimento de novas sensibilidades estéticas no contemporâneo.

Coordenação: Prof. Dr. Henrique Codato (codato@unifor.br)
Encontros quinzenais, às sextas-feiras, de 17h às 18h30, na sala Q18.

  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E BIOGRÁFICAS NO DOCUMENTÁRIO

Analisar, na cultura contemporânea, a significação e a singularidade do fenômeno comunicacional, no qual o documentarista busca recuperar histórias e memórias referentes à sua própria vida e à vida de outras pessoas, públicas e anônimas, por meio da realização do filme.

Coordenação: Profa. Dra. Eliane Diógenes (elianevd@uol.com.br)

Bolsista PROBIC/Unifor: Clara Gomes (claralp11@edu.unifor.br)
Encontros quinzenais, às quintas-feiras, das 14h30 às 16h. 

  • POÉTICAS DO ROTEIRO AUDIOVISUAL

Coordenação: Prof. Ms. Daniel Tavares (dtavares@unifor.br) e Prof. Dr. Marcelo Muller (mmuller@unifor.br)

A) Estudos da dramaturgia e da escrita audiovisual

O estudo das estratégias narrativas e dramáticas para o desenvolvimento de obras audiovisuais. As formas dramatúrgicas, estruturas e soluções formais adotadas na organização do roteiro. O grupo organizará leituras e debates sobre textos e filmes, trabalhará a escritura de artigos e organizará conversas com convidados de forma presencial ou virtual.

Às sextas-feiras, 14h30 às 17h
Inscrições

B) Núcleo criativo de desenvolvimento de projetos audiovisuais

Objetivando a qualificação de projetos de longas-metragens e séries de ficção, o núcleo criativo se dedicará ao seguimento do desenvolvimento das propostas selecionadas. A dinâmica do grupo será de análise e discussão coletiva dos projetos, seguida por etapas de escritura. As inscrições são por projeto e a seleção será feita a partir do potencial das propostas apresentadas.

Às quartas-feiras, 14h30 às 17h
Inscrições

C) Incubadora de projetos audiovisuais

Espaço dedicado ao desenvolvimento inicial de ideias cinematográficas, de qualquer formato ou gênero. A dinâmica se dará por discussões entre os estudantes e professores participantes do grupo. A participação é livre, desde que o estudante tenha uma ideia a desenvolver ou deseje trabalhar sobre as ideias dos demais.

Às segundas-feiras, das 15h às 17h
Inscrições 

Serviço

Grupo de Pesquisa sobre a Imagem (GPI)
Coordenação:
Prof. Dr. Henrique Codato | codato@unifor.br
Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza - Bloco R, sala 04.
Telefone: (85) 3477-3196

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.